Enjoo de pesca embarcada

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Enjoo de pesca embarcada"
na nova versão do site.

paulo robalo
Registado: segunda abr 20, 2009 12:15 pm

Re: Enjoo de pesca embarcada

Mensagem por paulo robalo »

paulo Escreveu:Paulo estou "a vender o peixe" como vi, ou entendi no documentário.

Uma coisa é certa quem dá noção de movimento ao cérebro é o ouvido interno,

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ouvido_interno
O ouvido interno também contém um órgão muito importante que está na verdade conectado com a cóclea, mas que não contribui para o nosso sentido da audição, o sistema vestibular, formado por três pequenos canais semicirculares, que nos ajudam a manter o equilíbrio e auxiliar na visão já que as rotações da mesma precisam ser compensadas para que possamos ter uma visão clara sem ser borrada. É através dele que se pode saber por exemplo quando se esta com o corpo inclinado mesmo estando de olhos vendados.

Problemas com os canais semicirculares podem resultar em sintomas como a vertigem.
Se fixarmos um objecto próximo (segundo a visão) estamos parados, como o barco mexe, segundo o ouvido interno estamos em movimento.

Não sei costuma ver os Caçadores de Mitos. Num episódio andaram a testar mezinhas para o enjoo.

Como provocavam o enjoo, simples, uma cadeira a rodar, a cobaia (salvo o erro o Grant) tinha de movimentar a cabeça de um lado para o outro, mas... aqui entra a visão, enquanto rodava a cadeira e ele mexia a cabeça tinha que fixar uma bola de ténis que estava à sua frente. Para quê? Para provocar a tal "guerra" nos sentidos.

A meu ver o fixar longe serve precisamente para a visão perceber, ou melhor, o cérebro perceber através da visão que estamos em movimento tal como percebe através do ouvido interno.

Claro que aqui estou a reduzir o enjoo a uma causa, mas pelas minha experiência (pouca) nos barcos, parece-me ser esta uma das principais razões para o enjoo quando estamos a pescar, fixar objectos próximos.

Espero ter sido mais claro agora.

Abraço. :fixe:
Boas Paulo Boss,

Ate eu já estou confuso. Vamos lá ver se pomos isto em ordem.

Quando diz “parece-me ser esta uma das principais razões para o enjoo quando estamos a pescar, fixar objectos próximos”, correcto.

Agora quando diz “é ter o barco a balançar de um lado para o outro (ouvido diz que nos estamos a mexer), e fixar um objecto perto dos olhos, por exemplo a iscar, desempachar os fios (olhos dizem que estamos parados)” esta conjuntura de visão mais audição é que esta errada quer dizer, se a podemos classificar assim, porque a informação que a visão da ao sistema nervoso central, que ajuda a avaliar as distâncias e posições, resultando nos movimentos dos tendões, das articulações e dos músculos, para nos manter em pé, é que estamos em movimento e não parados porque nesse momento o ouvido diz que estamos a mexer.

Paulo de momento não posso fazer uma pesquisa mais aprofundada deste tema, mas vou ver se no fim de semana tenho tempo, para o fazer em casa, vou pesquisar nos livros .

Um Abraço

:fixe:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Bem agora fiquei eu confuso também. :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Bem vamos falar em termos de cérebro que é quem manda aqui.

Se as informações que chegam são idênticas (movimento + movimento) não há enjoo.

Se as informações que chegam são diferentes (movimento + parado) há enjoo. Porque o cérebro interpreta isto como estando algo errado, em termos de defesa assumo que foi consumido algo tóxico e por isso provoca o vomito.

Penso que assim fica mais claro.

PS: Informo que isto foi o que o tal documentário me vendeu. Para mim ao ver as explicações fez sentido.
paulo robalo

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Paulo acho que estamos a falar do mesmo, mas falta aqui um pequeno pormenor, é que um ponto fixo no Mar é diferente de um ponto fixo em Terra para o nosso Organismo.

