Dúvidas sobre resistência a abrasão de linhas

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Dúvidas sobre resistência a abrasão de linhas"
na nova versão do site.

Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Dúvidas sobre resistência a abrasão de linhas

Mensagem por Paulo »

pedrolourenco79 Escreveu:E Partia por onde?? :hummm:
Bem respondendo, partia no multi como é óbvio, se o multi ficava todo emaranhado nas pedras. O que não lhe faltava era sítios para partir.

Agora Pedro e Filipe, um pesca a 14 metros, outro a 6 metros, com baixadas dos 1 aos 4 metros. É isto, certo?

Vou pegar nos 14 metros mas serve para os 6 ou para qualquer outra profundidade bastante maior que a baixada, e questão aqui é esta, a pedra que os vossos pesqueiros têm no fundo tem quantos metros de altura, então a pescar em zonas de pedra onde tão depressa entram com 1 metro dentro de buracos, como entram com 5 metros ou mais metros ultrapassando facilmente a baixada de FC? Pedras cravadas de mexilhão, percebe, algas, etc??? Ou estão a pescar em locais (tipo molho leste aqui em Peniche) que têm meia dúzia de pedras à frente (onde o comprimento da cana na maior parte das vezes as passa perfeitamente) e depois o fundo é +- regular, não interessando muito aqui se é pedra ou areia?

É que desculpem, para me dizerem que o multi não prende, devem certamente estar a falar de pesqueiros do último tipo. É que se ainda fosse spinning ou corrico em que a recuperação é rápida e onde muitas vezes o constante movimento evita as prisões, agora numa pesca lenta como à bóia, acho difícil o multi andar a passear no meio de pedras "cheias de vida" e não prender. :hummm:
glbarth
Registado: domingo mai 09, 2010 10:02 pm

Mensagem por glbarth »

Tabelando as linhas e os resultados do vídeo, podemos fazer melhor avaliação e análise:

1 - Fluor carbono Stren de 12 lb - rompeu com 1,5 voltas
2 - Mono red wolf de 20 lb - rompeu com 3,5 voltas
3 - Multi Fire line de 14lb (correspondente ao diâmetro de 6 lb da mono) - rompeu com 2 voltas
4 - Multi Fire line de 30 lb (correspondente ao diâmetro de 12 lb da mono) - rompeu com 6 voltas
5 - Multi Fire line de 80 lb XDS (correspondente ao diâmetro de 24 lb da mono) - rompeu com + - 75 voltas
6 - Multi Power pro de 50 lb (correspondente ao diâmetro de 12 lb da mono) - rompeu com + - 110 voltas

Comentários preliminares:

A - nos ítens 1 e 3, colocando-se libragens parecidas na comparação, temos que os resultados do rompimento são parecidos. Temos aqui a briga entre Fluor carbono e multi compatíveis na libragem e diferentes na bitola.
B - nos itens 5 e 6, temos a Power pro de 50 lb superando a fire line de 80 lb, do ítem 5. Temos aqui a briga entre as Multi.

Conclusões pessoais:

1 - não é possível no meu entendimento que o comentário A, possa ser verdadeiro, pois contraría o que tenho lido e visto na prática!
2 - com relação ao comentário B, acredito sim em superioridade técnica da Power pro.

Sugestão:

Que tal discutirmos separadamente os comentários A e B. Definindo melhor a questão creio que fica mais fácil o debate...O que vocês acham?
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

"O Filipe trocou um 0.30 ( e o Asari Prestige 0,35 é que chega perto dos 10kg ! ) por um Power Pró 0.19 e parte menos... pois claro, o PP aguenta muito perto dos 10kg e o teu 0,30 ficava-se pelos 7kg ( e o PP tb não tem 0.19mm ) ...mais a mais aposto que não usas um 0,35 no estralho ...que é como diz, e bem, o Boss, o mais "castigado"...
Flex(julgo que te chamas Paulo), estás enganado quanto às resistencias. Eu tenho o falcon prestige e o 0,30 são 13 kilos e tal. Garanto. Sei o que tenho. Deixo um link do 0,28, em que já anuncia os 11kilos e tal:(http://www.lojapescaarimar.com/index.ph ... &Itemid=30)
O camo, da aiwa shima então:(0.30/11.900 - 0.32/15.900), e aqui levantei 10 kilos a brincar, não estava no máximo da sua força. O power pro, que testei partio aos 11 kilos., logo em força, são identicas.
Sinceramente, pouco me importa o que as linhas anunciam, eu só falo do que testo. A realidade Paulo´s, é que o multi não me faz perder boias, e o mono faz. E ambdas me embaraçam nas rochas, e estão cheias de mechilhão. Quem conheçe bem a cova do vapor, sabe disso. O problema do multi, ainda é eu achar que quando cria novelos é tramado, de soltar, aquilo puxa puxa, e não sai. Não posso, nem quero dizer que tenho razão, mas isto(a experiência na acção dita de pesca), fez-me perceber a mim, e a 90% dos velhos carolas da zona, que o multi bate o mono aos pontos. Não usamos o multi para lançar mais longe, porque ali não faz muita diferença. Pescamos a vá lá 20 metros, por vezes chegamos a pescar a 7 8 metros de distância. Qualquer linha vai lá. Usa- se o multi, porque resiste mais, e defende mais as nossas boias de cortiça, que custam 3 euros cada.
Paulo ( O BOSS), este pontão tem pedra para aí uns 30 metros ou 40 para a frente, pescamos em cima e dentro dela, com os 4 a 7 metros de altura, para poder pescar em cima delas, onde o sargo se alimenta, e está nos buracos. Tentamos por-lhe quase o anzol na boca. Não pescamos em areia. Aquilo é pedra, não é lage, mas sim muita pedra, cravada de mexilhão,lapas, percebes...
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

