Fio para pesca à boia

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Fio para pesca à boia"
na nova versão do site.

Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por Paulo »

Nunocosta38 Escreveu:Boa noite a todos! Este tema está bastante interessante e é muito saudável quando todas as pessoas dão o seu contributo de forma ordeira, parabéns a todos! Relativamente há ultima mensagem do boss tenho de discordar da opinião dele, só vou falar da pesca ao sargo, como o Paulo sabe bem o local aonde temos ído pescar é um pesqueiro alto, cheio de pedras e aonde lançamos relativamente perto, ou seja quando vamos para esse pesqueiro é com vagas de 3,4,5 metros o que nos permite fazer aqueles estralhos compridos com a oliva junto ao enzól mas com a força das vagas a bater nas pedras faz com que o estralho esteja sempre a trabalhar de forma diferente ou seja, posso ter por exemplo 8 metros de fio multifilar dentro da água mas tenho mais por exmplo 5 metros de fio fluorcarbono num estralho a trabalhar mesmo no fundo de várias maneiras e penso que muitos pescadores sabem que o sargo quando se sente ferrado se tenta entocar levando por vezes o multi a encontar nas pedras, agora imaginem sargos de 1kg a fazer força com um mono a roçar nas pedras... Também me gostava que me explicassem qual a razão da maioria dos pescadores de bóia hoje em dia utilizam o multifilamento tanto na pesca de sargo como ao robalo nos pesqueiros mais dificeis, por exemplo Cabo Mondego, em Espanha não há ninguém a pescar com o mono porque será? Conhecem os pesqueiros? Tentem conhecer e depois digam as vossas opiniões! Também há um factor muito importante na diferença das linhas, o fio monofilamento não dura nem metade do que o fio multifilar desde que seja bem tratado logo no ínicio, posso dizer-vos que tenho no meu twin power um multifilamento desde agosto do ano passado nunca parti o fio e está em excelentes condições para fazer as minhas pescarias! Abraço a todos!
Boas Nuno,

Vamos ver as coisas desta forma, se tens os último 5 ou 6 metros de flúor, certamente estes vão passar por onde o multi passou, e no caso do sargo entocar serão estes metros que estão dentro da pedra. Digo-te que fiquei de boca aberta a ver a malta pescar, nem um depois de ferrado fugiu, ou seja nem o multi nem o mono deram de si. :fixe:

Agora diz-me (diz-nos), vocês usam o multi principalmente porque razão? Eu achei que fosse e pelo tipo de montagem e pela altura dos pesqueiros, pareceu-me que fosse principalmente para não estarem com 10 ou 15 metros de "elástico" que seria o caso se estivessem a usar só mono, e não tanto pela resistência do multi. Porque nem me pareceu que o problema ali fosse a resistência (tanto dos Kg como à abrasão) pela espessura que utilizam no flúor. :hummm: :hummm:

Abraço. :fixe:
Nunocosta38
Registado: segunda jun 15, 2009 8:14 pm

Mensagem por Nunocosta38 »

