Chicote em fluorcarbono ou fluor coating?
- valtercosta72
- Registado: sábado ago 19, 2006 2:23 pm
Re: Chicote em fluorcarbono ou fluor coating?
Eu uso o fluor com a medida 0,285 da SSC. E não me dou mal.
A resposta está na pergunta Chicote para quê?
Chicote para amortecer: (ponte e asa de avião abana mas não cai) - Os materias elasticos alongam mais do que os materiais plasticos antes de atingirem o seu ponto de ruptura por tal se queremos amortecer devemos usar um material elastico que alonga antes de romper e se o material for fio de pesca o mais elastico é o Nylon (poliamida). _ exemplo: as linhas Kripton da Vega até determinado esforço são muito elasticas e amortecem mas se a tensão na linha for aumentando passam a ter comportamento plástico e apesar de não romperem continuam a esticar não mas como não voltam a encolher deixam de amortecer já nos fluorcarbonos o esforço aumenta a linha quase não estica e de repente Trax.._
Chicote para afastar a montagem do VISIVEl Multi: simples como o nylon é mais visivel devemos usar flurocarbono
Chicote carne e peixe: ui, é mais dificil!... escolhe-se o flurocarbono mais elastico que arranjarmos ou um Nylon revestido ( já agora porque não os dois é só mais un Nó !? ou o 1º anzol da baixada em fluroCarb a 60 cm em vez de 40!?)
Eu como gosto de sentir tudo (sem camisinha...
) não uso chicote pelo que a cana amortece e o drag tem de estar um pouco aberto mas na ultima pesca que fiz decidi baixar ao diametro das montagens e pesquei mais do que os colegas mas também perdi uns bichinhos mais pesados devido à ruptura das linhas por tal para a proxima a condição vai ser se estralhos finos => chicote elstico (nylon).
Para dissimular sem amortecer também podemos optar pelos novos e caros multis ditos quase invisiveis
Chicote para amortecer: (ponte e asa de avião abana mas não cai) - Os materias elasticos alongam mais do que os materiais plasticos antes de atingirem o seu ponto de ruptura por tal se queremos amortecer devemos usar um material elastico que alonga antes de romper e se o material for fio de pesca o mais elastico é o Nylon (poliamida). _ exemplo: as linhas Kripton da Vega até determinado esforço são muito elasticas e amortecem mas se a tensão na linha for aumentando passam a ter comportamento plástico e apesar de não romperem continuam a esticar não mas como não voltam a encolher deixam de amortecer já nos fluorcarbonos o esforço aumenta a linha quase não estica e de repente Trax.._
Chicote para afastar a montagem do VISIVEl Multi: simples como o nylon é mais visivel devemos usar flurocarbono
Chicote carne e peixe: ui, é mais dificil!... escolhe-se o flurocarbono mais elastico que arranjarmos ou um Nylon revestido ( já agora porque não os dois é só mais un Nó !? ou o 1º anzol da baixada em fluroCarb a 60 cm em vez de 40!?)
Eu como gosto de sentir tudo (sem camisinha...
Para dissimular sem amortecer também podemos optar pelos novos e caros multis ditos quase invisiveis
Última edição por zedomorto em terça nov 04, 2008 11:39 pm, editado 2 vezes no total.
Hummmm. Zé gostei mais não sei se fiquei muito ou totalmente convencido, principalmente com estazedomorto Escreveu:A resposta está na pergunta Chicote para quê?
Chicote para afastar a montagem do VISIVEl Multi: simples como o nylon é mais visivel devemos usar multi
Chicote carne e peixe: ui, é mais dificil!... escolhe-se o multi flurocarbono mais elastico que arranjarmos ou um Nylon revestido ( já agora porque não os dois é só mais un Nó !? ou o 1º anzol da baixada em fluroCarb a 60 cm em vez de 40!?)