Continuo como o filipe (Sr Enciclopedia :hahaha: ). PAra mim a diferença é mesmo essa... com multi pode ficar lá o tenso mas olivete e boia vÊm sempre e para mim isso é poupar dinheiro.
Ainda no fim de semana passado, no conhecido cemiterio´de chumbo que dá pelo nome de tringulo , ali pleos lados de aveiro, a pescar ás douradas, perdi só eu umas 8 ou 9 chumbadas. No entanto pescando com multifilamento 0.17 no carreto e montagem com apenas 70cms de comprimento de 0.40, nunca me partiu o multifilamento mas sim sempre pelo 0.40... :pay:
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Ok... eu quando prendo no nylon realmente (atenção que isto não tem nada a ver com resistência à abrasão), quem parte é o nylon, até porque normalmente o que uso têm uma menor resistência à tensão que o multi. Mas repito isto não tem nada a ver com resistência à abrasão. Quando prendo daquela forma que tenho de andar a roçar o fio de um lado para o outro, tenho e sempre tive a impressão que o multi parte mais facilmente que o nylon.

A questão é dois fios de resistência à ruptura igual, um de FC, outro de multi, qual o que dura mais com o andar a raspar nas pedras. A minha experiência diz que é o FC, mas podem ser estas pedras aqui que são diferentes das vossas. :join:

Pegando no post glbarth , acho uma boa ideia a sugestão, e parece-me que o que estamos a tentar ver é A:
A - nos ítens 1 e 3, colocando-se libragens parecidas na comparação, temos que os resultados do rompimento são parecidos. Temos aqui a briga entre Fluor carbono e multi compatíveis na libragem e diferentes na bitola.
1 - Fluor carbono Stren de 12 lb - rompeu com 1,5 voltas
3 - Multi Fire line de 14lb (correspondente ao diâmetro de 6 lb da mono) - rompeu com 2 voltas

Mesmo neste teste feito à "manápula" não há assim diferenças abismais. Ou seja, pegando no vídeo nem eu, nem vocês têm razão, as diferenças são irrelevantes. Mas Filipe faz aí um teste dos teus. Arrnaja um FC e um Multi que "partam" +- com o mesmo peso. Depois testa qual em termos de abrasão parte primeiro. :beer: :fixe:
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

:pay:
paulo Escreveu:1 - Fluor carbono Stren de 12 lb - rompeu com 1,5 voltas
Epá mas atençao, que o multi mesmo assim tem metade do diametro do Fluor carbono.. Nessas espessuras até pode fazer pouca diferença em acçao de pesca, mas transponham isso para multi e monos de maiores espessuras e vao ver a diferença... Um multi 0.30 deve agoentar bem mais que uma linha 0.70 :pay:
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

pedrolourenco79 Escreveu::pay:
Epá mas atençao, que o multi mesmo assim tem metade do diametro do Fluor carbono.. Nessas espessuras até pode fazer pouca diferença em acçao de pesca, mas transponham isso para multi e monos de maiores espessuras e vao ver a diferença... Um multi 0.30 deve agoentar bem mais que uma linha 0.70 :pay:
Pedro pá esquece as espessuras :pau: , que aí não há dúvida, um bom multi têm obrigação de ser mais resistente que um mono com o dobro da espessura. Tal como se calhar um cabo de aço tem a mesma obrigação em relação ao multi.

Aqui em Portugal é que há muito a mania das espessuras, vais para os países anglo saxónicos e o que conta é o peso, a resistência ao peso, e as comparações são feitas com base nisso.

É o que tenho estado a falar e é essa a comparação que se deve fazer, é um multi vs um FC vs um Nylon com a mesa resistência em termos de peso. :dificil:
glbarth
Registado: domingo mai 09, 2010 10:02 pm

Mensagem por glbarth »

paulo Escreveu:
pedrolourenco79 Escreveu::pay:
Pedro pá esquece as espessuras :pau: , que aí não há dúvida, um bom multi têm obrigação de ser mais resistente que um mono com o dobro da espessura. Tal como se calhar um cabo de aço tem a mesma obrigação em relação ao multi.

Aqui em Portugal é que há muito a mania das espessuras, vais para os países anglo saxónicos e o que conta é o peso, a resistência ao peso, e as comparações são feitas com base nisso.

É o que tenho estado a falar e é essa a comparação que se deve fazer, é um multi vs um FC vs um Nylon com a mesa resistência em termos de peso. :dificil:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

É isso pessoal, acho que pegamos o espírito da questão.....a discussão está interessante =D>
Responder