Muitas duvidas...

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Muitas duvidas..."
na nova versão do site.

PatriciaLou
Registado: segunda ago 29, 2011 3:23 pm

Muitas duvidas...

Mensagem por PatriciaLou »

Olá,
como dito anteriormente resolvi dedicar à pesca para utilizar o material do meu falecido pai. Acontece que agora não me sinto satisfeita com os tão bons Rocha e Sofi e cada vez tenho mais duvidas em relação a uma serie de coisas. E quanto mais pesquiso e mais falo com outros pescadores parece que mais duvidas tenho... não pela falta de explicação mas porque me apercebo que cada um tem o seu metodo, a sua experiencia etc etc... enfim todos diferentes mas todos iguais ( a paixão pela pesca).
Deixo aqui algumas duvidas...

1- O pescador quando sai, vai para pescar um determinado peixe ou é o que vier ao anzol? ( pergunto isto pq oiço por exemplo "determinado isco é bom para determinado peixe"... mas depois não os vejo apanhar esse peixe mas sim outro).

2- Há carretos especificos para pesca ao fundo e pesca à boia ou posso fazer as montagens em qq cana?

3- Os peixes picam mas não mordem! Estou a iscar mal? No sitio para onde vou tenho usado camarão com linha elastica. Será o tamanho do anzol? Muito isco?

4- No pesqueiro onde tenho ido apanha-se muito Sargo ou Sargueta. Tenho visto alguns pescadores deitar peixes pequenos ao mar. Como não encontrei o tamanho da Sargueta pergunto-me se é por questão de lei ou pq não estão contentes com o tamanho do peixe? Se for por não estarem contentes é correcto deitar ao mar?

Estas são algumas das duvidas que tenho, peço desculpa se já estão respondidas em outros tópicos ( vou continuar a navegar) e certamente vou continuar a ter mais duvidas. Como li algures por aqui, nunca se deixa de ser tótó. E é isso que sinto, quanto mais vou aprendendo aqui e ali mais duvidas me vão aparecendo... tótó!

Obrigado a todos!

Cumps,

Patrícia :hummm:
Rider
Utilizador Regular
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: Muitas duvidas...

Mensagem por Rider »

Bom dia Patricia, vou tentar responder ás tuas questões, no entanto e como bem dizes, cada pescador têm o seu metodo, montagem e material preferido. O que para um é excelente para outro pode não o ser.

1 - Normalmente quando se saí para a pesca e para determinado pesqueiro, e consoante a altura do ano, vamos com a ideia de uma determinada especie de peixe. O que não implica que possa sair outras, por vezes algumas boas supresas, que nem são esperadas. Para além da altura do ano, o estado do mar, o tipo de pesca ( fundo, boia, praia, rocha, etc... ) o pesqueiro, de dia ou de noite, etc... são factores que seleccionam o peixe.

2 - Há carretos e canas dirigidas para todos os tipos de pesca, que se usados em outras tecnicas, para além de não serem eficientes em acção de pesca, danificam-se com o tempo, e poderá ser desconfortavel para o pescador. Existe mesmo muito material impossivel de utilizar em determinadas tecnicas.

3 - Muitas das vezes o peixe pica mas não ferra. Também aqui os motivos podem ser muitos. Anzol, iscada, a mão do pescador, etc..., mas normalmente é peixe miudo, muito pequeno.

4 - Todo o pescador deverá devolver ao seu habitat, e em bom estado sempre que possivel, peixe que não tenha a medida legal. Para além do bom senso, do exemplo, e de contribuir para um futuro melhor, com mais peixe, evita a possivel coima. Todas as especies têm a sua medida minima, aconselho uma pesquisa neste sentido.

Para finalizar, e como já foi dito centenas de vezes, a pesca não é uma ciencia exacta. Tudo é muito subjectivo. E as formas de pescar são muitas, o material também o há para todas as bolsas e gostos.
Nada melhor que continuar a pescar e com o tempo e a pratica, todas essas duvidas vão desaparecendo.
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Mensagem por Joao Rodrigues »

PatriciaLou Escreveu:Olá,
como dito anteriormente resolvi dedicar à pesca para utilizar o material do meu falecido pai. Acontece que agora não me sinto satisfeita com os tão bons Rocha e Sofi e cada vez tenho mais duvidas em relação a uma serie de coisas. E quanto mais pesquiso e mais falo com outros pescadores parece que mais duvidas tenho... não pela falta de explicação mas porque me apercebo que cada um tem o seu metodo, a sua experiencia etc etc... enfim todos diferentes mas todos iguais ( a paixão pela pesca).
Deixo aqui algumas duvidas...

