Ora bem, não há nada melhor para aprender do que experimentar!
No primeiro dia cortei, à vontade, umas 10 a 15 linhas! Os chumbos iam-se acabando e estava a ver que os anzóis iam pelo mesmo caminho. Uma das vezes que puxei a linha, mas puxei sem sentir nada, tinha algas e um sargo!!!! Não era grande, mas já tinha comido peixes daquele tamanho em restaurante! A linha ficou presa lá e baixo noutra linha que já tinha cortado, e que tinha ficado presa nas rochas em frente, com a ansiedade do primeiro peixe e sem saber o que fazer, só me lembrei de puxar, puxar, e puxar! Rebentou a linha....

Fiquei ainda mais atarantado do que quando vi o peixe no anzol..
Bem, virei-me para o outro lado da rocha, que apesar de ter menos água, tinha certamente menos linhas cortadas lá em baixo. O anzol cai no meio das rochas, levanto um bocadinho para cair mesmo dentro de água e vem com isto agarrado:

- 1
Oficialmente, o primeiro peixe que apanhei em água salgada! Lá voltou para a água.
Ao fim de 3 horas, já farto de empatar anzóis e perder chumbos fui para casa, mas ao menos fiquei a saber empatar anzóis!
No 2º dia, achei que não valia a pena ir para tão longe e fiquei mesmo ao pé da praia. Fui para um sítio onde costumam estar a pescar, lancei e a linha ficou logo presa nas rochas... Mas já tinha aprendido qualquer coisa no dia anterior!

Lá tirei a linha inteirinha com muito jeitinho! Virei-me para o outro lado que tinha uma parede mais alta, mas com água já ali e lá vai disto! Com uma oliva de 5g, ia lançando para a zona da rebentação, mas como a linha ficava laça, ia puxando, puxando... Até que percebi o que queriam dizer aqui no fórum quando diziam que a chumbadinha só dava para pescar debaixo dos pés! Só quando a linha estava mais perto e mais esticada, mas o suficiente laça para ver o isco a passear debaixo de água, é que sentia os toques do peixe nas mãos!
Entretanto fui aprendendo a iscar em condições com o camarão, pois só sentia toques quando metia o camarão um pouco pela linha acima, até que ao sentir os toques e dar pequenos puxões senti um peixe a rabejar na ponta da cana:

- 2
Fosse o que fosse achei-o pequeno e voltou à água!
Tirei mais uns quantos destes, e o meu 1º sargo também pequeno, que voltou à água, mas pelo outro lado que era menos alto.

- 3
Apanhei-lhe o jeito, e cada vez que lançava a cana, de meio em meio minuto lá vinha um peixe, entre os quais mais um caboz! Todos pequenos, a profundidade era pouca, a agitação não era muita, mas deu para aprender. Ah! E não parti nenhuma linha!
E pronto, eis o relato da minha primeira tentativa de pesca em água salgada! De barriga vazia, mas muito satisfeito com a evolução, e aprendi tudo apenas com o que fui lendo por aí! Obrigado ao fórum e à internet!
Faziam falta umas saídas de campo com os totós aqui do fórum para aprendermos alguma coisa!