Fio para pesca à boia

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Fio para pesca à boia"
na nova versão do site.

gamboa
Mensagens: 12
Registado: quarta jul 30, 2008 9:39 am

Fio para pesca à boia

Mensagem por gamboa »

Bom dia

Gostaria que me ajudassem no seguinte:
Para a pesca à boia na Figueira da Foz que fio me aconselham?
Queria um fio que desse mais ou menos para todo o tipo de espécies, para não estar sempre a mudar de bobine.
Desde já o meu obrigado pela vossa disponibilidade

Jorge Gamboa
Coimbra
Avatar do Utilizador
romeu32
Utilizador Regular
Mensagens: 1811
Registado: segunda mai 19, 2008 3:39 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por romeu32 »

Ora assim de repente....
Multifilamento entre o 0.16mm a 0.20mm.
Chega e sobra para todo o tipo de pesca a boia.
Depois se deres mais promenores do tipo de pesca que vais fazer,em que tipo de pesqueiros etc..etc... ai podemos ser mais tecnicos e até posso mudar de opiniao.
Abraço.
Avatar do Utilizador
coolman
Mensagens: 43
Registado: sexta out 30, 2009 5:35 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por coolman »

romeu32 Escreveu: Multifilamento entre o 0.16mm a 0.20mm.
Nunca me deu para esprimentar o muintifilamento, já agora podes dar uma dica esse tipo de fio não e muinto afundante ?
Avatar do Utilizador
sargalhão
Mensagens: 112
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por sargalhão »

Bem… multi-filamento é que não aconselharia p’ra pescar à bóia.

Por norma esta linha é usada em duas ou três situações muito próprias:
Em pesca de alto mar…por uma questão da relação peso / espessura – para grandes peixes 100 / 200 / 300 quilos, se fosse usado mono-filamento…teríamos que usar uma corda…
Na pesca embarcada…também se usa – por questões de sensibilidade ao toque, nas grandes profundidades.
Pela mesma analogia ao toque, no Surfcasting (pesca ao fundo) de competição usa-se muito, em especial os 0,03 / 0,06 / 0,08…até 0,12. Mas mesmo assim os grandes craques da modalidade não a usam.

Na pesca à Bóia…essa sensibilidade ao toque é completamente desnecessária, visto que para isso existe a própria bóia que irá fazer esse papel de sinalização.
Francamente não vejo qualquer vantagem em usar-se multi-filamento na pesca à bóia, ainda mais se a cana for exclusivamente para essa finalidade.
Pelo contrário uma linha este tipo só provocará imensas perdas de peixes visto que a elasticidade da linha é nula. → Um dos princípios da pesca à bóia → elasticidades das linhas, mesmo de baixa espessura ajuda não só a trabalhar o peixe como a cansa-lo.
Pescador experiente na Bóia raramente usa uma linha superior a 0,16 no carreto (quanto mais fina – mais elasticidade).
Mesmo que o peixe seja bem superior em peso à relação / capacidade da linha a linha nunca se partirá, em especial quando fora do carreto existir 50 ou mesmo 100 metros de linha.
100 metros de linha fora do carreto, com um bom peixe preso na extremidade poderá equivaler uns razoáveis 110 metros…porque a linha vai esticar.
E esse “esticanço” da linha funciona como um simples amortecedor…cansado inevitavelmente o peixe.
Mas atenção que esta bitola do 0,16 não deverá ser considerada como norma. A relação – espessura da linha / acção da cana é que determina o êxito das capturas.
Outra das situações a considerar é o próprio levantamento do peixe da água…um bocadinho mais complexo.
Quem usa esta linha (geralmente mata mais peixe) mas faz-se acompanhar por um xalavar / camaroeiro (ou outra termo qualquer regional), para poder com segurança “enredar” os nossos amigos de maiores dimensões.

Agora também poderá ser um bocadinho estúpido usarmos 0,16 no carreto e 0,25 (por exemplo) no estralho…vai dar asneira.
Aconselharia uma boa linha mono-filamento (não abrasiva) de 0,22…que daria para tudo, mesmo para uma cana de acção relativa.

Duarte Nuno Nóbrega
Avatar do Utilizador
romeu32
Utilizador Regular
Mensagens: 1811
Registado: segunda mai 19, 2008 3:39 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por romeu32 »

Não deixo de concordar contigo,mas cada pesqueiro faz determinar o que vamos usar.
Sem duvidas que prefiro pescar com mono do que multi,mas nem sempre isso posso fazer,derivado aos pesqueiros.
Mas séra sempre uma e boa discussao este tema.
Abraço.
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por pedrolourenco79 »

sargalhão Escreveu:Bem… multi-filamento é que não aconselharia p’ra pescar à bóia.
Boas Duarte