1- O pescador quando sai, vai para pescar um determinado peixe ou é o que vier ao anzol? ( pergunto isto pq oiço por exemplo "determinado isco é bom para determinado peixe"... mas depois não os vejo apanhar esse peixe mas sim outro).
- Como a pesca não é uma ciencia exacta, um principio que se deve ter é levar varios tipos de isco. O Sargo é doido por camarão e ameijoas; a Dourada por casulo, carangueijo, coreana; o Robalo por tiras de lula, americana (são umas minhocas grandes).
Mas obviamente que comem outras coisas e a sardinha é um isco universal, pois todos os peixes comem, dai que, quanto mais diversidade de iscos tiveres, melhor. Depois, é tudo uma questão de ires mudando de isco :fixe:

2- Há carretos especificos para pesca ao fundo e pesca à boia ou posso fazer as montagens em qq cana?
- Os carretos de fundo são mais pesados e rezistentes, os carretos de boia são mais leves, mas não menos rezistentes pela simples razão que à boia tens de estar com a cana na mão à espera de sentir o peixe....e ao fim de umas horas....dói

3- Os peixes picam mas não mordem! Estou a iscar mal? No sitio para onde vou tenho usado camarão com linha elastica. Será o tamanho do anzol? Muito isco?
- Talvez o anzol seja grande demais para o peixe...... Ou então o peixe não gosta do camarão......ou o peixe é pequeno para o tamanho da iscada.....Ou pura e simplesmente o peixe não tem fome e os toques que sentes é de pura curiosidade

4- No pesqueiro onde tenho ido apanha-se muito Sargo ou Sargueta. Tenho visto alguns pescadores deitar peixes pequenos ao mar. Como não encontrei o tamanho da Sargueta pergunto-me se é por questão de lei ou pq não estão contentes com o tamanho do peixe? Se for por não estarem contentes é correcto deitar ao mar?
- Normalmente é por não ter o tamanho minimo de captura.
Sei que existe algures no forum a listagem com os tamanhos minimos, mas não encontrei, (alguem te responderá)

Estas são algumas das duvidas que tenho, peço desculpa se já estão respondidas em outros tópicos ( vou continuar a navegar) e certamente vou continuar a ter mais duvidas. Como li algures por aqui, nunca se deixa de ser tótó. E é isso que sinto, quanto mais vou aprendendo aqui e ali mais duvidas me vão aparecendo... tótó!

Obrigado a todos!

Cumps,

Patrícia :hummm:
Espero ter ajudado no entanto, outros colegas certamente se irão pronunciar, e já agora se puderem desenvolver um pouco mais os pontos apresentados pela Patrícia, agradecia, pois assim ficamos todos a saber mais um pouco

JMR
PatriciaLou

Rider Escreveu:
4 - Todo o pescador deverá devolver ao seu habitat, e em bom estado sempre que possivel, peixe que não tenha a medida legal. Para além do bom senso, do exemplo, e de contribuir para um futuro melhor, com mais peixe, evita a possivel coima. Todas as especies têm a sua medida minima, aconselho uma pesquisa neste sentido.
Obrigado desde já pela resposta, a pouco e pouco espero ir esclarecendo algumas duvias e certamente criando outras :).
A minha duvida é a Sargueta porque não encontro a medida minima e é o que mais tenho apanhado naquele pesqueiro. É o mesmo que o Sargo?
E agora surgiu-me outra questão :) balança e fita métrica são materias obrigatorios na mala do pescador?

Cumps.
PatriciaLou

Joao Rodrigues Escreveu: 3- Os peixes picam mas não mordem! Estou a iscar mal? No sitio para onde vou tenho usado camarão com linha elastica. Será o tamanho do anzol? Muito isco?
- Talvez o anzol seja grande demais para o peixe...... Ou então o peixe não gosta do camarão......ou o peixe é pequeno para o tamanho da iscada.....Ou pura e simplesmente o peixe não tem fome e os toques que sentes é de pura curiosidade
Espero ter ajudado no entanto, outros colegas certamente se irão pronunciar, e já agora se puderem desenvolver um pouco mais os pontos apresentados pela Patrícia, agradecia, pois assim ficamos todos a saber mais um pouco

JMR
Obrigado pela resposta. Queria citar os dois na mesma mensagem mas não sei como fazer... Em relação ao isco acontece que muitas vezes volta só o anzol por tanto presumo que gostem do isco. Ja tentei mais e menos isco, anzol maior e mais pequeno, mas acontece na mesma. Ontem por exemplo era lançar e vinha peixe. No sábado foi só dar de comer... anzol e linha elastica.
O Rider mencionou "a mão do pescador"... é a sensibilidade?

