Dúvidas sobre resistência a abrasão de linhas

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Dúvidas sobre resistência a abrasão de linhas"
na nova versão do site.

glbarth
Mensagens: 32
Registado: domingo mai 09, 2010 10:02 pm

Dúvidas sobre resistência a abrasão de linhas

Mensagem por glbarth »

Prezados colegas pescadores, fiquei intrigado com o que vi no vídeo abaixo. O teste para a comparação da abrasão mostrado é bastante primário, dá vontade de rir... mas tem relativa validade. São comparadas linhas de fluor carbono, nylon e multi- filamento.Tenham paciência em assiti-lo e por favor me comentem o resultado, segundo vossos pareceres.
Obrigado

Última edição por Paulo em terça mai 11, 2010 9:50 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Colocar player no site
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Dúvidas sobre resistência a abrasão de linhas

Mensagem por FILIPEPC »

Bem, o teste não me diz nada, por um motivo, não temos forma de saber se a força utilizada foi sempre a mesma, aquilo é feito a braço.
Quanto aos resultados, bem nada que não se saiba, o multi é mais forte, e o powerpro é uma boa linha.
glbarth
Mensagens: 32
Registado: domingo mai 09, 2010 10:02 pm

Re: Dúvidas sobre resistência a abrasão de linhas

Mensagem por glbarth »

FILIPEPC Escreveu:Bem, o teste não me diz nada, por um motivo, não temos forma de saber se a força utilizada foi sempre a mesma, aquilo é feito a braço.
Quanto aos resultados, bem nada que não se saiba, o multi é mais forte, e o powerpro é uma boa linha.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Caro felipepc, com certeza o multi é mais forte em termos de resistencia à tensão, mas em relação à resistência à abrasão sempre tive o conceito que as de fluor carbono eram melhores respeitando a mesma libragem. Será que eu estava equivocado este tempo todo ?
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Dúvidas sobre resistência a abrasão de linhas

Mensagem por FILIPEPC »

Isso já deixo para quem já fez algum teste... Para mim fluoro uso só por ser mais invisível do que as mono ou fluorocoated, não por outro motivo. Sinceramente não fiz esse tipo de testes, e raramente ligo ao que as linhas ou representantes apresentam. Gosto de fazer os meus testes.
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Dúvidas sobre resistência a abrasão de linhas

Mensagem por FILIPEPC »

No entanto faz o seguinte raciocinio... Abrasão, é o mesmo que raspar, desgastar, logo as linhas fluoro não poderiam ser, pois são linhas mais frágeis. Acho que a linha que mais aguenta o raspar, é sem duvida o multi, logo para mim está respondido. Por exemplo eu pesco à boia com multi, sabes porquê? Não é para lançar mais, nem para o carrete levar mais linha, mas para não perder tantas boias, pois a linha quando prende nas rochas, o multi garante-me que posso dar uns esticões, que não parte, logo se abrasivo, é algo que desgasta...
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Dúvidas sobre resistência a abrasão de linhas

Mensagem por Paulo »

Pois Filipe, eu não penso assim. [-X [-X

Se compararmos com espessuras iguais é lógico que o multi é mais resistente à abrasão.

Se compararmos com resistência (Kg) iguais continuo a achar o mono mais resistente à abrasão. Um multi que aguenta 5 Kg parte mais facilmente que um fluor que aguenta 5Kg. Essa continua a ser a minha ideia e pela experiência pratica na pedras parece-me que é realmente assim. Mas acho que já tivemos esta divagação por aqui há uns tempos. :join:
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Dúvidas sobre resistência a abrasão de linhas

Mensagem por FILIPEPC »

ok, mas estás a pensar em kilos e eu em diâmetros iguais. Um multi 0,19 power pro anuncia 13 kilos(e nem é das que anuncia mais), um fluoro para aguentar isso deve ter que ser um 0,45, é uma diferença brutal. Eu pwnso nos diametros porque me guio por eles. Para ires pescar à boia, mais facilmente usas o multi 0,19 do que o mono 0,45, porque seria demasiado. Daí eu achar que o multi é bem mais resistente às pedras, porque me permite ter segurança com diâmetros muito finos.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Dúvidas sobre resistência a abrasão de linhas

Mensagem por Paulo »

Isso que que cada um anuncia é uma coisa o que realmente aguenta é outra.

Basta comparares por exemplo um multi 0,15 com um bom flúor 0,35

O que digo é que na pratica os multi, mesmo os 0,20 quando apanham "coisas" na pedra, basta dares um "puxãozinho" para cortarem. :fixe:
Responder