Olha vês, lá está uma cana que gostei( byron mamoth 4,20mt.), e não sabia ninguem que tivesse, deve ser muito boa então por o que fa, como sou muito batido na técnica da chumbadinha/telesurf, é optimo ouvir opiniões.
Vou hoje começar pelo surfcasting:
-Shimano super aero tecnhium ax 5,00mt( cana por volta dos 350 euros), bem é uma cana forte, muito resistente, com um lançamento perfeito, talhada para o surfcasting de grandes predadores, e em zonas de dificil acesso.saca bons robalos e as corvinas ja de 6 kilos na boa(não confundir com levantar como peso morto,)Aconcelho a qualquer um, trabalha muito por inteiro,vem com todos os componentes fuji. Fantástica.
- Nbs Steel Power 5,00mt.( cana que adquiri por cerca de 300 euros), esta foi provavelmete a minha maior surpresa da gama, é uma cana diferente do que gosto, muito forte, com uma ponteira mais grossa que o habitual( muito rígida), mas que sem explicação até agora minha, é a melhor de surfcasting que tenho. tem performances de lançamento fora de série, em dias de ventos fortes nem pestajana, e ja tirei robalos jeitosos, sem sequer abrandar uma única vez. Como design é linda, e uma das de menor diâmetro do mercado. cabo, 21mm mais ou menos.todos os componentes em fuji. Aconcelho vivamente a cana.
- Shimano power aero triple ax 4,25mt(cerca de 270 euros). cana muito versátil para pesca surfcasting de praia, estou bastante satisfeito, mas tem a limitação do tamanho para locais de dificil alcance, ou em mares muito ondulados, porque a altura não lhe permite estar acima da altura das ondas, o que não a deixa estar sossegada. Tem a vantagem de ter 3 ponteiras heavy/medium/light, o que nos deixa escolher conforme o mar e correntes. componentes em fuji, vale a pena, mas para quem tem várias. pois para quem quiser só uma terá que optar por uma de 5,mt. preferencialmente.
Dragon fly Cormoura 4,50 mt.-(cerca de 120 euros) Cana muito leve para surfcasting, ideal para praia, uma das preferidas na costa alentejana, já vem com passadores lowprofile, e tem me dado bons resultados, tem uma ponteira sensível e lança bem a uma distância satisfatória. dança um pouco demais em dias de vento, e não me parece que para quem faça pesca à corvina seja a mais indicada, agora para o sargo, dourada e robalo julgo que para o preço é uma escolha muito boa.
-Prosargus Ocean Power 4,50mt.( é a mais antiga, cerca de 7 anos custou cerca de 200 euros)- cana muito forte, mas com uma ponteira relativamente sensível, aguenta bem peixes de grande porte, e é sensível q.b., para os mais pequenos. Aconcelho para pontões, e zonas de rocha, não têm ainda os componentes fuji, por ser antiga, mas está impecável, poisjá na altura era toda em carbono de alto módulo, com passadores sic em titanio. Quem a tem de certeza que gosta, já me fez sorrir muitas vezes.
E de canas para surfcasting é o que tenho. todas são boas, sinceramente, gosto de cada uma à sua maneira, pois todas têm a sua vocação. mas sem dúvida que considero a steelpower a melhor de todas( aos mais entendidos, não vou utilizar termos como progressivas, semi-progressivas, senão a malta não percebe toda).E olhem que não era o meu estilo de cana, mas realmente estou espantado com a sua qualidade(gostos não se discutem)