Âncora ou ferro de fundear

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Âncora ou ferro de fundear"
na nova versão do site.

tomachado
Registado: domingo set 09, 2007 8:58 pm

Âncora ou ferro de fundear

Mensagem por tomachado »

Amigos. Hoje vou falar de um tema, que ainda não vi tratado no site (âncoras), um assunto que certamente interessa, sobretudo a quem pesca de barco. Vou falar das âncoras (fateixas) que habitualmente utilizo, e que eu próprio fabrico. Começo por arranjar material: ferro, corrente, tubo e eléctrodos e depois mãos à obra. Haste de ferro maciço de 25 ou 30mm diâmetro c/ 1m de comprimento, à qual soldo 4 braços de ferro de 10 ou 12mm c/ 50cm de comp. Corrente c/ elos de 20mm e 2m de comprimento, da qual soldo um elo directamente à haste, por entre os braços. Posteriormente corto cerca de 15cm de tubo de 3/4", ao qual soldo 3 pontas de ferro de 6mm c/ os mesmos 15 cm, formando um gancho triplo, que vai engatar na argola do balão, quando se suspende o ferro. Após isto passo a corrente através do tubo e soldo, deixando sobressair apenas um elo, que depois serve para engatar o mosquetão, que liga o cabo de fundear à âncora. Na extremidade oposta aos braços, soldo uma argola (anete) de ferro de 6mm, que serve para unir a corrente (amarreta) à haste, através do fuzível (crodão de nylon de 3mm de espessura) que tem por finalidade, quebrar quando o ferro atasca e não quer sair. Uso estes ferros há vários anos, com resultados bastante satisfatórios. Normalmente só dobro os braços das âncoras, quando as vou utilizar e não quando as faço,por ser mais fácil arrumá-las. Junto esquema para melhor compreensão. Aguardo sujestões e comentários. Abraços: Machado
Anexos
Imagem1.gif
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

bom tema e interessante, venham mais ideias para comparações :wink:
Carpa Real
Utilizador Regular
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Mensagem por Carpa Real »

Parece-me que para esse tipo de ferro para fundear a embarcação dá-se mais o nome de Fateixa e a Âncora para os barcos de outro porte e navios, mas que sei eu disto... :oops:

Carpa Real
tomachado
Registado: domingo set 09, 2007 8:58 pm

Mensagem por tomachado »

Meu caro Marinho. Tem razão quanto ao tipo de ferro (fateixa) usado nas chamadas embarcções miúdas, (nome dado às embarcações de pequeno calado) mas se reparar bem, verificará que no texto, eu coloquei esse mesmo nome entre parenteses :shock:. Abraços: Machado
setrof
Registado: segunda dez 03, 2007 9:05 pm

Mensagem por setrof »

boas
o que eu utilizo é +/- isso mas talvez com menores dimensoes (provavelmente o meu barco é mais pequeno s/r 5mts) mas para fusivel utilizo aquelas pequenas abraçadeiras de serrilha que dao para fusivel ou para qualquer outra coisa que se possa desprender , eu tenho sempre algumas na minha embarcação.

boas pescarias
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Aproveito o tema para colocar umas questões que costumam atormentar os mais iniciados.

É sempre necessário utilizar o balão? Se não, quais as vantagens de utilizarmos o balão e porquê?
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

hum penso que o balao serve para sinalizares o cabo quando fundeado, e serve para fazeres menos esforço ao levantar o ferro tb, pois mantem o ferro á superficie penso eu de que..... :roll:
Última edição por pedrolourenco79 em terça dez 04, 2007 11:19 am, editado 1 vez no total.
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Eu tinha a ideia que era para facilitar a libertação do ferro, mas vamos aguardar pela explicação de quem usa o balão :wink:
Responder