Eu como gosto de sentir tudo (sem camisinha...) não uso chicote pelo que a cana amortece e o drag tem de estar um pouco aberto mas na ultima pesca que fiz decidi baixar ao diametro das montagens e pesquei mais do que os colegas mas também perdi uns bichinhos mais pesados devido à ruptura das linhas por tal para a proxima a condição vai ser se estralhos finos => chicote elstico (nylon).
Tens a certeza que o nylon é mais visível que o multi?????simples como o nylon é mais visivel devemos usar multi
-
toalhas
Sem chicote e em caso de ensarilhar o multi é 5*
Depois tem esse problema de perder uns peixes maiores também.
Enfim não se pode ter tudo.
Depois tem esse problema de perder uns peixes maiores também.
Enfim não se pode ter tudo.
-
karva
Boas
Vão me desculpar mas não consegui perceber nada.
Materiais elásticos em fios de pesca ou Elasticidade dos fios de Nylon?
Nylon mais visivel que o Multi?
"escolhe-se o multi flurocarbono mais elastico que arranjarmos ..."? Não conheço este tipo de fio.
"escolhe-se o multi flurocarbono mais elastico que arranjarmos ..."? Não conheço este tipo de fio.
se calhar fui tecnico demais e só entrando em detalhes mostrando diagramas de carga /alongamento a coisa se podia explicar melhor mas como os peixes não entendem nada disso não vale a pena estar aqui com "engenharias" ...em termos gerais podemos classificar os materiais aquando sujeitos a cargas com tendo comportamento elastico ou comportamento plastico e por tal quando me refiro ao nylon como um material mais elastico que o Flurocarbono não estou a dizer que o nylon é um elastico é como dizer que um aço de construção é mais elastico e um ferro Fundido e o acrilico é mais elastico do que o vidro, etc...karva Escreveu:Boas
Nylon mais visivel que o Multi
- bluemerlim
- Utilizador Regular
- Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm
Boas Pessoal.
Eu entendi perfeitamente qual a função do chicote e tal em fluorcoating que será mais vantajoso para amortecer as pancadas do peixe, ao invés do fluorcarbono que se torna mais rigido e menos elastico.
Eu na minha ideia e quando preparo 1 chicote, sinceramente não estou muto preocupado com a elasticidade do mesmo mas sim com a invisibilidade do chicote, isto porquÊ??
Porque a meu ver, não será a ligeira diferença da elasticidade entre um e o outro que garantirá o sucesso de se trazer ou não o peixe para cima e sim a devida expriençia e sabedoria ao trabalhar a embraigem do carreto.
Indo mais loge, até prefiro o fluorcarbono ao fluorcoating, porque quando sentimos 1 peixe bom a ferrar, tendo o fluorcarbono, sinto mais segurança e confiança para puxa-lo os primeiros 2 metros do fundo e depois ajustar a embraigem á força que o peixe exerce.
Atenção que estamos a falar de bom fluorcarbono como o Seasaguar.
isto é so a minha opinião....
Nuno
Eu entendi perfeitamente qual a função do chicote e tal em fluorcoating que será mais vantajoso para amortecer as pancadas do peixe, ao invés do fluorcarbono que se torna mais rigido e menos elastico.
Eu na minha ideia e quando preparo 1 chicote, sinceramente não estou muto preocupado com a elasticidade do mesmo mas sim com a invisibilidade do chicote, isto porquÊ??
Porque a meu ver, não será a ligeira diferença da elasticidade entre um e o outro que garantirá o sucesso de se trazer ou não o peixe para cima e sim a devida expriençia e sabedoria ao trabalhar a embraigem do carreto.
Indo mais loge, até prefiro o fluorcarbono ao fluorcoating, porque quando sentimos 1 peixe bom a ferrar, tendo o fluorcarbono, sinto mais segurança e confiança para puxa-lo os primeiros 2 metros do fundo e depois ajustar a embraigem á força que o peixe exerce.
Nuno
-
toalhas
bluemerlim Escreveu:Boas Pessoal.
Nuno
O Fluorcarbono da Falcon não é nada mau tambem, e tem uma elasticidade boa.