Chicote em fluorcarbono ou fluor coating?

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chicote em fluorcarbono ou fluor coating?"
na nova versão do site.

valtercosta72
Registado: sábado ago 19, 2006 2:23 pm

Re: Chicote em fluorcarbono ou fluor coating?

Mensagem por valtercosta72 »

Eu uso o fluor com a medida 0,285 da SSC. E não me dou mal.
zedomorto
Registado: terça nov 27, 2007 10:05 pm

Mensagem por zedomorto »

A resposta está na pergunta Chicote para quê?

Chicote para amortecer: (ponte e asa de avião abana mas não cai) - Os materias elasticos alongam mais do que os materiais plasticos antes de atingirem o seu ponto de ruptura por tal se queremos amortecer devemos usar um material elastico que alonga antes de romper e se o material for fio de pesca o mais elastico é o Nylon (poliamida). _ exemplo: as linhas Kripton da Vega até determinado esforço são muito elasticas e amortecem mas se a tensão na linha for aumentando passam a ter comportamento plástico e apesar de não romperem continuam a esticar não mas como não voltam a encolher deixam de amortecer já nos fluorcarbonos o esforço aumenta a linha quase não estica e de repente Trax.._

Chicote para afastar a montagem do VISIVEl Multi: simples como o nylon é mais visivel devemos usar flurocarbono

Chicote carne e peixe: ui, é mais dificil!... escolhe-se o flurocarbono mais elastico que arranjarmos ou um Nylon revestido ( já agora porque não os dois é só mais un Nó !? ou o 1º anzol da baixada em fluroCarb a 60 cm em vez de 40!?)

Eu como gosto de sentir tudo (sem camisinha... :D ) não uso chicote pelo que a cana amortece e o drag tem de estar um pouco aberto mas na ultima pesca que fiz decidi baixar ao diametro das montagens e pesquei mais do que os colegas mas também perdi uns bichinhos mais pesados devido à ruptura das linhas por tal para a proxima a condição vai ser se estralhos finos => chicote elstico (nylon).

Para dissimular sem amortecer também podemos optar pelos novos e caros multis ditos quase invisiveis
Última edição por zedomorto em terça nov 04, 2008 11:39 pm, editado 2 vezes no total.
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

zedomorto Escreveu:A resposta está na pergunta Chicote para quê?

Chicote para amortecer: (ponte e asa de avião abana mas não cai) - Os materias elasticos alongam mais do que os materiais plasticos antes de atingirem o seu ponto de ruptura por tal se queremos amortecer devemos usar um material elastico que alonga antes de romper e se o material for fio de pesca o mais elastico é o Nylon (poliamida). _ exemplo: as linhas Kripton da Vega até determinado esforço são muito elasticas e amortecem mas se a tensão na linha for aumentando passam a ter comportamento plástico e apesar de não romperem continuam a esticar não mas como não voltam a encolher deixam de amortecer já nos fluorcarbonos o esforço aumenta a linha quase não estica e de repente Trax.._

Chicote para afastar a montagem do VISIVEl Multi: simples como o nylon é mais visivel devemos usar multi

Chicote carne e peixe: ui, é mais dificil!... escolhe-se o multi flurocarbono mais elastico que arranjarmos ou um Nylon revestido ( já agora porque não os dois é só mais un Nó !? ou o 1º anzol da baixada em fluroCarb a 60 cm em vez de 40!?)

Eu como gosto de sentir tudo (sem camisinha... :D ) não uso chicote pelo que a cana amortece e o drag tem de estar um pouco aberto mas na ultima pesca que fiz decidi baixar ao diametro das montagens e pesquei mais do que os colegas mas também perdi uns bichinhos mais pesados devido à ruptura das linhas por tal para a proxima a condição vai ser se estralhos finos => chicote elstico (nylon).

Para dissimular sem amortecer também podemos optar pelos novos e caros multis ditos quase invisiveis
Hummmm. Zé gostei mais não sei se fiquei muito ou totalmente convencido, principalmente com esta
simples como o nylon é mais visivel devemos usar multi
Tens a certeza que o nylon é mais visível que o multi?????
toalhas

Mensagem por toalhas »

Sem chicote e em caso de ensarilhar o multi é 5* :twisted:
Depois tem esse problema de perder uns peixes maiores também.
Enfim não se pode ter tudo.
karva

Mensagem por karva »

Boas

Vão me desculpar mas não consegui perceber nada.

