Como apanhar um Linguado!

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Como apanhar um Linguado!"
na nova versão do site.

Lunatic
Registado: sábado mai 30, 2009 9:51 am

Como apanhar um Linguado!

Mensagem por Lunatic »

Viva Amigos,

Hoje encontrei o vosso forum, estou fascinado!

Ainda não adquiri qualquer material e já tenho imensos novos amigos a ajudar, já agora uma pergunta pertinente, é possivel uma pessoa especializar-se neste tipo de peixe?

Imagem

Pessoalmente este peixe para mim é melhor que leitão da bairrada e como vou começar nestas lides, era o tipo de peixe que pretendia começar por fisgar!!!

Têm algumas dicas, locais, equipamento, iscos ...

O neu obrigado antecipado!

1 ( )
Lunatic
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Como apanhar um Linguado!

Mensagem por Ramiro »

Olá.

Para começares a "estudar" o assunto, deixo-te aqui este tópico.

http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... f=2&t=3011

Havendo dúvidas, não hesites e coloca-as. :fixe:
ABEL POLICIA
Utilizador Regular
Registado: sábado set 11, 2004 11:00 pm

Mensagem por ABEL POLICIA »

boa escolha sim senhor, eu também gosto muito de línguados , mas de boa qualidade ....................... :join: :join: :201: :201:
Lunatic

Mensagem por Lunatic »

Ramiro Escreveu:Olá.

Para começares a "estudar" o assunto, deixo-te aqui este tópico.
http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... f=2&t=3011
Havendo dúvidas, não hesites e coloca-as. :fixe:
~

Obrigado, primeira dúvida, tem a ver com as leis da fisica:
Imagem

A segunda para já, tem a ver com o que já li, isco qual o melhor, tipo de pesqueiro para este espécime, junto ás pedras, foz dos rios, qual sugere?
Lunatic

Mensagem por Lunatic »

ABEL POLICIA Escreveu:boa escolha sim senhor, eu também gosto muito de línguados , mas de boa qualidade ....................... :join: :join: :201: :201:
No prato, considero que é o segundo melhor *peche* o melhor é no Sul, costa alentejana o pregado, que se encontra nas tasquinas .... delicia! Cá pelo Norte, chamam ao *peche* Rodovalho, se eu fisgasse um desses, até já tenho a receita:

Código: Selecionar todos

INGREDIENTES:

750 grs. rodovalho limpo 
4 claras de ovo 
100 grs. farinha 
100 grs. amêndoas torradas 
50 grs. manteiga 
2 dl. natas 
2alhos franceses 
1cebola média 1
1folha de louro 
1,5 dl. vinho branco 
200 grs.cenoura 
200 grs. feijão verde 
alcaparras 

PREPARAÇÃO:

Depois de amanhado o peixe, tempere-o com sal e pimenta. Conserve assim durante alguns minutos. Num tacho leve ao lume 1,5 dl de vinho branco com a cebola, os alhos franceses cortados em rodelas e uma folha de louro.
Deixe ferver até desaparecer todo o líquido. Junte então as natas e deixe reduzir a metade. Retire do lume e junte a manteiga aos poucos mexendo bem com as varas de arame, junte as alcaparras. Misture a amêndoa com a farinha e as claras de ovo. Amasse bem e estique finamente. Leve ao forno quente até alourar e ficar bem cozida. Depois de estar morno, corte com uma faca de serra, pequenos rectângulos. Core o peixe que passou por farinha em óleo quente. Leve ao forno a acabar de cozinhar. Salteie em manteiga a cenoura e o feijão verde em tiras finas, tempere com sal, pimenta e tomilho seco. No prato de servir coloque uma fatia de massa de amêndoas, o peixe e os legumes, e por último uma fatia de massa.
Salpique tudo com ervas frescas e regue com o molho de manteiga. 
1 ( )
Lunatic
romeu32
Utilizador Regular
Registado: segunda mai 19, 2008 3:39 pm

Mensagem por romeu32 »

Boas Lunatic.
Pelo que tenho visto da tua precose incriscçao no nosso cantinho,tens sido e muito bem pertinente mas tuas questoes.
Digo isto porque?
Porque queres aprender e bem,e fazes muito bem meter todas as duvidas que tens,pois nao só serao beneficas para ti com para milhares de pescadores que todos os dias passam por aqui.
Por isso já sabes questiona,discute,e mete as tuas duvidas sem preconceitos.
Abraço.
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

1) Há montagens em que a ideia é mesmo não ter a chumbada travada em cima.

2) Costumo dar-me bem com o coreano (linguados) quanto aos pregados (são doidos por sardinha e já não apreciam tanto o coreano).

3) Rodovalho e Pregado são espécies diferentes.

4) As praias coma areis costumam dar linguados, no entanto alguns dos meus sítios predilectos para capturar o linguado têm um misto de pedra/areia, e lanço precisamente onde acaba a pedra e começa a areia, eles por vezes estão lá. :fixe:
Lunatic

Mensagem por Lunatic »

paulo Escreveu:1) Há montagens em que a ideia é mesmo não ter a chumbada travada em cima.
Viva Paulo,

Quem sou *ainda* para questionar seja o que for, pelo desenho inicial, fiquei com a ideia de que se o peixe fisgar, não tem travão, ou seja provávelmente o vão da linha não chegará para ter a firmeza necessária aquando do peixe puxar para ficar preso, digo eu!
paulo Escreveu:1
2) Costumo dar-me bem com o coreano (linguados) quanto aos pregados (são doidos por sardinha e já não apreciam tanto o coreano).
3) Rodovalho e Pregado são espécies diferentes.
Obrigado. E atrevia-me a perguntar, já comi pregados no sul e rodovalhos no norte, o aspecto é muito idêntico, porque dizes que são diferentes? Ambos têm as pintas!?
paulo Escreveu:1
4) As praias coma areis costumam dar linguados, no entanto alguns dos meus sítios predilectos para capturar o linguado têm um misto de pedra/areia, e lanço precisamente onde acaba a pedra e começa a areia, eles por vezes estão lá. :fixe:
Na minha zona, tambem existe zonas dessas mistas de areia e pedra, quando caminho pelas dunas, para colmatar o *clolesterol*, costumo ver pessoas a pescar, nos espaços que referes. Mais uma vez obrigado.

1 ( )
Lunatic
Responder