paulo Escreveu:
Nunocosta38 Escreveu:Boa noite a todos! Este tema está bastante interessante e é muito saudável quando todas as pessoas dão o seu contributo de forma ordeira, parabéns a todos! Relativamente há ultima mensagem do boss tenho de discordar da opinião dele, só vou falar da pesca ao sargo, como o Paulo sabe bem o local aonde temos ído pescar é um pesqueiro alto, cheio de pedras e aonde lançamos relativamente perto, ou seja quando vamos para esse pesqueiro é com vagas de 3,4,5 metros o que nos permite fazer aqueles estralhos compridos com a oliva junto ao enzól mas com a força das vagas a bater nas pedras faz com que o estralho esteja sempre a trabalhar de forma diferente ou seja, posso ter por exemplo 8 metros de fio multifilar dentro da água mas tenho mais por exmplo 5 metros de fio fluorcarbono num estralho a trabalhar mesmo no fundo de várias maneiras e penso que muitos pescadores sabem que o sargo quando se sente ferrado se tenta entocar levando por vezes o multi a encontar nas pedras, agora imaginem sargos de 1kg a fazer força com um mono a roçar nas pedras... Também me gostava que me explicassem qual a razão da maioria dos pescadores de bóia hoje em dia utilizam o multifilamento tanto na pesca de sargo como ao robalo nos pesqueiros mais dificeis, por exemplo Cabo Mondego, em Espanha não há ninguém a pescar com o mono porque será? Conhecem os pesqueiros? Tentem conhecer e depois digam as vossas opiniões! Também há um factor muito importante na diferença das linhas, o fio monofilamento não dura nem metade do que o fio multifilar desde que seja bem tratado logo no ínicio, posso dizer-vos que tenho no meu twin power um multifilamento desde agosto do ano passado nunca parti o fio e está em excelentes condições para fazer as minhas pescarias! Abraço a todos!
Boas Nuno,

Vamos ver as coisas desta forma, se tens os último 5 ou 6 metros de flúor, certamente estes vão passar por onde o multi passou, e no caso do sargo entocar serão estes metros que estão dentro da pedra. Digo-te que fiquei de boca aberta a ver a malta pescar, nem um depois de ferrado fugiu, ou seja nem o multi nem o mono deram de si. :fixe:

Agora diz-me (diz-nos), vocês usam o multi principalmente porque razão? Eu achei que fosse e pelo tipo de montagem e pela altura dos pesqueiros, pareceu-me que fosse principalmente para não estarem com 10 ou 15 metros de "elástico" que seria o caso se estivessem a usar só mono, e não tanto pela resistência do multi. Porque nem me pareceu que o problema ali fosse a resistência (tanto dos Kg como à abrasão) pela espessura que utilizam no flúor. :hummm: :hummm:

Abraço. :fixe:
Paulo´nós não deixamos o sargo entocar, nós utilizamos o multi por causa da altura do pesqueiro, das pedras que ele tem e quando fazemos o estralho comprido o estralho anda completamente á solta no chão tentamos sempre colocar o chumbo no chão para o estralho se movimentar, se quiseres ir para o próximo fim de semana para Espanha aõs sargos diz alguma coisa e depois vais ver como a malta pesca lá e os pesqueiros, fazemos uma experiência, pescamos com fios mono e multi e depois vamos analizar qual a nossa melhor escolha , aceitas o desafio? Abraço!
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Nunocosta38 Escreveu: Paulo´nós não deixamos o sargo entocar, nós utilizamos o multi por causa da altura do pesqueiro, das pedras que ele tem e quando fazemos o estralho comprido o estralho anda completamente á solta no chão tentamos sempre colocar o chumbo no chão para o estralho se movimentar, se quiseres ir para o próximo fim de semana para Espanha aõs sargos diz alguma coisa e depois vais ver como a malta pesca lá e os pesqueiros, fazemos uma experiência, pescamos com fios mono e multi e depois vamos analizar qual a nossa melhor escolha , aceitas o desafio? Abraço!
Se pudesse até aceitava. :fixe: Mas cá estarei à vossa espera quando vierem aqui novamente e se possível até irei almoçar convosco para mais umas trocas de ideias. :fixe: E aquela boca que mandei da bóia ainda vai ter de ser um caso a falar, dava umas lembranças engraçadas. ;)

Bem voltando ao tema e à vossa montagem, estou a ver que se calhar não percebi bem a montagem. Mas atenção e deixo desde já uma resalva eu acho pelo menos pela forma que estava a ver as coisas que o multi ali faz todo o sentido, aliás já estive a experimentar aquela pesca e usei multi também... mas agora com essa do chumbo no chão é que fiquei completamente baralhado, se calhar não vi mesmo bem as coisas. :hummm: :hummm:

A bóia que estavam a usar era fixa. E pareceu-me que a bóia estava apenas alguns centimetros acima da chumbada com o destrocedor, chumbada à qual se une o multi e o estralho de fluor. Depois no estralho está a tal oliva deslizante.

