Melhor fio para pesca ao sargo???

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Melhor fio para pesca ao sargo???"
na nova versão do site.

Mikeldourada
Registado: domingo set 20, 2009 9:53 am

Melhor fio para pesca ao sargo???

Mensagem por Mikeldourada »

Estava eu a pescar no cabo carvoeiro em peniche e prendi um sargo grandote e como estava a uns 10 a 15 metros de altura da agua quando fui a iça-lo

o fio partiu....faltavam ai uns 5 metros para ele chegar ca a cima :chora: :chora: :chora:

A minha pergunta e que fio deva usar para aguentar puxarn um peixito grandote naquelas varandas???

estava a usar o 0.20 da berkley( o trilene)....fiquei desapontado :122:

Que fio os colegas me aconselham???? :hellllp:

Abc e boas pescarias
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Melhor fio para pesca ao sargo???

Mensagem por FILIPEPC »

*/
Boas Miguel, olha existem tantas linhas, mas o problema pode não ser só a linha. é tudo muito relativo. Eu utilizo muito o falcon prestige(é uma linha fantástica e muito resistente), como sabes dizem bem do seagar surfcast; e hoje em dia tens linhas da NBS que andam na ribalta( utilizei e dei-me mal, perdi no mesmo dia um monte de douradas que me rebentavam os estralhos)... Mas seria só da linha? claro que não. O problema está no momento, repara a solução mais simples é aumentar o diametro, que foi o que fiz... A linha que tens até pode nunca mais partir numa situação semelhante, podia ter já uma falha, , não tens como saber... Mas percebo que a ideia é uma linha resistente. Embora não seja a mesma coisa, aconselho-te a exprimentares a linha com um peso morto, e ficas com a ideia da resistência da linha.
A minha preferida é a falcon, se for fluorcarbon, bem aí talvez as da seagar, e também gosto da mirage...
A melhor solução no entanto passa pela compra duma rabeca/gata, em altura é o melhor.
Por acaso era um sargo imagina que ferravas um robalo de uns 3 kilos como o pensavas tirar? por melhor linha que tivesses...
Nunocosta38
Registado: segunda jun 15, 2009 8:14 pm

Mensagem por Nunocosta38 »

Mikeldourada Escreveu:Estava eu a pescar no cabo carvoeiro em peniche e prendi um sargo grandote e como estava a uns 10 a 15 metros de altura da agua quando fui a iça-lo

o fio partiu....faltavam ai uns 5 metros para ele chegar ca a cima :chora: :chora: :chora:

A minha pergunta e que fio deva usar para aguentar puxarn um peixito grandote naquelas varandas???

estava a usar o 0.20 da berkley( o trilene)....fiquei desapontado :122:

Que fio os colegas me aconselham???? :hellllp:

Abc e boas pescarias
Boa noite! Relativamente ás linhas nunca podemos dizer que não partem, por uma razão muito simples, uma linha por muito boa que seja em esforço e ao tocar numa pedra pode logo partir... Eu quando vou pescar para Peniche seja cabo carvoeiro, baleal, papoa entre outros utilizo 023 ou 026 seaguar ace, para mim é das melhores linhas do mercado se não a melhor e é muito raro partir um estralho mas também já parti, pessoalmente não conheço nenhuma que não parta, é uma questão de exprimentar e ver se os resultados são bons, para finalizar recomendo que olhe atentamente á linha do estralho sempre que puxa pois como são pesqueiros com bastante pedra pode vir coçada de roçar de alguma pedra, nessa eventualidade mal note que o estralho está coçado aconcelho a mudança imediata do mesmo, abraço!
lusitania
Registado: sábado jan 23, 2010 10:17 pm

Mensagem por lusitania »

Boa noite pessoal.
os fios por muito bom k seja , 15 a 20 metros d altura não ajuda muito!!!!!!!!!!!!
Eu em ALJEZUR (monte-clerico,carrapateira) nunca tinha visto , 1 pescador tava la perto ,com ele (peixe) fisgado
via-se k era taludo, mete 1cesto meio esquesito e ZAS ,aquilo (cesto) vai por ali abaixo (cerca 15 metros) e encaixa o bixo e
trouxe pa cima............ :118:
Nao me perguntes como é k nao sei mas k é bom é!!!!!!!!!! :fixe: :fixe:
nesse dia perdi mais 20 chumbadas e anzois :122: :122:
Nunocosta38

lusitania Escreveu:Boa noite pessoal.
os fios por muito bom k seja , 15 a 20 metros d altura não ajuda muito!!!!!!!!!!!!
Eu em ALJEZUR (monte-clerico,carrapateira) nunca tinha visto , 1 pescador tava la perto ,com ele (peixe) fisgado
via-se k era taludo, mete 1cesto meio esquesito e ZAS ,aquilo (cesto) vai por ali abaixo (cerca 15 metros) e encaixa o bixo e
trouxe pa cima............ :118:
Nao me perguntes como é k nao sei mas k é bom é!!!!!!!!!! :fixe: :fixe:
nesse dia perdi mais 20 chumbadas e anzois :122: :122:
Boa noite! Discordo da sua afirmação em relação aos 15 ou 20 mt, já pescou em Peniche? Sabe qual é a altura da papoa? Aconselho a ir pescar nesse local e vai ver se á fios que fazem diferença ou não, e ainda lhe digo mais, se for pescar ao sargo a Espanha aí voçê vai ver o a que altura pesca em certos locais, abraço
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Miguel, simplesmente faz o seguinte... ou aumentas o diametro( se utilizares um fluorcarbono compensa, ou seja um mais grosso sendo mais invisivel acaba por te permitir pescar com um 0,25 por exemplo), ou então arranja uma rabeca ou uma gata, a essas alturas dá sempre confusão. Perdi este ano um robalo da mesma maneira que tu, e no dia a seguir fui tratar da rabeca, para não tornar a ficar a olhar para o mar com aquele ar de :grrr: . Um abraço. :fixe:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Miguel penso que o Nuno e o Filipe já disseram quase tudo.

O fio que o Nuno usa é bom, já estive aqui em Peniche com ele e com uns colegas dele a ver e a aprender uma técnica de pesca à bóia que eles usam, e o fio içava sem problemas Sargos com mais de 1,5Kg.

Agora é como ele disse. há que ter sempre atenção ao fio, se está em boas condições, e mesmo assim em certas ocasiões pode partir.

Já agora quando dizes que o fio partiu, partiu onde? No empate, a meio??? É que por vezes o sítio onde parte diz-nos muito acerca da razão porque partiu. :fixe:
Nunocosta38

paulo Escreveu:Miguel penso que o Nuno e o Filipe já disseram quase tudo.

O fio que o Nuno usa é bom, já estive aqui em Peniche com ele e com uns colegas dele a ver e a aprender uma técnica de pesca à bóia que eles usam, e o fio içava sem problemas Sargos com mais de 1,5Kg.

Agora é como ele disse. há que ter sempre atenção ao fio, se está em boas condições, e mesmo assim em certas ocasiões pode partir.

Já agora quando dizes que o fio partiu, partiu onde? No empate, a meio??? É que por vezes o sítio onde parte diz-nos muito acerca da razão porque partiu. :fixe:
Boa noite Paulo! Precisamente tiveste ao nosso lado a ver a nossa técnica de pesca e na qual eu até estava a pescar com o seaguar 18,5 e não pariu com nenhum peixe, tenho estado bastante aterefado com trabalho mas assim que tenha uma aberta ligo-te para irmos fazer uma pescaria, abraço!
Responder