Dúvidas sobre resistência a abrasão de linhas

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Dúvidas sobre resistência a abrasão de linhas"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Dúvidas sobre resistência a abrasão de linhas

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Caro "Boss", já da anterior situação, estivemos a debater este assunto, sem termos chegado a conclusões concretas, ficando cada um com a sua opinião.
paulo Escreveu:
Ir para exemplos específicos, para a pesca A ou para a pesca B, também não me parece que ajude, já que eu quando uso multi não tenho como único objectivo ter mais resistência com um fio mais fino, há outras variáveis em jogo e estas dependem e muito do tipo de pesca, zona de pesca, material, e até tipo de espécies alvo. Parece-me um bocado redutor no mínimo dizermos que pescamos com multi para não perder bóias nas pedras. :hummm:

Acho que a pergunta é simples e não direccionada a nenhum tipo de pesca.

O fio A de FC tem uma resistência real ao peso de 10kg, o fio B multi tem uma resistência ao peso idêntica. Dos dois qual é o que tem mais resistência à abrasão, aguenta mais o raspar nas pedras? :beer:
É óbvio que não vou à pesca para perder bóias, utilizo o multi, na pesca apeada, para os robalos e sargos, (além da embarcada), contudo como pesco com pedras em frente, e sobre elas, o mais fiável para mim é o multi.

Como colocas a questão fio com a mesma resistência real, 10 Kg para o multi e flour, não consigo dar uma resposta concreta, mas atrebo-me a opinar que o flour é capaz de resistir mais, ao roçar em pedras, ou outro local, contudo friso também que a diferença entre os diâmetros é o quadruplo do flour, sobre o multi, logo o roçar do fluor é provável que custe muito mais a partir.

Abraço.

Braga.

P.S. - Filipe fico aguardar pelos resultados desses testes.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Dúvidas sobre resistência a abrasão de linhas

Mensagem por Paulo »

TALIBAN Escreveu:Boas pescarias.

Caro "Boss", já da anterior situação, estivemos a debater este assunto, sem termos chegado a conclusões concretas, ficando cada um com a sua opinião.
paulo Escreveu:
Ir para exemplos específicos, para a pesca A ou para a pesca B, também não me parece que ajude, já que eu quando uso multi não tenho como único objectivo ter mais resistência com um fio mais fino, há outras variáveis em jogo e estas dependem e muito do tipo de pesca, zona de pesca, material, e até tipo de espécies alvo. Parece-me um bocado redutor no mínimo dizermos que pescamos com multi para não perder bóias nas pedras. :hummm:

Acho que a pergunta é simples e não direccionada a nenhum tipo de pesca.

O fio A de FC tem uma resistência real ao peso de 10kg, o fio B multi tem uma resistência ao peso idêntica. Dos dois qual é o que tem mais resistência à abrasão, aguenta mais o raspar nas pedras? :beer:
É óbvio que não vou à pesca para perder bóias, utilizo o multi, na pesca apeada, para os robalos e sargos, (além da embarcada), contudo como pesco com pedras em frente, e sobre elas, o mais fiável para mim é o multi.

Como colocas a questão fio com a mesma resistência real, 10 Kg para o multi e flour, não consigo dar uma resposta concreta, mas atrebo-me a opinar que o flour é capaz de resistir mais, ao roçar em pedras, ou outro local, contudo friso também que a diferença entre os diâmetros é o quadruplo do flour, sobre o multi, logo o roçar do fluor é provável que custe muito mais a partir.

Abraço.

Braga.

P.S. - Filipe fico aguardar pelos resultados desses testes.
Boas Braga,

Já na outra discussão o tema era o mesmo e o ponto pelo qual me bati também. Se formos para comparações entre fios com rupturas diferentes mas espessuras iguais, não há margem para dúvidas, ganha o multi. :fishcool: Mas acho que em várias situações uma tentativa de esclarecimento da dúvida perante fios com espessuras diferentes mas com pontos de ruptura iguais pode ser interessante, já que em alguns tipos de pesca (tal como acho) pode haver vantagem em utilizar exclusivamente mono em detrimento de uma montagem de multi com mono. :fixe:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Dúvidas sobre resistência a abrasão de linhas

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Caro "Boss", acho que de maneiras diferentes cada um tem a sua cota parte de razão, senão vejamos, se formos para os diâmetros iguais, entre o multi e o fluor, pelo que li, todo o pessoal dá maior resistência ao multi, mas se formos para cargas iguais, quilos que suportam os aludidos fios, também me parece que deste modo será o fluor a ter maior resistência, (tendo em conta o diferencial do diâmetro :hahaha: ). :fixe:

Abraço.

Braga.
glbarth
Mensagens: 32
Registado: domingo mai 09, 2010 10:02 pm

Re: Dúvidas sobre resistência a abrasão de linhas

Mensagem por glbarth »

O assunto está tomando rumos interessantes!
A boa vontade dos colegas em chegar a uma conclusão é bonita de se ver.
Parabéns. =D>
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Dúvidas sobre resistência a abrasão de linhas

Mensagem por FILIPEPC »

O assunto não está esquecido, tenho tido uma semana muito complicada, devido a trabalho, e tive que adiar os testes. Se tudo correr bem a ver se este Domingo os faço. Abraço.
glbarth
Mensagens: 32
Registado: domingo mai 09, 2010 10:02 pm

Re: Dúvidas sobre resistência a abrasão de linhas

Mensagem por glbarth »

FILIPEPC Escreveu:O assunto não está esquecido, tenho tido uma semana muito complicada, devido a trabalho, e tive que adiar os testes. Se tudo correr bem a ver se este Domingo os faço. Abraço.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Obrigado filipepc, aguardo com espectativa...
Um abraço
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Dúvidas sobre resistência a abrasão de linhas

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Eu também vou ficar a aguardar Filipe.

Abraço.

Braga.
Responder