Multifilamento no Surfcasting

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Multifilamento no Surfcasting"
na nova versão do site.

whostheman
Registado: sexta abr 28, 2006 3:10 pm

Multifilamento no Surfcasting

Mensagem por whostheman »

Olá a todos.
É o meu primeiro assunto/questão colocada no fórum, apesar de já há largos meses acompanhar as dias que aqui surgem...e que preciosas elas são.
A questão que coloco é a seguinte:
Faço pesca da praia em surfcasting, há já alguns anos mas considero-me ainda um leigo no que toca aos materiais e técnicas utilizados mais recentemente.
Tenho aproveitado grande parte das dicas aqui colocadas pelos colegas pescadores, mas há uma dúvida que ainda não conegui ver esclarecida, apesar de já a ter procurado com algum afinco. Que linha utilizar no carreto para me proporcionar lançamentos mais longos da praia - Multifilamento ou Monofilamento?
Actualmente, estou a pescar com fio Alphaline Fluorine Super Pro ISO (0,40 - 20,500kg). Anteriormente utilizava uma que nunca mais encontrei da Plaway (nem me lembro o nome) que me garantia bons resultados aquando do lançamento, apesar de achar que podia ser melhor...
O que gostava que me ajudassem era a decidir: Devo comprar multifilamento para a bobine ou continuo nos Mono?
Bem sei que terá a ver também com o material "principal" (cana e carreto)...utilizo cana Vega Elite Surf de 4,20 e Carreto Tica Spinfocus H6000.

Cumprimentos
Whostheman
PEGOES
Registado: sábado ago 29, 2009 4:08 pm

Re: Multifilamento no Surfcasting

Mensagem por PEGOES »

Viva amigo,

eu não sou nehum pro, mas na minha opinião penso que conseguirá melhores lançamentos colocando um multi na bobine e no fim do multi uns 3 ou 4 mtr de fluoro.

Cumpts.
Aurélio
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Vê este tópico:

http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... lti#p86571

Para mim a melhor opção para lançar longe em surfcasting é fio mono fino 0,22 ou 0,25.
whostheman

paulo Escreveu:Vê este tópico:

Para mim a melhor opção para lançar longe em surfcasting é fio mono fino 0,22 ou 0,25.
Olá amigos

Obrigado pelas respostas rápidas.

Amigo Paulo, no caso de usar o fio tão fino, convém mesmo utilizar "chicote" ou "cauda de rato" (não sei se será a mesma coisa, pois sou mesmo nabo nesse aspecto.
Caso contrário a linha não aguentará o esticão do lançamento...é que eu não estou mesmo nada familiarizado com essa técnica.
Vou procurar por aqui que de certeza encontro qualquer coisa.

Obrigado mais uma vez.
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

whostheman Escreveu:
paulo Escreveu:Vê este tópico:

Olá amigos

Obrigado pelas respostas rápidas.

Amigo Paulo, no caso de usar o fio tão fino, convém mesmo utilizar "chicote" ou "cauda de rato" (não sei se será a mesma coisa, pois sou mesmo nabo nesse aspecto.
Caso contrário a linha não aguentará o esticão do lançamento...é que eu não estou mesmo nada familiarizado com essa técnica.
Vou procurar por aqui que de certeza encontro qualquer coisa.

Obrigado mais uma vez.
Sim é obrigatório utilizar, senão o fio parte com o lançamento (muito fino para aguentar o impacto).

É +- a mesma coisa. Há dias hipóteses.

1) Comprar já feito há várias medidas, por exemplo 0,20 > 0,50. Ou seja é um fio com um tamanho de 10 a 15 metros que vai aumentando de espessura.

2) Unir com muito cuidado, com o nó de sangue por exemplo, um fio 0,40 ou 0,50 ao fio que está no carreto. Aqui a dificuldade aumenta (para ficar bem feito) porque estamos a unir fios com espessuras muito diferentes, daí que a solução mais segura seja a 1ª
whostheman

Mais uma vez, muito obrigado.

Vou pesquisar (já coloquei um novo tópico) a melhor forma de chicote a utilizar...
De qualquer modo, as dicas foram excelentes....obrigado!

Carlos
rubenj
Registado: domingo ago 01, 2010 1:34 pm

Mensagem por rubenj »

bem eu utilizo à vários anos um multi 0,23 da berkley e têm uma resistência superior a um 0.40 mono, permite lançar directamente pelo menos 150g (não uso maior) sem chicote, mas normalmente utiliza se chicote por vários outros motivos, que podes encontrar de certeza num outro tópico neste forum.
Responder