Melhor fio para pesca ao sargo???

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Melhor fio para pesca ao sargo???"
na nova versão do site.

lusitania
Registado: sábado jan 23, 2010 10:17 pm

Re: Melhor fio para pesca ao sargo???

Mensagem por lusitania »

-O felipec diz 0,25 ..............eu pensava num 0,35 extra-strong???????????? :hummm: :fixe:
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Sinceramente não me parece necessário... até porque continuo a axar que se for um bixo acima dos 2 kilos não se deve tentar puxar, mas sim "matá-lo", e depois ir de rabeca, se for até esse peso um bom fio aguenta, agora isto é tudo muito relativo... mas mesmo em altura um 0,35 já axo demasiado, é verdade que deixavamos de ter problemas em ele partir, mas o mais certo era não ter o mesmo nível de toques... A solução perfeita não existe... :fixe:
Mikeldourada
Registado: domingo set 20, 2009 9:53 am

Mensagem por Mikeldourada »

paulo Escreveu:Miguel penso que o Nuno e o Filipe já disseram quase tudo.

O fio que o Nuno usa é bom, já estive aqui em Peniche com ele e com uns colegas dele a ver e a aprender uma técnica de pesca à bóia que eles usam, e o fio içava sem problemas Sargos com mais de 1,5Kg.

Agora é como ele disse. há que ter sempre atenção ao fio, se está em boas condições, e mesmo assim em certas ocasiões pode partir.

Já agora quando dizes que o fio partiu, partiu onde? No empate, a meio??? É que por vezes o sítio onde parte diz-nos muito acerca da razão porque partiu. :fixe:
Bom dia pessoal, Ja agora agradeco as resposta dos amigos :fixe:

Amigo Paulo o fio partiu quando estava a iça-lo.....neste caso de dizer que foi o maior sargo que ferrei.... devia tar perto do kilo :122: :122:

O fio partiu na junçao com o estralho e partiu tb ca em cima na ponteira...ficando fio no ar... bastante mesmo...fiquei :huuum: :huuum:

Nunca tinha visto um fio partir em dois sitios ao mesmo tempo :122:

Coitado do peixito que levou uma xumbada de 20 gramas na boca :chora:

Abc e mais uma vez obrigado a todos....em pincipio vou mudar para 0.24 e vou ver a mudança...
FILIPEPC
Utilizador Regular

Mensagem por FILIPEPC »

Boas miguel, um sargo de um kilo, não é para partir com uma linha em condições, acredita companheiro, ´não é nada que não dê para içar.
partir em 2 sitios não é comum... normalmente ou parte junto ao nó, ou parte mesmo a linha, agora se foi as 2... mas junto ao estralho pode ser por o nó estar mal feito, com linhas finas convêm estarem muito certinhos...
Mas essa linha podia ter algum problema... mas faz aí uma coisa em casa e depois manda uma mensagem aqui a dizer o resultado... faz-lhe lá o teste, agarras na bobine e dás o nó na linha com um destreçedor dos que se põe a chumbada, depois põe lá um peso de cerca de 2 kilos(não ponhas mais), se não tiveres um peso desses, é simples usa um garrafão de água, enches um pouco menos de meio, e prendes o destreçedor na pega do garrafão... Sobes para cima duma cadeira, e devagar levantas(atenção à vista)
Já agora quanto a linha diz que aguenta...
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Pois Miguel é como o Filipe disse, não é para partir com uma sargo de quilo, ainda mais em dois sítios, ou o fio está "podre" ou então andou a raspar nas pedras e ficou muito "ratado".

Um 0,20 tem mais que obrigação de levantar um sargo desses. :boia:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Nunocosta38 Escreveu:
paulo Escreveu:Miguel penso que o Nuno e o Filipe já disseram quase tudo.

O fio que o Nuno usa é bom, já estive aqui em Peniche com ele e com uns colegas dele a ver e a aprender uma técnica de pesca à bóia que eles usam, e o fio içava sem problemas Sargos com mais de 1,5Kg.

Agora é como ele disse. há que ter sempre atenção ao fio, se está em boas condições, e mesmo assim em certas ocasiões pode partir.

