-a conversa tornou-se animada
Parece-me que a questão da bóia distorce um pouco as coisas: tal como no spining há vantagem em usar linhas mais finas para uma mesma carga de rotura...logo a escolha logica será o multi (em certas condições de pesca costeira...pois não me apanham a pescar Trutas em águas lusas com multi

)... Já no surfcasting o mono tem inegáveis vantagens (o preço, a fluidez na saida de fio e o não fazer nós impossiveis e acabar com a "festa" com um lançamento mal feito)...como tal a discussão só me parece fazer sentido em função de técnicas e situações especificas. testes com rigor cientifico: procurem na net, há por ai alguns
O Filipe trocou um 0.30 ( e o Asari Prestige
0,35 é que chega perto dos 10kg ! ) por um Power Pró 0.19 e parte menos... pois claro, o PP aguenta muito perto dos 10kg e o teu 0,30 ficava-se pelos 7kg ( e o PP tb não tem 0.19mm

) ...mais a mais aposto que não usas um 0,35 no estralho

...que é como diz, e bem, o Boss, o mais "castigado"...
Quando o fio parte , parte sempre no ponto mais frágil... e para ligações entre multi-mono com cargas de rotura semelhante, parte no nó mais fraco

(no spinning , e com um nó decente e bem executado multi-mono, parte no nó do clip

) Para cargas de rotura semelhantes, o mono leva vantagem na resistência á abrasão...melhores os Fc e fluorcoating e no caso dos multi os fusionados.
Ainda bem que temos tantos e tão variados tipos de linhas para evoluir nas nossas técnicas de pesca
como dizem os Ingleses,
Tight lines ...sejam eles multi ou mono