Olá a todos.
É o meu primeiro assunto/questão colocada no fórum, apesar de já há largos meses acompanhar as dias que aqui surgem...e que preciosas elas são.
A questão que coloco é a seguinte:
Faço pesca da praia em surfcasting, há já alguns anos mas considero-me ainda um leigo no que toca aos materiais e técnicas utilizados mais recentemente.
Tenho aproveitado grande parte das dicas aqui colocadas pelos colegas pescadores, mas há uma dúvida que ainda não conegui ver esclarecida, apesar de já a ter procurado com algum afinco. Que linha utilizar no carreto para me proporcionar lançamentos mais longos da praia - Multifilamento ou Monofilamento?
Actualmente, estou a pescar com fio Alphaline Fluorine Super Pro ISO (0,40 - 20,500kg). Anteriormente utilizava uma que nunca mais encontrei da Plaway (nem me lembro o nome) que me garantia bons resultados aquando do lançamento, apesar de achar que podia ser melhor...
O que gostava que me ajudassem era a decidir: Devo comprar multifilamento para a bobine ou continuo nos Mono?
Bem sei que terá a ver também com o material "principal" (cana e carreto)...utilizo cana Vega Elite Surf de 4,20 e Carreto Tica Spinfocus H6000.
Cumprimentos
Whostheman
Multifilamento no Surfcasting
Re: Multifilamento no Surfcasting
Viva amigo,
eu não sou nehum pro, mas na minha opinião penso que conseguirá melhores lançamentos colocando um multi na bobine e no fim do multi uns 3 ou 4 mtr de fluoro.
Cumpts.
Aurélio
eu não sou nehum pro, mas na minha opinião penso que conseguirá melhores lançamentos colocando um multi na bobine e no fim do multi uns 3 ou 4 mtr de fluoro.
Cumpts.
Aurélio
Vê este tópico:
http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... lti#p86571
Para mim a melhor opção para lançar longe em surfcasting é fio mono fino 0,22 ou 0,25.
Para mim a melhor opção para lançar longe em surfcasting é fio mono fino 0,22 ou 0,25.
-
whostheman
- Registado: sexta abr 28, 2006 3:10 pm
Olá amigospaulo Escreveu:Vê este tópico:
Obrigado pelas respostas rápidas.
Amigo Paulo, no caso de usar o fio tão fino, convém mesmo utilizar "chicote" ou "cauda de rato" (não sei se será a mesma coisa, pois sou mesmo nabo nesse aspecto.
Caso contrário a linha não aguentará o esticão do lançamento...é que eu não estou mesmo nada familiarizado com essa técnica.
Vou procurar por aqui que de certeza encontro qualquer coisa.
Obrigado mais uma vez.
Sim é obrigatório utilizar, senão o fio parte com o lançamento (muito fino para aguentar o impacto).whostheman Escreveu:Olá amigospaulo Escreveu:Vê este tópico:
Obrigado pelas respostas rápidas.
Amigo Paulo, no caso de usar o fio tão fino, convém mesmo utilizar "chicote" ou "cauda de rato" (não sei se será a mesma coisa, pois sou mesmo nabo nesse aspecto.
Caso contrário a linha não aguentará o esticão do lançamento...é que eu não estou mesmo nada familiarizado com essa técnica.
Vou procurar por aqui que de certeza encontro qualquer coisa.
Obrigado mais uma vez.
É +- a mesma coisa. Há dias hipóteses.
1) Comprar já feito há várias medidas, por exemplo 0,20 > 0,50. Ou seja é um fio com um tamanho de 10 a 15 metros que vai aumentando de espessura.
2) Unir com muito cuidado, com o nó de sangue por exemplo, um fio 0,40 ou 0,50 ao fio que está no carreto. Aqui a dificuldade aumenta (para ficar bem feito) porque estamos a unir fios com espessuras muito diferentes, daí que a solução mais segura seja a 1ª
-
whostheman
- Registado: sexta abr 28, 2006 3:10 pm
Mais uma vez, muito obrigado.
Vou pesquisar (já coloquei um novo tópico) a melhor forma de chicote a utilizar...
De qualquer modo, as dicas foram excelentes....obrigado!
Carlos
Vou pesquisar (já coloquei um novo tópico) a melhor forma de chicote a utilizar...
De qualquer modo, as dicas foram excelentes....obrigado!
Carlos
bem eu utilizo à vários anos um multi 0,23 da berkley e têm uma resistência superior a um 0.40 mono, permite lançar directamente pelo menos 150g (não uso maior) sem chicote, mas normalmente utiliza se chicote por vários outros motivos, que podes encontrar de certeza num outro tópico neste forum.