Cumps.
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Mensagem por Joao Rodrigues »

PatriciaLou Escreveu:
Joao Rodrigues Escreveu: 3- Os peixes picam mas não mordem! Estou a iscar mal? No sitio para onde vou tenho usado camarão com linha elastica. Será o tamanho do anzol? Muito isco?

JMR
Obrigado pela resposta. Queria citar os dois na mesma mensagem mas não sei como fazer... Em relação ao isco acontece que muitas vezes volta só o anzol por tanto presumo que gostem do isco. Ja tentei mais e menos isco, anzol maior e mais pequeno, mas acontece na mesma. Ontem por exemplo era lançar e vinha peixe. No sábado foi só dar de comer... anzol e linha elastica.
O Rider mencionou "a mão do pescador"... é a sensibilidade?

Cumps.
Sinceramente não sei.........outra opção valida são as aguas estarem mais claras e o peixe andar desconfiado....digo eu :fixe:
Como disses-te, um dia foi só apanhar peixe e no outro foi só dar de comer aos bichinhos, mas a tecnica, o isco e o material foi o mesmo certo ?
São estas situações que dão valor ao nome "PESCA"!
Se fosse facil..... :fixe:

Quanto ao que o Rider disse....só mesmo ele te poderá responder, mas creio que seja o feeling que nós todos temos e que após se apanharem uns peixitos e começando a conhecer o material que temos, aplicamos na devida altura.
(o caso de quando sentes o peixe a picar e o timming certo para dares um pequeno esticão na cana para ele se ferrar...coisas assim)
Como já começas-te a apanhar peixe pelo menos já tens a noção de quando ele ferra, os toques que dá, o procedimento que tens de fazer a seguir, a forma como enrolas a linha....são estas cenas..... :fixe:
zezinho
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Mensagem por zezinho »

Boas
PatriciaLou Escreveu:
Rider Escreveu:
Obrigado desde já pela resposta, a pouco e pouco espero ir esclarecendo algumas duvias e certamente criando outras :).
A minha duvida é a Sargueta porque não encontro a medida minima e é o que mais tenho apanhado naquele pesqueiro. É o mesmo que o Sargo?
E agora surgiu-me outra questão :) balança e fita métrica são materias obrigatorios na mala do pescador?

Cumps.
Aqui tens as medidas mínimas de captura.
http://www.pescador.online.pt/imagens/R ... xo-XII.pdf
A sargueta como costumam chamar é uma espécie de sagro por isso o tamanho mínimo é o mesmo se fores ver a frente de sargo diz diplodus spp são todas as espécies :fixe: (se não estou enganado :hummm: )
Não necessariamente muitas pessoa tem a media tabelada medem o palmo(a mão) normalmente tem por volta de 20cm e assim vem automaticamente todo o sargo que tiver 1 palmo já não esta a infligir a lei a partir dai depende de cada um achar pequeno e agua ou balde. mas nunca é mau levar uma fitinha não ocupa espaço :fixe: ou ter uma caixinha com uma escala :hahaha:
Penso que as outras duvida já estão respondidas pelos companheiros :fixe:
Boas pescarias :fixe:
PatriciaLou

zezinho Escreveu:Aqui tens as medidas mínimas de captura.
http://www.pescador.online.pt/imagens/R ... xo-XII.pdf
A sargueta como costumam chamar é uma espécie de sagro por isso o tamanho mínimo é o mesmo se fores ver a frente de sargo diz diplodus spp são todas as espécies :fixe: (se não estou enganado :hummm: )
Não necessariamente muitas pessoa tem a media tabelada medem o palmo(a mão) normalmente tem por volta de 20cm e assim vem automaticamente todo o sargo que tiver 1 palmo já não esta a infligir a lei a partir dai depende de cada um achar pequeno e agua ou balde. mas nunca é mau levar uma fitinha não ocupa espaço :fixe: ou ter uma caixinha com uma escala :hahaha:
Penso que as outras duvida já estão respondidas pelos companheiros :fixe:
Boas pescarias :fixe:
Zézinho muito obrigado. Vou imprimir... é que não sei destinguir os peixes :) ainda estou na duvida com o Safio q apanhei, tive que perguntar :) e como foi dito por um pescador profissional eu acredito, mas para mim podia ser uma enguia :) Só tenho a certeza do Polvo :)
Responder