Materiais elásticos em fios de pesca ou Elasticidade dos fios de Nylon?

Nylon mais visivel que o Multi?

"escolhe-se o multi flurocarbono mais elastico que arranjarmos ..."? Não conheço este tipo de fio. #-o
zedomorto
Registado: terça nov 27, 2007 10:05 pm

Mensagem por zedomorto »

karva Escreveu:Boas

Vão me desculpar mas não consegui perceber nada.

Materiais elásticos em fios de pesca ou Elasticidade dos fios de Nylon?

Nylon mais visivel que o Multi?

"escolhe-se o multi flurocarbono mais elastico que arranjarmos ..."? Não conheço este tipo de fio. #-o
se calhar fui tecnico demais e só entrando em detalhes mostrando diagramas de carga /alongamento a coisa se podia explicar melhor mas como os peixes não entendem nada disso não vale a pena estar aqui com "engenharias" ...em termos gerais podemos classificar os materiais aquando sujeitos a cargas com tendo comportamento elastico ou comportamento plastico e por tal quando me refiro ao nylon como um material mais elastico que o Flurocarbono não estou a dizer que o nylon é um elastico é como dizer que um aço de construção é mais elastico e um ferro Fundido e o acrilico é mais elastico do que o vidro, etc...

Nylon mais visivel que o Multi :oops: escolhe-se o multi flurocarbono mais elastico que arranjarmos ..."? Não conheço este tipo de fio. #-o[/quote] Nem Eu :oops: :oops: não era isso que eu queria dizer pelo que já editei
bluemerlim
Utilizador Regular
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Mensagem por bluemerlim »

Boas Pessoal.

Eu entendi perfeitamente qual a função do chicote e tal em fluorcoating que será mais vantajoso para amortecer as pancadas do peixe, ao invés do fluorcarbono que se torna mais rigido e menos elastico.

Eu na minha ideia e quando preparo 1 chicote, sinceramente não estou muto preocupado com a elasticidade do mesmo mas sim com a invisibilidade do chicote, isto porquÊ??
Porque a meu ver, não será a ligeira diferença da elasticidade entre um e o outro que garantirá o sucesso de se trazer ou não o peixe para cima e sim a devida expriençia e sabedoria ao trabalhar a embraigem do carreto.
Indo mais loge, até prefiro o fluorcarbono ao fluorcoating, porque quando sentimos 1 peixe bom a ferrar, tendo o fluorcarbono, sinto mais segurança e confiança para puxa-lo os primeiros 2 metros do fundo e depois ajustar a embraigem á força que o peixe exerce.
Atenção que estamos a falar de bom fluorcarbono como o Seasaguar.

isto é so a minha opinião....

Nuno
toalhas

Mensagem por toalhas »

bluemerlim Escreveu:Boas Pessoal.

Eu entendi perfeitamente qual a função do chicote e tal em fluorcoating que será mais vantajoso para amortecer as pancadas do peixe, ao invés do fluorcarbono que se torna mais rigido e menos elastico.

Eu na minha ideia e quando preparo 1 chicote, sinceramente não estou muto preocupado com a elasticidade do mesmo mas sim com a invisibilidade do chicote, isto porquÊ??
Porque a meu ver, não será a ligeira diferença da elasticidade entre um e o outro que garantirá o sucesso de se trazer ou não o peixe para cima e sim a devida expriençia e sabedoria ao trabalhar a embraigem do carreto.
Indo mais loge, até prefiro o fluorcarbono ao fluorcoating, porque quando sentimos 1 peixe bom a ferrar, tendo o fluorcarbono, sinto mais segurança e confiança para puxa-lo os primeiros 2 metros do fundo e depois ajustar a embraigem á força que o peixe exerce.
Atenção que estamos a falar de bom fluorcarbono como o Seasaguar.

isto é so a minha opinião....

Nuno

O Fluorcarbono da Falcon não é nada mau tambem, e tem uma elasticidade boa.
Responder