Âncora ou ferro de fundear

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Âncora ou ferro de fundear"
na nova versão do site.

augusto fonseca
Registado: sábado abr 15, 2006 11:59 pm

Mensagem por augusto fonseca »

Em relação à corrente tens toda a razão e a balona não faz lá nada, com vaga já não é assim. Daí ter de se dar mais amarra que o "normal" para a balona poder fazer o seu papel, e contar com isso para ficarmos sobre determinado fundo 8)
A força da corrente é uma força contante vinda de um lado definido, a da vaga como sabes já não é assim, puxa quando a vaga vem, atenua quando a vaga passa... :roll: Efectivamente só uso a balona nos mares de Peniche e quando necessário (alem da usar claro para alar o ferro).

Ultimamente na foz do Tejo tenho pescado à deriva (entenda-se este verão) pois já me aborrece puxar quilos de chumbo para cima. Ainda por cima arranjei uma tendinite para ajudar à festa :evil:
hugovhenrique
Registado: quinta out 26, 2006 7:49 pm

Mensagem por hugovhenrique »

Olá a todos, tenho muito prazer em voltar a contactar com todos vós, nestas coisas da pesca.
Por mim todas as explicações dadas sobre as fateixas e respectiva utilização do balão pareceram-me corretas, apesar de eu dar perferência ao fuzivel ou à boia de arinque.
Mas atendendo ao titulo do forum penso que ninguem diferenciou as ancoras das fateixas? Ou isto é só um titulo?
Se quiserem eu posso mais tarde diferenciar mas o texto pode ser um pouco extenso. Por agora é tudo.
Continuação de boas pescarias, eu vou sacando uns peixitos mas onde tive mais exito foi nas lulas à noite e nos chocos, tambem não foi mau.
Não se pode ter tudo.
Saude.
augusto fonseca
Registado: sábado abr 15, 2006 11:59 pm

Mensagem por augusto fonseca »

Diz que a costa por aí está minada de polvos, chocos e lulas. Verdade :?:
hugovhenrique
Registado: quinta out 26, 2006 7:49 pm

Mensagem por hugovhenrique »

E verdade temos apanhado uma quantidade significativa destas espécies e de bons tamanhos quanto aos polvos tambem temos que dizer, alguns temos que devolver ao mar, pois não atingem o tamanho de lei (800 Grs) mas, tambem dá para animar.
Está Bom.
O frio é que já começa a ser demais, mas vamos pela madrogada, (5/6 horas da manhã) e dá para tudo na mesma. Claro que de noite apanha mais.
Saúde até breve. :D
tomachado
Registado: domingo set 09, 2007 8:58 pm

Mensagem por tomachado »

Olá a todos. Vejo que há muitas dúvidas àcerca do uso do balão, e por conseguinte, vou aqui deixar o meu contributo, para ver se todos compreendemos como funciona, e para que serve o balão. Primeiro começo por dizer, que o uso do balão é obrigatório por lei, e serve para indicar que a embarcação está fundeada, podendo ou não ser usado, para auxiliar a suspender o ferro ou âncora. Como funciona :?: Pessoalmente procedo do seguinte modo: Antes de baixar ferro, passo o cabo da amarra pelo interior de uma argola metálica presa ao balão através de uma ponta de cabo de pequena bitola c/ +ou- 1m e só depois ligo o ferro à amarra, por meio de um mosquetão de mola. Após isto o ferro é lançado à água, e só depois o balão para evitar enleios. A amarra vai deslisar livremente pela argola até o ferro chegar ao fundo. Após isto é deixar descaír a enbarcação, (c/ ou s/ ajuda de motor) até uma distância que considero suficiente para o ferro unhar bem, e a primeira etapa fica assim concluída. Quando é chegada a hora de suspender ferro, procedo do seguinte modo: Motor em marcha a vante, guino para o lado oposto àquele en que se encontra o balão, até desviar suficientemente a embarcação do cabo da amarra, afim de evitar o enleio do cabo na élice do motor, seguindo sempre em direcção ao local onde se encotra o ferro. Com a força exercida pelo motor e a acção de pêndulo exercida pelo balão, o ferro solta-se do fundo e sobe até chegar ao balão, que ao afundar mais que o normal nos indica, que o ferro está à superfície e suspenso por um gacho, especialmente concebido para o efeito. Depois é só guinar em direcção ao balão, e alar o cabo para bordo. Deste modo evito dispender esforço, para içar o ferro manualmente. Atenção :!: Esta técnica exige algum treino, que deve ser adquirido em dias de mares calmos.
Junto envio esquema ilucidativo, para melhor compreesão.
Espero com isto contribuír, para o esclarecimento de dúvidas.
Abraços: Machado
tomachado
Registado: domingo set 09, 2007 8:58 pm

Mensagem por tomachado »

Esquema de ferro e balão.
Anexos
Balão.jpg
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Obrigado pela explicação tomachado está 5**** :wink: