Boas Nuno,Nunocosta38 Escreveu:Boa noite a todos! Este tema está bastante interessante e é muito saudável quando todas as pessoas dão o seu contributo de forma ordeira, parabéns a todos! Relativamente há ultima mensagem do boss tenho de discordar da opinião dele, só vou falar da pesca ao sargo, como o Paulo sabe bem o local aonde temos ído pescar é um pesqueiro alto, cheio de pedras e aonde lançamos relativamente perto, ou seja quando vamos para esse pesqueiro é com vagas de 3,4,5 metros o que nos permite fazer aqueles estralhos compridos com a oliva junto ao enzól mas com a força das vagas a bater nas pedras faz com que o estralho esteja sempre a trabalhar de forma diferente ou seja, posso ter por exemplo 8 metros de fio multifilar dentro da água mas tenho mais por exmplo 5 metros de fio fluorcarbono num estralho a trabalhar mesmo no fundo de várias maneiras e penso que muitos pescadores sabem que o sargo quando se sente ferrado se tenta entocar levando por vezes o multi a encontar nas pedras, agora imaginem sargos de 1kg a fazer força com um mono a roçar nas pedras... Também me gostava que me explicassem qual a razão da maioria dos pescadores de bóia hoje em dia utilizam o multifilamento tanto na pesca de sargo como ao robalo nos pesqueiros mais dificeis, por exemplo Cabo Mondego, em Espanha não há ninguém a pescar com o mono porque será? Conhecem os pesqueiros? Tentem conhecer e depois digam as vossas opiniões! Também há um factor muito importante na diferença das linhas, o fio monofilamento não dura nem metade do que o fio multifilar desde que seja bem tratado logo no ínicio, posso dizer-vos que tenho no meu twin power um multifilamento desde agosto do ano passado nunca parti o fio e está em excelentes condições para fazer as minhas pescarias! Abraço a todos!
Vamos ver as coisas desta forma, se tens os último 5 ou 6 metros de flúor, certamente estes vão passar por onde o multi passou, e no caso do sargo entocar serão estes metros que estão dentro da pedra. Digo-te que fiquei de boca aberta a ver a malta pescar, nem um depois de ferrado fugiu, ou seja nem o multi nem o mono deram de si.
Agora diz-me (diz-nos), vocês usam o multi principalmente porque razão? Eu achei que fosse e pelo tipo de montagem e pela altura dos pesqueiros, pareceu-me que fosse principalmente para não estarem com 10 ou 15 metros de "elástico" que seria o caso se estivessem a usar só mono, e não tanto pela resistência do multi. Porque nem me pareceu que o problema ali fosse a resistência (tanto dos Kg como à abrasão) pela espessura que utilizam no flúor.
Abraço.