Fio para pesca à boia

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Fio para pesca à boia"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por Paulo »

Ramiro Escreveu:Isto são coisas distintas. A resistência à abrasão e a resistência à ruptura não podem ser conjugadas directamente para se obter uma equivalência ou comparação, já que são materiais completamente diferentes com comportamentos diferentes. É quase como perguntar o que pesa mais, se 1kg de chumbo ou 1kg de algodão (lembram-se desta "rasteira" na escola? :wink: ).
Exacto... :fixe: Por isso é que acho que na altura da escolha entram várias outras variáveis.

Já agora mais uma divagação/questão...

Porque razão/razões é que normalmente queremos baixar a espessura da linha? (Colocando de parte a tentativa de tornar a linha menos visível já que aqui no mono vs multi isso não faz sentido) :fishcool:
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por rui valerio »

paulo Escreveu:Porque razão/razões é que normalmente queremos baixar a espessura da linha? (Colocando de parte a tentativa de tornar a linha menos visível já que aqui no mono vs multi isso não faz sentido) :fishcool:
Fenómenos de arrastamento pela corrente, quande se pesca em altura, com boia :hummm: Maior diâmetro mais arrasta? :hummm:
Avatar do Utilizador
sargalhão
Mensagens: 112
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por sargalhão »

É-pá de um tema tão simples a malta conseguiu tirar um excelente sumo…parabéns a todos os intervenientes.

Sobre este último diálogo entre o Paulo e o Ramiro…sou mais da opinião do Paulo.
Acho mesmo que a questão fundamental é - qual a qualidade de linha que resiste melhor ao roçar na pedra.
Penso que nem poderemos falar de espessuras nem de resistências de peso mas antes a composição dos materiais em relação a algo que lhes possa quebrar.
Sobre esta questão levantada…
paulo Escreveu:Porque razão/razões é que normalmente queremos baixar a espessura da linha? (Colocando de parte a tentativa de tornar a linha menos visível já que aqui no mono vs multi isso não faz sentido)
Aqui sou mais da opinião do Rui Valério – penso que a redução da linha é directamente proporcional ao trabalhar dela na água.
Sé é por questões de visibilidade…? Penso que este não passa de um mito dos pescadores.
O peixe vê sempre…qualquer linha…mesmo a mais fina que possamos apresentar.
É na isca que está o segredo. É na forma como a isca deambula – condição provocada pela linha que a sustenta, que leva a que o peixe ataque ou não.

DNN
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por Paulo »

Lanço mais duas questões / ideias.

Com base na resposta do Rui que considero uma das razões mais importante, lanço a questão, qual o tipo de linha com melhor comportamento (aqui em espessuras iguais, porque não há o factor resistência) o multi ou o mono?

A outra questão, não há mais umas razões para baixar o diâmetro da linha? :hummm: :hummm:
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por pedrolourenco79 »

sargalhão Escreveu:O peixe vê sempre…qualquer linha…mesmo a mais fina que possamos apresentar.
Alem disso esquecem-se que mesmo quem pesca com multi, utiliza sempre um estralho em fluor ou nylon conforme o gosto e sempre de dimensoes elevadas. Alías o boss ainda assitiu á pouco tempo a uma pesca á boia com multi onde o estralho em fluor tinha apenas e somente o tamanho da cana em questao, ou seja 6m. Assim este nao podera ser um factor a ter em conta na escolha da linha a meu ver.
paulo Escreveu:A outra questão, não há mais umas razões para baixar o diâmetro da linha?
Tens por exemplo o trabalhar da mesma em funçao das correntes de agua assim como a diferente apresentaçao que pode ter a iscada ao peixe, alterando assim a forma do peixe comer (atacar o isco) :let:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por Paulo »

Mais nada???? :hummm: :hummm: :hummm:

Então vocês só pensam em diminuir a espessura da linha por causa disso? Estou a falar em termos genéricos e não apenas de pesca à bóia. :join:

Não diminuem para conseguirem por exemplo lançar mais longe? Para o vento pegar menos na linha? Etc??? :hummm:

Onde quero chegar é que pode haver situações onde queremos diminuir drasticamente a espessura da linha mas não queremos perder a tal resistência (Kg/Lb) aqui a solução em principio passa pelo multi.

