Muitas dúvidas...

Spinning / Corrico na Costa

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Muitas dúvidas..."
na nova versão do site.

flex
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

Gato Escreveu: Ao corricares,vai fazer com que a borrachinha trabalhe tipo "ventoinha" o que vai atrair os nossos amigos.
:roll: eu sei que as opiniões divergem :mrgreen: ...mas é num ondular sinusoidal, que risca á superficie num rasto de pequenas bolhas, que procuro o "trabalhar" correcto das minhas borrachinhas.... aquelas que enganam os robalos á procura de uma presa fácil

Liliana:

Anzóis apropriados (os ref. pelo amigo Simões) e destorcedores de barril nº 5 ou 6 são essenciais para conseguir montar borrachas com um trabalhar "convidativo"... a falta de "feedback" no bulbo deve ser compensada com a convicção de que temos as amostras bem montadas e a trabalhar na velocidade certa... o melhor será experimentar num plano de água limpida onde é possivel testar cada uma e apreciar o seu desempenho...até na banheira é possivel "certificar" os nossos pingalins
:wink:
...quanto á montagem, deixo ao cargo do Simões... Mestre de mão cheia na arte de corricar... e não só :wink:

cumps salgados
atsimoes
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Mensagem por atsimoes »

Bem.. O Flex tem razão numa coisa, sou Mestre na arte do cavalheirismo :D numca nego nada a uma donzela :D ,
Vamos lá Liliana siga os meus passos :

1º Material necessário: Anzois já está dito e visto
Agora destorcedores nº 5 (para mim os ideais, devido á sua calibragem, nem muito grossos e pesados relativamente ao nº 4 , nem muito leves )

Agora as borrachas: Esta paleta de cores já se arranjam pintadas nas casas de pesca,caso não arranje poderei lhe mandar uma remessa por correio.Estas são as tonalidades para de noite em função da cor das aguas no momento. Devemos testá-las todas, durante a acção de pesca. Também funcionam para de dia, obviamente, e poderá comprar verdes, amarelas,brancas,azuis etc para de dia. Estas cores para de noite como sabe são devido ás formas e sombras que um robalo vê de noite.. Ele não vê cores de noite, apenas formas contrastantes, e numa agua lusa quanto mais apertadas forem as cores ao negro e opaco melhor.Há algumas excepções, mas isso ficará para a cartilha, vamos apenas concentrarmo-nos nesta matéria

Fervura das borrachas: Esta operação permite alongar a borracha 1 a 2 cms, amacia-la, adaptando-se á forma do anzol vmc. Também porque as borrachas vem muito curtas de origem.
Deve fervê-la com a cauda para cima, nunca mergulhe a cauda, isso deforma-a. A fervura são tres a quatro segundos, retire-a rapidamente e estique-a um a dois segundos , não mais, pois corre o risco de ruptura.
Anexos
Imagemrobalos 040.jpg
Imagemrobalos 077.jpg
Imagemrobalos 056.jpg
remador
Registado: sábado mai 27, 2006 5:29 pm

Mensagem por remador »

muito obrigado pelo seu convite atsimoes, por acaso já fui pescar 2 vezes para o aterro com o miguel (mikey) e carlos(bufa) daqui do site, foi uma pesca de surf casting a noite, não deu nada, hehehehehe, mas lá mais para a frente vamos combinar todos uma pescaria mais a sério, eu sou de santo tirso e chego aí rápido, já agora fique também com o meu nº. 91 991 78 43.
Abraço, e mais uma vez obrigado.

Mário (aranha) Gostas do meu nova avatar? hehehehehe.
vou-te dizer como foi. Grande pescaria nessa noite, xiiiiiiiiiiiiiii devias de lá estar, hehehehehehe. Mas nesse dia tavas em pisões, então eu mais, carlos(bufa), miguel(mikey), 3 amigos do miguel, abel, paulo mecanico, fomos todos para os blocos em s.jacinto pescar toda a noite, sairam no nosso grupo 3 sargos, 1 foi meu com 720grs. Daí o meu novo avatar tirado pelo carlos (bufa). Esta pescaria foi na semana passada. No dia seguinte a noite deu sargos até dizer chega, deve ter sido por causa da trovoada, mas eu não fui ](*,) o que saiu muito foi camarão, kilos deles. e grande, muito bom para a pesca, para quem tem aquário em casa para o por. Mas na semana antes fui para o triangulo, e tirei 4 sargos e mais de 30 robalotes, fiquei com 11 porque tinham embuchado o anzol até as tripas, o que foi pena. Tava uma noite com vento de rajada, impossivel pescar como devia de ser.
atsimoes