É aqui que esta a questão. Porque olhar para um ponto fixo“isco” no barco, como é uma pequena distancia entre os olhos e o isco existe movimento, se for um ponto distante já não existe movimento.
Paulo de qualquer maneira vou ver se consigo fazer uma pesquisa mais aprofundada, porque amigo os meus conhecimentos não vão tão longe não sou otorrinolaringologista. :mrgreen: :mrgreen:

Um Abraço
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

paulo robalo Escreveu::mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Paulo acho que estamos a falar do mesmo, mas falta aqui um pequeno pormenor, é que um ponto fixo no Mar é diferente de um ponto fixo em Terra para o nosso Organismo.

É aqui que esta a questão. Porque olhar para um ponto fixo“isco” no barco, como é uma pequena distancia entre os olhos e o isco existe movimento, se for um ponto distante já não existe movimento.
Paulo de qualquer maneira vou ver se consigo fazer uma pesquisa mais aprofundada, porque amigo os meus conhecimentos não vão tão longe não sou otorrinolaringologista. :mrgreen: :mrgreen:

Um Abraço
Pois estamos a falar do mesmo... estamos é a interpretar de forma diferente o ponto fixo longe ou perto.

Para mim quando estou a fixar perto não há movimento (ou o movimento não "bate certo" com o do barco / ouvido - visão vs ouvido), longe há movimento (ou bate certo com o do barco / ouvido - visão vs ouvido), tu achas que é ao contrario.

Quem tem razão???? Boa pergunta... :hahaha: :hahaha: :hahaha:

O importante é a pratica, e nisso não há duvidas... olhem para longe, não fixem objectos que estão próximos durante muito tempo, senão arriscam-se a :-& :-& :-& :-& :-& :-&

paulo robalo

Um Abraço
:fixe:[/quote]

Mas se um gajo passar o dia a vomitar e a beber só água se calhar é pior, eu falei nas bebidas com gás para prevenir o enjoo, um exemplo já embarquei com pessoal que quando estava a ficar um bocado marado comiam umas bolachas de água e sal e 2 ou 3 goles de coca-cola arrotavam duas ou três vezes e estavam finos :let: . Em setúbal com aquela massinha de peixe que os mestres fazem a bordo e com aquele balançar do barco, para mim é uma litrosa de vinho e às vezes não chega :118: , à tarde passa-se pelas brasas que é a hora morta e depois faz-se mais umas horitas de pesca até regressar a terra. :fixe:[/quote]

Amigo Caparica,

Pesso desculpa por só agora responder à sua questão mas o consumo de cafeína e bebidas com gás, irá remover nutrientes “como folato (acido fólico), tiamina (vitamina B1), ... do corpo que mais tarde irão funcionar como elementos resistentes à desidratação.

E referente à agua acredite não faz mal nenhum, porque estamos a falar de enjoo e não de azia.

DICA: Para saber se uma pessoa esta desidratada ou não, é fácil. A cor da urina diz tudo. Se for amarela clara, está tudo bem, se for amarela escura, é necessário aumentar a frequência de ingestão de água.

Um Abraço

Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Eu penso que a única vantagem das bebidas com gás é facilitar o arrotar (para quem tem dificuldades nisso). O arrotar sempre pode ajudar a malta a ficar um bocadinho mais bem disposta.

Agora já tive muito boa gente (alguns que vão praticamente todas as semanas :meco: ) a beber coca-cola ao meu lado, e cada gole cada gregório. :hahaha: :hahaha:

Já me disseram que o pior que se podia beber era água, normalmente só bebo água (tirando ao almoço) e nunca vomitei, nem nunca fiquei mal disposto por isso. :fixe:
SANTOSSILVA
Registado: sexta jan 11, 2008 7:13 pm

Mensagem por SANTOSSILVA »

Quem vomitar não deve ingerir líquidos :no: :no: :no: :no: :no:
paulo robalo

SANTOSSILVA Escreveu:Quem vomitar não deve ingerir líquidos :no: :no: :no: :no: :no:
Boas Sr. Santos Silva,

Isto é uma afirmação ou uma interrogação ?

Um Abraço

Paulo Robalo
Responder