Se a bóia não afundar nunca tens muito mais do que alguns centimetros de multi dentro de água, tudo bem podemos ter um metro ou dois numa onda maior que afunde a bóia mas não mais. Não estou a ver bem as coisas? Se calhar passou-me algum pormenor. :hummm: :hummm: A sério que estava convencido que ali a razão era a maior rapidez de ferragem que o multi dava.

Abraço.
Nunocosta38
Registado: segunda jun 15, 2009 8:14 pm

Mensagem por Nunocosta38 »

Paulo! Tiveste cerca de 1 hora connosco, viste algumas das situações que pescavamos mas não viste tudo, um dia que tenhas possibilidade de ires um dia inteiro connosco vais ver diversas formas de pescar naquele sítio, não viste um técnica que se utiliza também que é a pesca á manhosa.. [-X [-X Vamos ter mais opurtunidades de estarmos juntos e vais vendo a forma como nós pescamos, Tu viste bem e chegamos a pescar dessa forma que mencionas-te e aí consegue-se ter uma ferragem rápida, por exemplo com vagas 5 6 7 metros até chegamos só a ter 2 metros de estralho, depende de muita coisa e do pesqueiro, :boia: Paulo se quiseres um carreto Tica Taurus pelo o preço que falamos ainda o consigo arranjar, abraço!
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Nunocosta38 Escreveu:Paulo! Tiveste cerca de 1 hora connosco, viste algumas das situações que pescavamos mas não viste tudo, um dia que tenhas possibilidade de ires um dia inteiro connosco vais ver diversas formas de pescar naquele sítio, não viste um técnica que se utiliza também que é a pesca á manhosa.. [-X [-X Vamos ter mais opurtunidades de estarmos juntos e vais vendo a forma como nós pescamos, Tu viste bem e chegamos a pescar dessa forma que mencionas-te e aí consegue-se ter uma ferragem rápida, por exemplo com vagas 5 6 7 metros até chegamos só a ter 2 metros de estralho, depende de muita coisa e do pesqueiro, :boia: Paulo se quiseres um carreto Tica Taurus pelo o preço que falamos ainda o consigo arranjar, abraço!
Pois pela conversa rápida que tive no sábado quando foi buscar as bóias com o "fabricante" das bóias, deu para perceber que há ali muitas mais variantes. Só tenho é a agradecer a vossa disponibilidade para mostrar as técnicas. :fixe:

Quando der, cá estarei à vossa espera para mais uma lições... :beer:

Abraço.

PS: Já te mando MP acerca do carreto.
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Antes de mais e referindo-me ao “Boss”, quero esclarecer que a intenção dos significados, com utilização do dicionário, foi meramente informativa e nada tem a ver com os conhecimentos de Português de cada um. :fixe:

Sobre a abrasão e resistência, quero dizer que, vocês fazem a conjugação das duas palavras, (mais resistente à abrasão), ou (menos resistente à abrasão), eu estava a falar em palavras separadas em relação a qualquer fio, mas apenas ao fio e a outra situação que também falaram em termos comparativos, tinha a ver com a carga igual para o multi e mono, (quilos iguais), estando eu a referir-me a diâmetros iguais, assim como outros defendem.

Estamos a falar de fios e continuo a referir-me a eles, relativamente ao seu desgaste e carga, penso que vocês não estavam a fazê-lo nesse sentido.

Mas as dúvidas e opiniões continuam, até já li no tópico, penso que na página 4, que utilizam o multi que roça e continua no carreto e funcional, mas o mono, que utilizam no estralho, esse tem que ser substituído frequentemente, logo e no meu entender, este facto é o que disse no parágrafo anterior, o multi tem menos desgaste, que o mono, para mim menos abrasão.