Mensagem por atsimoes »

Continuando:

Esticar a borracha e sua montagem: Colocar o anzol no destorcedor e apertar com o alicate. De seguida colocar a borracha. Este é o passo mais importante. o picar a borracha no sitio certo. O que se pretende de uma borracha é o seguinte:
imagine as curvas suaves e mais estreitas que serpenteiam aquela colina em direcção ao vale onde corre um rio , que desagua na idade da velhice num delta algures por aí.... Imagine um novelo de pequenas angulas(meixão), (enguias no seu estado translucido,) que em noite de lua cheia e maré viva vem do mar dos sargaços e mal toca a franja de um pequeno ribeiro , logo se desfaz na procura desenfreada pela vida, cada uma por si....Esta é a vida de um pingalim.Errante , á procura de um robalo, ligeiro como um lingueirão e lento como um caracol do mar, conforme o andamento que lhe quisermos imprimir.. Imagine uma coreana picada pelo anzol, o seu trabalhar não é helicoidal, é serpenteante.
Anexos
Imagemrobalos 074.jpg
Imagemrobalos 065.jpg
Imagemrobalos 063.jpg
atsimoes

Mensagem por atsimoes »

Continuando:

Amarrar a borracha ao destorcedor: Isto permitirá , manter a borracha sempre no sitio certo, não provocando o seu deslizar. Mesmo dentro de água , com a borracha pelas suas costas, o impacte da saida da agua é imenso, pelo que este amarrar dá-lhe a segurança necessaria
Anexos
Imagemrobalos 066.jpg
Imagemrobalos 068.jpg
Imagemrobalos 006.jpg
atsimoes

Mensagem por atsimoes »

Agora vamos corar uma borracha:

Compre amarelas., um marcador vermelho á prova de agua, algodão e alcool. A tonalidade pretendida é o laranja. A côr mais alanjada carregada ou não sairá da sua escolha e da passagem do marcador varias vezes secando e passando menos alcool. Esta cor é mortal para o mês de Maio, mes das trovoadas, quando a cor da agua está de um verde garrafão .Também é muito boa para o por-do-sol , noite e amanhecer
Anexos
Imagemrobalos 026.jpg
Imagemrobalos 082.jpg
Imagemrobalos 016.jpg
Última edição por atsimoes em sábado set 01, 2007 6:12 pm, editado 1 vez no total.
atsimoes

Mensagem por atsimoes »

Contiinuando:_

Borracha já alranjada

Montagem do buldo : Uso sempre buldos de 80 grs, ás vezes 60 grs, o importante é sempre sentir o boião nas suas mãos, isto é:
Feche os ohos, e corricando nunca perca o boiao que flutua na agua.Sinta-o sempre!!Acompanhe a vaga, e corrique mais rapido ou mais lento, sentindo o movimento e a pressão do boião.Isso quer dizer que a borracha atrás vem sempre a trabalhar.A montagem do boião e destorcedor triplo , é uma forma , evita muito os enleios, ou da forma tradicional. Um clipe em baixo para o estralho e outro em cima para a madre,
Alfinetes da hiro nº 5 e destorcedores triplos da barros nº 2x2 .
A torçao da linha é sempre elimiinada pelo trabalhar dos dois destorcedores.O do boião e o da borracha. A linha do tenso agora estou usando a flomax. Memória quase nula. Há quem use fluor, é muito bom , mas caro.Um corricador nocturno gasta muito dinheiro com essa linha.Só o uso para de dia em dias ensolarados e aguas claras , quando eles estão dificeis, misturados com os cardumes de tainhas.
Anexos
Imagemrobalos 018.jpg
Imagemrobalos 023.jpg
flex
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

:lol:Tá tudo dito...agora mãos á obra :arrow:

=D> =D> =D> ...Mestre

Cumps salgados
Responder