Mais uma vez afirmo que cada situaçao é um caso a ser estudado....
Nós aqui no norte temos pesqueiros que das duas uma .. ou pescamos com multi ou tinhamos que pescar com 0,50 no minimo ( e há quem o faça). Há pesqueiros aqui no rio douro por exemplo que sao autenticos buracos, mas que normalmente é onde o peixe come. E quando um peixe de 4 ou 5 ou até 6 kg se lembra de ir ao nosso caranguejo, só dá tempo para uma coisa... puxa-lo á tona! deixar o peixe levar 2 ou 3 metros de linha, o que na corrente em que pescamos é o mais facil, é sinonimo de perder o peixe de imediato. assim preferimos pescar com o multi, e sempre sem embraiagem. Trabalha-mos o peixe com o carreto destravado e depois vamos compensando com a cana e com o trabalhadar nos dois sentidos do carreto.
Em Aveiro nas douradas, passa-se o mesmo. Em zona de pedra brava, a pescar com correntes que fazem uma chumbada de 200 grs voas debaixo de agua, temos necessidade de mal o peixe é ferrado, levantar o peixe á tona impedindo de o mesmo ir á pedra no fundo, assim como impedir que a linha do carreto bata nos patamares do molhe que possuimos á nossa frente . Esta questao dos patamares é outra de grande relevancia: se nao podemos pescar á borda de agua ou se temos obstaculos á nossa frente, ao pescarmos com monofilamento se a linha em tensao bate na pedra ou no patamar com um peixe bom ferrado, parte de imediato, enquanto e pescarmos com o multi isso nao acontece....

Venham de lá mais opinioes que a conversa vai interessante :fixe:
Avatar do Utilizador
sargalhão
Mensagens: 112
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por sargalhão »

Por acaso já presenciei esse tipo de pesca – Robalos de 5 /6 / 7kilos, em pesca com bóia, na Figueira.
Mas francamente não sei se este tipo de pesca com Bóia poderemos de classifica-la de simples pesca à bóia.
Acho mesmo que são situações distintas. Nesta por exemplo, a dos robalos, a bóia, embora grande, só serve para suster a generosa isca (caranguejo) na corrente e um pouco mais…talvez uma pequena oliveti.
A sinalização de toques, é coisa que raramente acontece, visto que os peixes alvos de captura estão no topo da cadeia alimentar – Super-predadores. Estes quando atacam…é vorazmente…e a bóia…já foste.
Compreendo todas as justificações que me possam dar para a utilização do multi-filamento, no entanto poderei vos dizer que…até um dia…
Até um dia porque perante uma linha cuja elasticidade é nula, algo vai ter que servir de amortecedor. E em muitas circunstâncias a elasticidade da cana não chega.
O nosso corpo; os nossos braços, a nossa coluna vai ter que compensar a falta de um amortecedor eficaz.
Por experiência própria (por estes lados não temos robalos), aquando da captura de pargos…sim…sim pargos de pesca á bóia na costa, os bacalhaus também por vezes são de dimensões XXL e…á foi armado em pescador…com o último material da moda…também com multi-filamento 0,23 apanhar um bichano.
…Pois…apanhei um…mas rasgou-me o músculo do braço e parte de outro nas costas.
Resultado – F_ _ _ o meu ano de competição…e andei feito num oito durante uns meses.
Por isso…meus amigos, multi-filamento, só mesmo em surfcasting…e no máximo 0,15.

Duarte Nuno Nóbrega
Avatar do Utilizador
Nunocosta38
Mensagens: 263
Registado: segunda jun 15, 2009 8:14 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por Nunocosta38 »

Boa noite a todos! Ora aqui um tema bastante interessante e todas as opiniões são bem vindas! Eu vou deixar aqui a minha opinião, eu não sou um pescador frequente de bóia mas também pesco... Primeiro ponto: primeiro temos de ver as condiçoes do pesqueiro, segundo ponto: vamos pescar ao robalo ó sargo ou outra especie? bom relativamente ao robalo sabemos que é predador nato ou seja quando ataca o isco é forte e feio se tivermos a pescar numa zona de pedras na minha opinião o monofilamente trás desvantagens, ora se estamos numa zona de pedras a trabalhar um robalo de 5 ou 6 kg qualquer contacto com as pedras pode ser fatal para perdermos o peixe, numa zona de areia concordo plenamente com que disse o nosso amigo Sargalhão... Relativamente ao sargo, iniciei á pouco tempo essa pesca, mas tenho a sorte de pescar com pescadores muito conceituados de Coimbra, para quem conhece malta de Coimbra, são o Jorge Saul e o Henrique das bóias, posso dizer que só pescam com multifilamente, são pescadores que conhecem bem os melhores pesqueiros de Portugal inclusive Espanha... Como foi dito e muito bem no multifilamento é mais façil sentirmos o toque tem a desvantagem para um peixe que venha mal ferrado, mas há forma de combatermos essa situação por exemplo, na pesca ao sargo que temos feito utilizamos canas de 7 metros o que nos dá para nós fazermos um estralho com 6 metros, com o estralho de 6 metros monofilamente vai amortecer as pancadas do peixe... É uma mera opinião mas cada um tem de saber escolher entre uma linha e a outra, é só uma questão de exprimentar e tirarem conclusões, abraço a todos!
Responder