OPINIÕES DO NOSSO MATERIAL

Para falar de todo o outro tipo de material que não está representado nos fóruns anteriores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"OPINIÕES DO NOSSO MATERIAL"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

OPINIÕES DO NOSSO MATERIAL

Mensagem por FILIPEPC »

Boas pessoal, desculpem abrir um tópico novo sobre este assunto, mas o que já existe é antigo, e não aborda ao pormenor o material que cada um tem. Julgo que cada um deve aprofundar um pouco a questão, e é giro o tema, e dá um trabalho que é válido para depois cada qual poder comparar com o que tem, e abrir mais o leque...vou então explicar, o que gostava neste tópico era de cada um poder pôr as canas que tem e respectivos carretos, para que técnica utilizam, e em parenteses por exemplo, pôr a opinião sobre cada um de uma forma simples, vou dar um exemplo e depois vou durante os proximos dias tentar ver o que tenho e escrever a opinião sobre cada qual e respectivo desempenho, numa linguagem simples acessível aos mais novatos. Se cada um que gostar do tópico o fizer, podemos ter aqui dezenas de canas, carretos, linhas e anzois, e ter uma noção sobre quase todas as marcas e modelos.

Por exemplo: Hiro long distance 4,50 MT. telesurf.( utilizo apenas em telesurf, já tem uns 7 anos, e é a minha preferida da classe dela. Cana forte, mas muito sensível, num carbono X-WRAPPED, ou seja aquele carbono entrelaçado, lança muito bem, aguenta peixe muito grande, ideal para o telesurf medio).
O que pretendia era qualquer coisa do género Dá trabalho( a mim vai-me dar muito tenho que ir ver tudo o que utilizo), mas julgo ser muito engraçado e pode nos ajudar a todos. Quem tiver outra ideia para ainda ficar melhor, estou aberto a opiniões...Vamos lá eleger o que dentro do que temos melhor se porta, secalhar teremos surpresas nos gostos e opiniões. :nubone:
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: OPINIÕES DO NOSSO MATERIAL

Mensagem por pedrolourenco79 »

O Problema desses topicos filipe, é que infelizmente somos mal interpretados muitas das vezes, e acusao os intervenientes de defender ou atacar determinada marca. Assim, e como as opinioes sao sempre muito particulares será dificil conseguires ter opinioes concisas. :let:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: OPINIÕES DO NOSSO MATERIAL

Mensagem por Paulo »

Tens razão Pedro mas não custa tentarmos fazer o que foi proposto.

Se cada um se limitar a dizer o que têm, porque têm e o que gosta, sem andar depois a criticar o material do outro, se calhar até dá para fazer aqui um tópico engraçado. :fixe:
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: OPINIÕES DO NOSSO MATERIAL

Mensagem por FILIPEPC »

Repara pedro, eu percebo o que queres dizer, mas não é por aí, porque afinal somos livres neste forum ou não?????? Eu tenho as minhas preferências, e não vou defender marcas, vou dar opinião dentro do que tenho para todas as técnicas, agora se for da shimano, daiwa, hiro. vega, banax, nbs, tica, penn, plaway.prosargus, enfim... o interessante disto, eu explico-te o que penso, é, por exeplo tenho determinadas canas de certas marcas e até tenho uma ideia errada de outra que tu podes ter, e elucidando-me, posso aprender mais um pouco e abrir o leque. Julgo que todos entendem que é natural que certas marcas apareçam mais, e porque também são as que mais se vêm nas lojas e mais opiniões positivas temos, o que nos leva a comprá-las. O importante e nos divertirmos e partilharmos conhecimento, quem não gostar do tópico não escreva.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: OPINIÕES DO NOSSO MATERIAL

Mensagem por Paulo »

FILIPEPC Escreveu:quem não gostar do tópico não escreva.
:fixe: Isso mesmo...

E até digo mais (apesar de já ter dito isto várias vezes), quem não gostar do site :meco: :meco: e de quem participa e escreve no site, não escreva. :201:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: OPINIÕES DO NOSSO MATERIAL

Mensagem por Paulo »

Bem vamos ao que interessa.

Vou fazer isto aos poucos porque o material é muito. #-o #-o #-o

Cana Byron Mammoth Power 4200 XP.

A minha cana preferida para a chumbadinha quando estou a pescar em zonas não muito altas e sem grandes obstáculos à frente (devido ao seu comprimento 4,20m).

Lança bem, diz que levanta 2,5kg. Já levantou 2kg sem problemas. É leve qb. Podia ser só um bocadinho mais rápida, mas é uma cana bastante interessante.

Foi comprada há uns anos numa promoção por 100€ - vinha com um Byron Alice 1000 (aquele modelo da Ryobi que várias marcas comercializam, Vega Regal por exemplo).
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: OPINIÕES DO NOSSO MATERIAL

Mensagem por FILIPEPC »

Olha vês, lá está uma cana que gostei( byron mamoth 4,20mt.), e não sabia ninguem que tivesse, deve ser muito boa então por o que fa, como sou muito batido na técnica da chumbadinha/telesurf, é optimo ouvir opiniões.
Vou hoje começar pelo surfcasting:
-Shimano super aero tecnhium ax 5,00mt( cana por volta dos 350 euros), bem é uma cana forte, muito resistente, com um lançamento perfeito, talhada para o surfcasting de grandes predadores, e em zonas de dificil acesso.saca bons robalos e as corvinas ja de 6 kilos na boa(não confundir com levantar como peso morto,)Aconcelho a qualquer um, trabalha muito por inteiro,vem com todos os componentes fuji. Fantástica.
- Nbs Steel Power 5,00mt.( cana que adquiri por cerca de 300 euros), esta foi provavelmete a minha maior surpresa da gama, é uma cana diferente do que gosto, muito forte, com uma ponteira mais grossa que o habitual( muito rígida), mas que sem explicação até agora minha, é a melhor de surfcasting que tenho. tem performances de lançamento fora de série, em dias de ventos fortes nem pestajana, e ja tirei robalos jeitosos, sem sequer abrandar uma única vez. Como design é linda, e uma das de menor diâmetro do mercado. cabo, 21mm mais ou menos.todos os componentes em fuji. Aconcelho vivamente a cana.

