SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS..."
na nova versão do site.

TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
Ramiro Escreveu:Exactamente Braga, não podemos descurar também essa vertente de saúde pública.

Voltando aos peixes sem medida, uma das formas em que podemos tentar evitá-los e sermos mais selectivos é usar anzóis um pouco maiores que o habitual. Não oferece garantias mas aumenta as probabilidades de não ferrarmos peixe miúdo.
:boia:
É verdade que com os anzóis de tamanho maior a probabilidade de se ferrar peixe pequeno é menor mas não é impossível, pois já tive uma caso desses, com um sargo, um pouco maior do que um relógio, ferrei com anzol 1/0 e ele não tinha boca para a curvatura do anzol.

Abraço.

Braga.
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

TALIBAN Escreveu:Boas pescarias.
Ramiro Escreveu:Exactamente Braga, não podemos descurar também essa vertente de saúde pública.

Voltando aos peixes sem medida, uma das formas em que podemos tentar evitá-los e sermos mais selectivos é usar anzóis um pouco maiores que o habitual. Não oferece garantias mas aumenta as probabilidades de não ferrarmos peixe miúdo.
:boia:
É verdade que com os anzóis de tamanho maior a probabilidade de se ferrar peixe pequeno é menor mas não é impossível, pois já tive uma caso desses, com um sargo, um pouco maior do que um relógio, ferrei com anzol 1/0 e ele não tinha boca para a curvatura do anzol.

Abraço.

Braga.
Isso mesmo, Braga. Por isso eu sublinhei a palavra 'tentar'. :fixe:
Às vezes, esses pequenos garganeiros armam-se em abusadores e penduram-se em anzóis quase do tamanho deles próprios. :moca: :hahaha: :hahaha:
alexgui
Registado: domingo out 29, 2006 6:23 pm

Mensagem por alexgui »

Dois temas que para mim são da maior importância e que me tiram do sério. Concordo com tudo o que foi dito anteriormente.
Relativamente ao tamanho acho que a única atitude que podemos ter e que poderá resultar é o exemplo, doutra forma até somos insultados e não só: uma vez estava á pesca e apanhei dois alcorrazes, um em cada anzol aì com uns dez centimetros e por sorte mal ferrados pois os anzois eram nº 2 e vieram presos pelos beiços inferiores, comentário do colega do lado: fritinhos com arroz de tomate!!!!: resposta ao mesmo tempo que os devolvia: não gosto de peixe frito nem de arroz de tomate!!.
:moca:
Situação do lixo nos pesqueiros incuindo tainhas e xarrocos : além de cuspirem no próprio prato, tendo em conta o aspecto benéfico que as tainhas têm no ecosistema, assim como os xarrocos pois não há desperdício que fique na zona onde estão,o apodrecimento ou o consumo pelos ratos que proliferam nos pontões por exemplo são um problema real de saúde pública. Não sei se souberam de uma criança que morreu por um vírus transmitido por ratos através de uma lata de coca cola : não se deve beber por latas!!!!! pois não sabemos onde estão armazenadas :grrr: Nos nossos locais de pesca quanto mais lixo existir mais pomos a nossa vida em risco e a dos nossos familiares. A :boia: tem que ser um devertimento.
Um abraço a todos
Ramiro
Utilizador Regular

Mensagem por Ramiro »

Temos todos de empurrar para o mesmo lado. :fixe:
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Boas Leo, já te respondi por outros mundos, mas a minha opinião é similar à do Ramiro, Não posso aceitar os que deixam peixes a morrer, nem quem pesca esses peixes de propósito, mas basta pensar em quem faz competição... O castigo que lhes dava era obrigá-los a comer as tainhas, não concordo nada, mas tenho que respeitar, infelizmente.
Para mim peixe embuchado, morre, logo fica ao parecer de cada um, sabendo que se fores apanhado, sabes que é dificil, que acreditem em ti, pois é uma desculpa fácil.
Eu como já o fiz, e assumo-o sem problemas(no caso dos robalos, que pena me dá embuchar tantos na ordem dos 25 cm, mas nada posso fazer, pesco com anzóis relativamente grandes, são os que apanho os de quilo), olha ao menos como-os. Outras vezes, jogo-os à agua, depende, uma coisa é certo, deixá-los a morrer, ou estragar isso não deixo. Abraço.
Panca
Utilizador Regular
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Mensagem por Panca »

Não condeno, eu só uso o anzol 1 tambem mas o estapor do Robalo tem uma bocarra que ninguem imagina, ainda à dias pescava com pessoal que liberta tudo que não tenha medida e no qual concordo mas apanhei um robalo com mais ao menos 30cm e que ja estava morto de certeza pois estava mar forte e quando puxei nem dei por ele mas mesmo eu a dizer que estava morto eles fizeram-me libertar e concordei mas o que doi é saber que aquele não ia fazer nada a não ser alimento dos camarões. :wink:
ABEL POLICIA
Utilizador Regular
Registado: sábado set 11, 2004 11:00 pm

Mensagem por ABEL POLICIA »

Bom dia pescadores ,de facto também já assisti a esse tipo de atitude por alguns pescadores ,e estou a referir-me por exemplo á espécie " PEIXE ARANHA " , onde há pescadores que gostam de olhar para eles e vê-los ali com a arma de defesa levantada e a secar ao sol , eu quando ferro um aranha , desferro-o e lanço-o logo ao fresco :hahaha: :hahaha: :hahaha: . Também já me aconteceu chegar a certos pesqueiros e encontrar cxs de sardinha com algumas de sobra ,onde lanço-as logo á água . ´tal e qual como o mestre Ramiro refere , os camarões e carangueijos e outros seres vivos da fauna maritima tratam de resolver a questão e da melhor forma para o écosistema . :fixe: :fixe:

penso eu de que .................. :fixe:
Ramiro
Utilizador Regular

Mensagem por Ramiro »

FILIPEPC Escreveu:basta pensar em quem faz competição... O castigo que lhes dava era obrigá-los a comer as tainhas
Quem organiza essas provas (oficiais ou não e em que até as medidas legais não são respeitadas) devia de prever uma forma de conservar esse peixe e doá-lo nomeadamente a lares, abrigos, etc. :pay:
Responder