Já agora quando dizes que o fio partiu, partiu onde? No empate, a meio??? É que por vezes o sítio onde parte diz-nos muito acerca da razão porque partiu. :fixe:
Boa noite Paulo! Precisamente tiveste ao nosso lado a ver a nossa técnica de pesca e na qual eu até estava a pescar com o seaguar 18,5 e não pariu com nenhum peixe, tenho estado bastante aterefado com trabalho mas assim que tenha uma aberta ligo-te para irmos fazer uma pescaria, abraço!
Nuno já sabes é só avisar. :fixe: Já cá tenho a Tica igual à tua, tenho de lhe dar uso ao lado de quem sabe. :fixe:

Abraço.
Mikeldourada
Registado: domingo set 20, 2009 9:53 am

Mensagem por Mikeldourada »

boas companheiros exprimentei o que o filipe disse.....tentei içar um peso de 2 kilos aki em casa

Do chao levantou cerca de um palmo e partiu.....de uma mesa nem sequer aguentou...puff partiu todo :122: :122:

Ca para mim algo ta mal....ate mesmo os fios que compro no lidl pas carpas que nao prestam...eles nunca partiram assim :no2:

Bem vou apostar em pincipio no falcon match 0.26 bobine de 300 mt....que me dizem? :)

abc pa todos os colegas pescadores :fishcool:
FILIPEPC
Utilizador Regular

Mensagem por FILIPEPC »

Boas mikel, hoje posso responder-te de uma forma mais específica, pois após estas dúvidas que tinhas eu fui fazer uns testes.
Começo por dizer que a trilene que vá mas é vender linha para a bósnia, nem imaginas as vezes que partiu. tentamos diversos nós, podendo ser daí o problema, mas nada. Olha a semana passada exprimentei diversas linhas, fiz milhentos testes, e descobri uma linha dentro de um preço apetecível, e tem muito fluorcarbono, que eu queimei-lhe a ponta. A suffix 100% fluorcarbon, é honesta, olha Mikel, eu exprimentei umas 10 linhas diferentes, e 3 ou 4 apresentaram bons resultados, mas apenas 2 levantaram à vontade o que anunciam. As restantes, nem de perto. Temos claros problemas com as linhas, que mentem abusivamente, e defendem-se com essa dos testes devem ser feiros dentro de água. Tangas. No caso da pesca que fazes então essa é para rir, porque tu queres uma linha que levante determinado peso. Ponto final. O que temos são linhas que anunciam 11 kilos e mal levantam 5, isto para mim é o suficiente para nunca mais as comprar. Volto às que realmente levantaram o peso que anunciam. A seauar surfcast, e a suffix. Olha a suffix custa 15 euros 190 metros, grande preço, ainda não levei à pesca, mas o diametro que usei anunciava 6,4 kilos, eu levantei 7 kilos com ele. Fiquei super satisfeito, queimei a ponta e pretinha, assim que a usar digo qualquer coisa. Prefiro que a linha lá me ponha que um 0,35 só levanta 6 kilos, e levantá-los, do que me dizer que levanta 15, e parte com 5 kilos. As pessoas, também são enganadas porque querem, o pescador vê uma linha que diga que aguenta 20 kilos, ficam malucos, mas nem imaginam se isso corresponde à verdade, ou não. E eu digo isto para alertar os outros, para não cometerem o tal erro que eu cometi em tempos, por ficar abismado com o que as linhas anunciavam, e depois eram grandes barracas. As outras linhas que tiveram boas performances foram Falcon prestige, e titanium, aiwa shima camo, trabucco surfcast, prosargos ocean power. A trilene é para esquecer, foi das piores, partia muito, e deu para ver que levanta pouco mais de metade do que anuncia.
Isto pode parecer relativo, e um peso morto, é obvio que não é um peixe, mas se uma linha com um peso morto já está distante do que anuncia, então com o peixe deve ser bonito.
Olha o problema desse suffix, é que como diz a verdade, o peso que anuncia é pouco, mas é assim, julgo que o 0,25 levanta uns 4 kilos, e como levanta mesmo, é capaz de ser uma boa solução.
Responder