Na minha óptica o multi está a ser mais utilizado, porque roça várias vezes, em pedras, blocos de cimento, mexilhões, etc e continua-se a ter garantias, o mono por sua vez e principalmente os fluorcarbonos estão a ser utilizados nos estralhos e são mudados algumas vezes durante apenas uma pesca, precisamente por também roçar. Estamos a falar, dum multi de diâmetro inferior ao mono e a nível de carga o multi também aguenta mais que o mono. :hummm:

Abraço e boa continuação.

Braga.
sargalhão
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Mensagem por sargalhão »

Pessoalmente julgo que a mais frequente substituição dos monos liga-se directamente com o “desgaste” que o sal faz à linha de nylon, em especial às linhas de nylon que lhes são adicionadas componentes de suplementares…Fluor-de-carbono.
Indubitavelmente a linha com estes aditivos fica, após uma pescaria muito mais esbranquiçada…perdendo o efeito de “invisibilidade” que nós pescadores insistimos em acreditar.
Uma coisa é certa…se a muitos de nós, após uma pesca trata as linhas Multifilares, o mesmo já não acontece com o mesmo grau de preocupação com as monofilares. Por norma o pessoal limita-se a passar a bobine…ou o carreto inteiro na agua doce e…prontos …já tá tratada.

Por falar em invisibilidade da linha…
O que já li e investiguei (aquário) sobre o assunto desmascara claramente qualquer mito de invisibilidade do fluorcarbono.
Na verdade estes aditivos que as marcas dão às linhas não transformam linha nenhuma…numa ausência de linha…dentro de água.
Se misturarmos alguns assuntos (outros temas) por cá neste Site expostos, um deles onde se aborda o tema da cor em relação aos peixes, poderemos cientificamente apresentar uma constatação que nenhuma linha é invisível.
Ou melhor, tudo poderá ser visto…dependendo da quantidade de “matéria” que nos faz ver as coisas → LUZ.
Estudos já apresentados sobre as linhas de que tanto se fala, relatam que a única particularidade desta é a aproximação da negação da refracção…ou seja a luz quando lhe bate é absorvida em grandes quantidades – provocando uma ilusória invisibilidade.
Portanto estamos a falar de um elemento – Fluorcarbono que devolve menos quantidade de luz que uma linha normal, seja ela Nylon ou Multifilar.
Por convenção esta linha só deveria ser usada nos momentos em que a água está espelhada conjugada com a grande quantidade luminosa do dia.
Para mim faz-me alguma confusão usar-se linhas XPTO (fluorcarbono) extremamente caras…mas muito mais fracas que as linhas normais (mono) em qualquer momento…sem se saber porquê…então à noite…
…é deitar dinheiro fora.

DNN
sargalhão
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Mensagem por sargalhão »

Mas os anteriores subtemas deste debate de ideias incidem fortemente na abrasão e resistência…etc das linhas.
Penso, novamente…que perante o presente tema do fórum – “fio para a pesca à bóia” terá (teria) que ser abordado a qualidade / especificidade da linha em relação a outros fortemente factores determinantes para que seja possível usar uma ou outra linha.
Já vi que o pessoal por cá pesca forte. Para o efeito usa canas híbridas ou de características pouco específicas para a real pesca à bóia.
Naturalmente com uma cana de acção 80 / 100 ou mais gramagem de acção, uma monofilar não vai dar a resposta desejada na acção de pesca aquando do trabalhar do peixe.
Para mim quando se fala de pesca à bóia…5 / 10 / 15 ou no máximo 30g de capacidade de acção…para a cana.
Estou a falar de uma verdadeira cana para pesca à bóia, onde para além desta gramagem…que implique uma maior leveza no manuseamento prolongado → 4 / 5 / 6 horitas com a cana na mão, poderemos ter a confiança na acção parabólica da cana…fazendo com que seja mais fácil trabalhar qualquer tamanho / tipo de peixe…com linhas de espessura irrisória…até mesmo 0,10 / 0,08 e por aí.

DNN
Responder