salemas
Re: salemas
A solução é mesmo apanhar meia dúzia delas tirar o dia e fritar, cozer, grelhar, temperar e forno ... 

Apanhava mts na caça-sub e sempre comi grelhadas, + atenção elas são mt secas convém por sempre molho 

- Joao Rodrigues
- Utilizador Regular
- Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm
Boas.
O segredo das salemas é serem amanhadas logo quando se pescam.
Se tirares as visceras todas logo na altura e depois lavares com agua do mar, chegando a casa deixas de um dia para o outro em sumo de limão.
Ou então metes dentro de um saco de plástico e congelas.
Tanto grelhadas como assadas no forno são bem boas.
Atenção que assim que se pescam têm de ser logo amanhadas.
(15 a 20 minutos após serem pescadas se não forem amanhadas, podes deitar fora pois o cheiro é insuportavel)
Tenho 2 com 600gramas no congelador.
JMR
O segredo das salemas é serem amanhadas logo quando se pescam.
Se tirares as visceras todas logo na altura e depois lavares com agua do mar, chegando a casa deixas de um dia para o outro em sumo de limão.
Ou então metes dentro de um saco de plástico e congelas.
Tanto grelhadas como assadas no forno são bem boas.
Atenção que assim que se pescam têm de ser logo amanhadas.
(15 a 20 minutos após serem pescadas se não forem amanhadas, podes deitar fora pois o cheiro é insuportavel)
Tenho 2 com 600gramas no congelador.
JMR
-
- Registado: segunda jul 25, 2011 3:16 am
pelo que ja me contaram, alem de ser amanhadas logo na hora, ja vi pessoal a fazer um golpe na zona do rabo para as fazer sangrar e colocar um fio e irem para dentro de água para sair aquilo tudo.
Retirado de outro forum da especialidade...
Comcordo com o aqui está descrito. As minhas férias são passadas numa praia do Algarve chamada "Praia de Salema" no Concelho de Vila do Bispo e pertencente ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e como o nome indica é propicia á apanha desse peixe e tudo o que aqui foi descrito está um pouco relacionado com os pescadores de arte xávega locais dizem.A salema logo que for pescada deve ser "sangrada" - um corte de cada lado do peixe junto à barbatana caudal e amanhada de imediato, retirando-se totalmente a pele negra que reveste o interior da barriga e lavando-se bem com água do mar - assim se evitará o mau sabor característico (usualmente descrito como sabor a lodo). Antes de ser cozinhada, deve esfregar-se o interior do peixe com sumo de limão e deixar estar algum tempo. No Verão a carne da salema pode ser tóxica, caso se tenha alimentado da alga caulerpa prolífera.
Essa teoria do amanhar, já ouvi que sim, já ouvi que não.
Quando estão à venda no super, já estão amanhadas?????
Eu nunca fui grande apreciador desse peixe (ou devolvo ou dou a quem gosta), mas tinha um colega, cuja mulher fazia-as no forno e ficavam 5 estrelas, um outro a mulher fazia-as fritas e também ficavam excelentes, aliás, este tinha uma tasca e até pagavam para as comer - eu pescava dava-as - ele amanhava algum tempo depois, temperava, marinava (esta parte é muito importante), fritava, e vendia.
O segredo principal está confecção do peixe.
Claro que se deixarem uma salema algum tempo ao sol com aqueles limos todos nas tripas a fermentarem o cheiro não vai ser bom e é provável que passe algum sabor para a carne. Agora se apanharem, mantiverem em condições, podem perfeitamente amanhar o peixe no fim da pescaria, ou mesmo em casa (cuidado com o cheiro
).
Quando estão à venda no super, já estão amanhadas?????

Eu nunca fui grande apreciador desse peixe (ou devolvo ou dou a quem gosta), mas tinha um colega, cuja mulher fazia-as no forno e ficavam 5 estrelas, um outro a mulher fazia-as fritas e também ficavam excelentes, aliás, este tinha uma tasca e até pagavam para as comer - eu pescava dava-as - ele amanhava algum tempo depois, temperava, marinava (esta parte é muito importante), fritava, e vendia.
O segredo principal está confecção do peixe.

- cherokee69
- Registado: domingo mar 28, 2010 7:55 pm
segundo ouvi dizer, as salemas tambem são boas na sopa de peixe....

Viva.
Devo dizer que hoje , sem contar, comi salema ao jantar.
Efectivamente não achei lá muito bom, o sabor é totalmente diferente dos restantes peixes de mar, ainda por cima deixou-me cá com uma azia do caraças.
O peixe foi frito e nem com muito limão à mistura foi lá, não fiquei convencido.
Devo dizer que hoje , sem contar, comi salema ao jantar.
Efectivamente não achei lá muito bom, o sabor é totalmente diferente dos restantes peixes de mar, ainda por cima deixou-me cá com uma azia do caraças.
O peixe foi frito e nem com muito limão à mistura foi lá, não fiquei convencido.