- Shimano power aero triple ax 4,25mt(cerca de 270 euros). cana muito versátil para pesca surfcasting de praia, estou bastante satisfeito, mas tem a limitação do tamanho para locais de dificil alcance, ou em mares muito ondulados, porque a altura não lhe permite estar acima da altura das ondas, o que não a deixa estar sossegada. Tem a vantagem de ter 3 ponteiras heavy/medium/light, o que nos deixa escolher conforme o mar e correntes. componentes em fuji, vale a pena, mas para quem tem várias. pois para quem quiser só uma terá que optar por uma de 5,mt. preferencialmente.

Dragon fly Cormoura 4,50 mt.-(cerca de 120 euros) Cana muito leve para surfcasting, ideal para praia, uma das preferidas na costa alentejana, já vem com passadores lowprofile, e tem me dado bons resultados, tem uma ponteira sensível e lança bem a uma distância satisfatória. dança um pouco demais em dias de vento, e não me parece que para quem faça pesca à corvina seja a mais indicada, agora para o sargo, dourada e robalo julgo que para o preço é uma escolha muito boa.

-Prosargus Ocean Power 4,50mt.( é a mais antiga, cerca de 7 anos custou cerca de 200 euros)- cana muito forte, mas com uma ponteira relativamente sensível, aguenta bem peixes de grande porte, e é sensível q.b., para os mais pequenos. Aconcelho para pontões, e zonas de rocha, não têm ainda os componentes fuji, por ser antiga, mas está impecável, poisjá na altura era toda em carbono de alto módulo, com passadores sic em titanio. Quem a tem de certeza que gosta, já me fez sorrir muitas vezes.

E de canas para surfcasting é o que tenho. todas são boas, sinceramente, gosto de cada uma à sua maneira, pois todas têm a sua vocação. mas sem dúvida que considero a steelpower a melhor de todas( aos mais entendidos, não vou utilizar termos como progressivas, semi-progressivas, senão a malta não percebe toda).E olhem que não era o meu estilo de cana, mas realmente estou espantado com a sua qualidade(gostos não se discutem) :D
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: OPINIÕES DO NOSSO MATERIAL

Mensagem por FILIPEPC »

Bem vamos então aos carretos de surfcasting:
- Shimano aero technium xt( peso 620 gr., ratio 3.5:1, 0,40/300mt. comprei por 280 euros) Um topo de gama que se adquire a preços já aceitáveis, é uma máquina para surfcasting, mas também para embarcada. tem um enrolamento que só visto, força que nunca mais acaba, e é todo em metal. julgo que dificilmente se arranja melhor. Os novos modelos nem se comparam em força e enrolamento.

- - Shimano ultegra 10000 xt ( peso 735gr. ratio 4.3:1, 0,40/300mt. cerca de 120 euros hoje em dia. O MEU 1ª CUSTOU 220) este todos conhecem, é um clássico da shimano, que já tenho à 7 anos o primeiro, pois já tenho 3. é um carreto formidável para surfcasting. é forte, rápido, traz tudo, e é muito fiável. Já vi muita gente a utilizá-lo em embarcada, epa não dêm cabo deste carreto, não é indicado para essa pesca. Pelo preço a que hoje se vende é muito bom. É um rebocador nato. vale a pena.

- - Banax trinton 5000 ( peso 652 gr. ratio 4.7:1, 0,30/480mt. comprei por 70 euros) bem estou muito satisfeito com este menino, muito resistente, relativamente rápido, e com um enrolamento perfeito, dá gosto de ver pessoal. tem o mesmo enrolamento super slow oscilation para enrolamento perfeito do shimano, e a um preço de fazer sonhar qualquer um. Tenho que dizer maravilhas dele. tem 12 rolamentos com protecção para água salgada e envoltos em carbono, e tem um pormaior muitoimportante. vem com 3 bobines. Se não quiserem gastar muito não tenham dúvidas.

- - Daiwa emcast advanced 5000 ( tenho 2 peso 690gr. ratio 4.6:1 0,40/280mt. comprei-os por cerca de 85 euros, mas desceram recentemente para cerca de 70 euros) Bem que posso dizer deste carreto, olhem também foi uma surpresa agradável, pois chamo-lhes os senhores, visto a pose que apresentam com aquela manivela de madeira tradicional. Até hoje nada a dizer, tem 11 rolamentos blindados, e demonstram muita personalidade na hora de trazerem o peixe, no entanto não tiveram ainda um grande teste, daqueles de se saber se aguentam mundos e fundos... aconcelho, e para o preço são uma escolha interessante.

Bem de carretos que só fazem surfcasting estamos falados, tenho outros que também se enquadram aqui, mas que hoje em dia já utilizo mais em telesurf médio, depois vou referi-los no devido tópico. Também aqui estou satisfeito tendo todos com bons resultados, mas julgo que o aero echnium bate todos e a seguir para o preço o trinton, tem-me dado motivos para estar satisfeito. Falta-me um dia adquirir um de surfcasting mas já com pesos abaixo dos 500gr. para ver se a baixa de peso não é depois descompensada na força dos carretos. Espero estar a ajudar todos e a tirar dúvidas. todos os carretos que hoje aqui referi são de surfcasting puro, e somente os utilizo nesta técnica, quer em pedra/pontão, quer em praia.Até amanhã.
Responder