Sargos em Almograve

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Sargos em Almograve"
na nova versão do site.

svitj
Registado: sexta ago 07, 2009 7:18 pm

Sargos em Almograve

Mensagem por svitj »

Boa tarde!

Vou passar por Almograve e gostava de ir aos sargos.. Mas a única coisa que consegui apanhar até hoje foram peixinhos de rio... :(

Estava a pensar em usar a técnica da chumbadinha, com uma oliva de 7a 10 gramas, com anzol preto nº8. Do que li, o sargo é um peixe marisqueiro. Como posso arranjar isco com facilidade e mantê-lo? Aqueles camarões pequeninos que se compram congelados para comer servem? :oops:

Conhecem algum pesqueiro para este tipo de pesca? Do que conheço de lá estava a pensar ir até aqui: http://wikimapia.org/#lat=37.6431597&lo ... 18&l=9&m=b

É uma zona em que a rocha entra pelo mar a dentro e o mar fica logo ali em baixo a rebentar na rocha. Têm algumas sugestões? Essencialmente quanto ao isco? Qual a melhor hora?
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Sargos em Almograve

Mensagem por Ramiro »

Pelo aspecto, parece-me ser um grande pesqueiro para Sargo, desde que apresente a "rabuge" de espuma mostrada na foto. Tenta com beliscos de camarão, de sardinha, umas iscadas de teagem ou coreana, e depois contas à gente como correu. :wink:
svitj

Mensagem por svitj »

Ora bem, não há nada melhor para aprender do que experimentar!

No primeiro dia cortei, à vontade, umas 10 a 15 linhas! Os chumbos iam-se acabando e estava a ver que os anzóis iam pelo mesmo caminho. Uma das vezes que puxei a linha, mas puxei sem sentir nada, tinha algas e um sargo!!!! Não era grande, mas já tinha comido peixes daquele tamanho em restaurante! A linha ficou presa lá e baixo noutra linha que já tinha cortado, e que tinha ficado presa nas rochas em frente, com a ansiedade do primeiro peixe e sem saber o que fazer, só me lembrei de puxar, puxar, e puxar! Rebentou a linha.... :chora: Fiquei ainda mais atarantado do que quando vi o peixe no anzol..

Bem, virei-me para o outro lado da rocha, que apesar de ter menos água, tinha certamente menos linhas cortadas lá em baixo. O anzol cai no meio das rochas, levanto um bocadinho para cair mesmo dentro de água e vem com isto agarrado:
1
1
Oficialmente, o primeiro peixe que apanhei em água salgada! Lá voltou para a água.

Ao fim de 3 horas, já farto de empatar anzóis e perder chumbos fui para casa, mas ao menos fiquei a saber empatar anzóis!

No 2º dia, achei que não valia a pena ir para tão longe e fiquei mesmo ao pé da praia. Fui para um sítio onde costumam estar a pescar, lancei e a linha ficou logo presa nas rochas... Mas já tinha aprendido qualquer coisa no dia anterior! :) Lá tirei a linha inteirinha com muito jeitinho! Virei-me para o outro lado que tinha uma parede mais alta, mas com água já ali e lá vai disto! Com uma oliva de 5g, ia lançando para a zona da rebentação, mas como a linha ficava laça, ia puxando, puxando... Até que percebi o que queriam dizer aqui no fórum quando diziam que a chumbadinha só dava para pescar debaixo dos pés! Só quando a linha estava mais perto e mais esticada, mas o suficiente laça para ver o isco a passear debaixo de água, é que sentia os toques do peixe nas mãos! :)

Entretanto fui aprendendo a iscar em condições com o camarão, pois só sentia toques quando metia o camarão um pouco pela linha acima, até que ao sentir os toques e dar pequenos puxões senti um peixe a rabejar na ponta da cana:
2
2
Fosse o que fosse achei-o pequeno e voltou à água!

Tirei mais uns quantos destes, e o meu 1º sargo também pequeno, que voltou à água, mas pelo outro lado que era menos alto.
3
3
Apanhei-lhe o jeito, e cada vez que lançava a cana, de meio em meio minuto lá vinha um peixe, entre os quais mais um caboz! Todos pequenos, a profundidade era pouca, a agitação não era muita, mas deu para aprender. Ah! E não parti nenhuma linha!

E pronto, eis o relato da minha primeira tentativa de pesca em água salgada! De barriga vazia, mas muito satisfeito com a evolução, e aprendi tudo apenas com o que fui lendo por aí! Obrigado ao fórum e à internet!

Faziam falta umas saídas de campo com os totós aqui do fórum para aprendermos alguma coisa!
Última edição por svitj em domingo set 13, 2009 9:49 pm, editado 1 vez no total.
dord
Registado: domingo jul 12, 2009 9:48 pm

Mensagem por dord »

Evolução... Parabéns! =D>

Apesar de ser aborrecido estar sempre a perder estralhos e montagens serviu para alguma coisa, isso é fundamental e faz parte da aprendizagem.

De certeza que foram tempos bem passados, e +, parabéns pela atitude peixinho sem medida aguinha com ele :join:

Abraço
svitj

Mensagem por svitj »

Já me custa tirar peixe tão pequeno da água, quanto mais come-lo... :nono: E se não o vou comer volta lá para dentro, vai engordar para o ano o ir lá buscar! :302:

Já agora, aquele peixe comprido, da foto do meio, alguém sabe que peixe é? Saíra uns quantos desses.
Responder