Como já foi dito e é fácil de perceber multi em principio não é a solução para os estralhos. Por isso sobra...

Aumento da distância de lançamento (fio mais fino para a mesma resistência) e sobra o factor para mim mais determinante no multi, e é principalmente por este que vejo a necessidade em trocar o mono pelo multi - A elasticidade 0 do multi. Em certas situações torna-se uma vantagem clara na ferragem e rapidez de resposta do pescador.

Quanto ao factor resistência à abrasão, é um factor secundário se compararmos mono vs multi pela capacidade de resistência (KG/lb), e isto a meu ver como já disse é como devemos comparar sempre que não queremos ou não estamos preocupados com o factor lançamento (necessidade de fio mais fino). Já agora no que diz respeito ao pegar do vento (e até ao pegar do mar, atenção, em termos de ondulação e não de corrente) continuo com certas dúvidas se um multi 0,15 comporta-se melhor que um mono 0,30.

Espero não ter sido muito confuso com mais esta minha tentativa de passar a minha visão das coisas. :hahaha:

:beer:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por Paulo »

Só mais um remate...

Tudo o que disse subentendo como é óbvio que estamos a falar de uma utilização do multi como madre / fio do carreto.

Depois na parte final (com mais ou menos metros) estará sempre um mono, por isso as razões / vantagens de um multi deverão estar sempre relacionadas com essa parte da nossa pesca (fio do carreto).

Pegando na tal montagem que o Nuno utilizou ao pé de mim, estão ali por baixo da bóia (que está no multi) 6 a 7 metros de mono de 0.20 e picos, como é óbvio há ali muitos metros de mono que vão roçar na pedra e por isso aquele fio terá que ter uma boa resistência à abrasão. Na pratica, pelo menos com aquela montagem, o multi está praticamente todo fora de água, por isso quais as características do multi de que se tira partido numa montagem daquele tipo????

Elasticidade 0 e talvez um lançamento ligeiramente maior. :fixe:
Avatar do Utilizador
Nunocosta38
Mensagens: 263
Registado: segunda jun 15, 2009 8:14 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por Nunocosta38 »

Boa noite a todos! Este tema está bastante interessante e é muito saudável quando todas as pessoas dão o seu contributo de forma ordeira, parabéns a todos! Relativamente há ultima mensagem do boss tenho de discordar da opinião dele, só vou falar da pesca ao sargo, como o Paulo sabe bem o local aonde temos ído pescar é um pesqueiro alto, cheio de pedras e aonde lançamos relativamente perto, ou seja quando vamos para esse pesqueiro é com vagas de 3,4,5 metros o que nos permite fazer aqueles estralhos compridos com a oliva junto ao enzól mas com a força das vagas a bater nas pedras faz com que o estralho esteja sempre a trabalhar de forma diferente ou seja, posso ter por exemplo 8 metros de fio multifilar dentro da água mas tenho mais por exmplo 5 metros de fio fluorcarbono num estralho a trabalhar mesmo no fundo de várias maneiras e penso que muitos pescadores sabem que o sargo quando se sente ferrado se tenta entocar levando por vezes o multi a encontar nas pedras, agora imaginem sargos de 1kg a fazer força com um mono a roçar nas pedras... Também me gostava que me explicassem qual a razão da maioria dos pescadores de bóia hoje em dia utilizam o multifilamento tanto na pesca de sargo como ao robalo nos pesqueiros mais dificeis, por exemplo Cabo Mondego, em Espanha não há ninguém a pescar com o mono porque será? Conhecem os pesqueiros? Tentem conhecer e depois digam as vossas opiniões! Também há um factor muito importante na diferença das linhas, o fio monofilamento não dura nem metade do que o fio multifilar desde que seja bem tratado logo no ínicio, posso dizer-vos que tenho no meu twin power um multifilamento desde agosto do ano passado nunca parti o fio e está em excelentes condições para fazer as minhas pescarias! Abraço a todos!
Responder