Boas Paulo Boss,paulo Escreveu:Paulo estou "a vender o peixe" como vi, ou entendi no documentário.
Uma coisa é certa quem dá noção de movimento ao cérebro é o ouvido interno,
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ouvido_interno
Se fixarmos um objecto próximo (segundo a visão) estamos parados, como o barco mexe, segundo o ouvido interno estamos em movimento.O ouvido interno também contém um órgão muito importante que está na verdade conectado com a cóclea, mas que não contribui para o nosso sentido da audição, o sistema vestibular, formado por três pequenos canais semicirculares, que nos ajudam a manter o equilíbrio e auxiliar na visão já que as rotações da mesma precisam ser compensadas para que possamos ter uma visão clara sem ser borrada. É através dele que se pode saber por exemplo quando se esta com o corpo inclinado mesmo estando de olhos vendados.
Problemas com os canais semicirculares podem resultar em sintomas como a vertigem.
Não sei costuma ver os Caçadores de Mitos. Num episódio andaram a testar mezinhas para o enjoo.
Como provocavam o enjoo, simples, uma cadeira a rodar, a cobaia (salvo o erro o Grant) tinha de movimentar a cabeça de um lado para o outro, mas... aqui entra a visão, enquanto rodava a cadeira e ele mexia a cabeça tinha que fixar uma bola de ténis que estava à sua frente. Para quê? Para provocar a tal "guerra" nos sentidos.
A meu ver o fixar longe serve precisamente para a visão perceber, ou melhor, o cérebro perceber através da visão que estamos em movimento tal como percebe através do ouvido interno.
Claro que aqui estou a reduzir o enjoo a uma causa, mas pelas minha experiência (pouca) nos barcos, parece-me ser esta uma das principais razões para o enjoo quando estamos a pescar, fixar objectos próximos.
Espero ter sido mais claro agora.
Abraço.
Ate eu já estou confuso. Vamos lá ver se pomos isto em ordem.
Quando diz “parece-me ser esta uma das principais razões para o enjoo quando estamos a pescar, fixar objectos próximos”, correcto.
Agora quando diz “é ter o barco a balançar de um lado para o outro (ouvido diz que nos estamos a mexer), e fixar um objecto perto dos olhos, por exemplo a iscar, desempachar os fios (olhos dizem que estamos parados)” esta conjuntura de visão mais audição é que esta errada quer dizer, se a podemos classificar assim, porque a informação que a visão da ao sistema nervoso central, que ajuda a avaliar as distâncias e posições, resultando nos movimentos dos tendões, das articulações e dos músculos, para nos manter em pé, é que estamos em movimento e não parados porque nesse momento o ouvido diz que estamos a mexer.
Paulo de momento não posso fazer uma pesquisa mais aprofundada deste tema, mas vou ver se no fim de semana tenho tempo, para o fazer em casa, vou pesquisar nos livros .
Um Abraço