salemas

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"salemas"
na nova versão do site.

zezinho
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Re: salemas

Mensagem por zezinho »

A solução é mesmo apanhar meia dúzia delas tirar o dia e fritar, cozer, grelhar, temperar e forno ... :hahaha:
Kabetula
Registado: quarta dez 22, 2010 9:39 am

Mensagem por Kabetula »

Apanhava mts na caça-sub e sempre comi grelhadas, + atenção elas são mt secas convém por sempre molho :beer:
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Mensagem por Joao Rodrigues »

Boas.

O segredo das salemas é serem amanhadas logo quando se pescam.

Se tirares as visceras todas logo na altura e depois lavares com agua do mar, chegando a casa deixas de um dia para o outro em sumo de limão.

Ou então metes dentro de um saco de plástico e congelas.

Tanto grelhadas como assadas no forno são bem boas.

Atenção que assim que se pescam têm de ser logo amanhadas.

(15 a 20 minutos após serem pescadas se não forem amanhadas, podes deitar fora pois o cheiro é insuportavel)

Tenho 2 com 600gramas no congelador.

JMR
Bruno Martins
Registado: segunda jul 25, 2011 3:16 am

Mensagem por Bruno Martins »

pelo que ja me contaram, alem de ser amanhadas logo na hora, ja vi pessoal a fazer um golpe na zona do rabo para as fazer sangrar e colocar um fio e irem para dentro de água para sair aquilo tudo.
Zepp
Registado: quarta out 07, 2009 7:06 pm

Mensagem por Zepp »

Retirado de outro forum da especialidade...
A salema logo que for pescada deve ser "sangrada" - um corte de cada lado do peixe junto à barbatana caudal e amanhada de imediato, retirando-se totalmente a pele negra que reveste o interior da barriga e lavando-se bem com água do mar - assim se evitará o mau sabor característico (usualmente descrito como sabor a lodo). Antes de ser cozinhada, deve esfregar-se o interior do peixe com sumo de limão e deixar estar algum tempo. No Verão a carne da salema pode ser tóxica, caso se tenha alimentado da alga caulerpa prolífera.
Comcordo com o aqui está descrito. As minhas férias são passadas numa praia do Algarve chamada "Praia de Salema" no Concelho de Vila do Bispo e pertencente ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e como o nome indica é propicia á apanha desse peixe e tudo o que aqui foi descrito está um pouco relacionado com os pescadores de arte xávega locais dizem.
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Essa teoria do amanhar, já ouvi que sim, já ouvi que não.

Quando estão à venda no super, já estão amanhadas????? :hummm: :hummm:

Eu nunca fui grande apreciador desse peixe (ou devolvo ou dou a quem gosta), mas tinha um colega, cuja mulher fazia-as no forno e ficavam 5 estrelas, um outro a mulher fazia-as fritas e também ficavam excelentes, aliás, este tinha uma tasca e até pagavam para as comer - eu pescava dava-as - ele amanhava algum tempo depois, temperava, marinava (esta parte é muito importante), fritava, e vendia.

O segredo principal está confecção do peixe. :pay: Claro que se deixarem uma salema algum tempo ao sol com aqueles limos todos nas tripas a fermentarem o cheiro não vai ser bom e é provável que passe algum sabor para a carne. Agora se apanharem, mantiverem em condições, podem perfeitamente amanhar o peixe no fim da pescaria, ou mesmo em casa (cuidado com o cheiro :hahaha: :hahaha: ).
cherokee69
Registado: domingo mar 28, 2010 7:55 pm

Mensagem por cherokee69 »

segundo ouvi dizer, as salemas tambem são boas na sopa de peixe....

:huuum:
007kil
Registado: terça dez 12, 2006 5:05 pm

Mensagem por 007kil »

Viva.
Devo dizer que hoje , sem contar, comi salema ao jantar.
Efectivamente não achei lá muito bom, o sabor é totalmente diferente dos restantes peixes de mar, ainda por cima deixou-me cá com uma azia do caraças.
O peixe foi frito e nem com muito limão à mistura foi lá, não fiquei convencido.
Responder