pequena duvida carangueijo vs dourdas

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"pequena duvida carangueijo vs dourdas"
na nova versão do site.

ricardo_rosa
Registado: terça out 28, 2008 4:55 pm

Re: pequena duvida carangueijo vs dourdas

Mensagem por ricardo_rosa »

eu n sou desses assim brutos a puxar.. lol tambem conheço quem goste de rebentar a boca o peixe..lol farto me de rir.
ao problema é mesmo pescar na praia e n ter a cana na mai visto pesar km 2 canas.
logo tenho a grande investida e kuando la che go ja foi td
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Ricardo a minha questão acerca do espeto é por causa do seguinte.

Muitas vezes, pelo menos nos locais que frequentava assiduamente na pesca da Dourada, quando levava esses toque já era.

Eu também pesco normalmente com 2 canas e muitas vezes com 2 anzóis por cana (mesmo às douradas), o que acontece é que tens de estar super atento às ponteiras, ao mínimo toque (muitas vezes quase imperceptíveis para os menos atentos) tens de pegar na cana e tentar ferrar a dourada enquanto ela está a "mamar". Algumas vezes a dourada nem ferra, fica só com o anzol dentro da boca e neste caso temos de tirar a dourada sem nunca deixar de dar tensão à linha. Para teres uma ideia, por exemplo em Valmitão se calhar mais de 50% das douradas que apanhei quando chegavam a terra o anzol saia da boca porque não estava cravado, estava lá dentro apenas.

Um dia destes combinamos uma ida lá ou ao Areal e se tivermos sorte no dia eu explico-te ao vivo qual é o micro toque da dourada. :fixe:
Nunocosta38
Registado: segunda jun 15, 2009 8:14 pm

Mensagem por Nunocosta38 »

Boa noite! É a minha primeira vez aqui e vou deixar um comentário muito breve, a dourada é um peixe demasiado desconfiado pro isso aconselho sempre a utilizar fios invisiveis, eu utilizo o seaguar 0,37 e aconselho esse fio para a pesca da dourada, segunda questão o enzol, deixo aqui uma dica utilizem os enzóis da gamakatsu octopus circle tamanho 1 que é um espetáculo para a manhosa da dourada, Não vi aqui nenhuma referência ao tamanho do estralho que eu acho que é fundamental, devem fazer sempre um estralho no minimo com 2 metros de comprido, também há que ter atenção ao peso do chumbo, no maximo deve ser entre as 100 gramas e as 120 para sentir bem os toques.. Boa pescaria!
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Nunocosta38 Escreveu:Boa noite! É a minha primeira vez aqui e vou deixar um comentário muito breve, a dourada é um peixe demasiado desconfiado pro isso aconselho sempre a utilizar fios invisiveis, eu utilizo o seaguar 0,37 e aconselho esse fio para a pesca da dourada.
Boas Nuno e bem-vindo.

Acerca do fio, uma dúvida. Costuma pescar às Douradas de dia ou de noite? Se for de noite, nota diferença entre o fluor e o fluor coating?

Acerca da montagem ter 2 ou mais metros, acho que isso depende, principalmente do estado do mar, nem sempre é fácil utilizar um estralho com esse tamanho, mas o ideal realmente é usar um estralho o mais comprido possível. Uma alternativa é usarmos uma montagem com oliva deslizante, exemplo na E-zine nº1 ( http://www.pescador.com.pt/e-zine ) no meu artigo de montagens para não enrochar - essa montagem é boa também para pescar às douradas na praia, já que elas não sentem a prisão do isco e por isso como mais à vontade. A malta que foi ao último almoço que fizemos na Figueira puderam comprovar isso ao vivo e a cores. :fixe:
Anexos
DSCF8488.jpg
Nunocosta38
Registado: segunda jun 15, 2009 8:14 pm

Mensagem por Nunocosta38 »

Boa noite Paulo! Como disse anteriomente é a minha primeira vez aqui e fiz um comentário sobre o que li sobre as questões que estavam expostas. Começo por dizer que pratico a pesca da dourada em Aveiro, nomeadamento triangulo um pesqueiro bastante difícil, só pesco de dia e o fio invisivel é bom de noite como também nas águas muito limpidas, em relação ás madres, cada pessoa tem a sua técnica no meu caso eu faço madres com 60cm com micro misangas coladas e trabalho com misangas cruzadas no meio etc.. Mas afirmo que o estralho ou o tenso é fundamental na pesca da dourada...
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Nunocosta38 Escreveu:Boa noite Paulo! Como disse anteriomente é a minha primeira vez aqui e fiz um comentário sobre o que li sobre as questões que estavam expostas. Começo por dizer que pratico a pesca da dourada em Aveiro, nomeadamento triangulo um pesqueiro bastante difícil, só pesco de dia e o fio invisivel é bom de noite como também nas águas muito limpidas, em relação ás madres, cada pessoa tem a sua técnica no meu caso eu faço madres com 60cm com micro misangas coladas e trabalho com misangas cruzadas no meio etc.. Mas afirmo que o estralho ou o tenso é fundamental na pesca da dourada...
A minha questão do dia ou de noite era se achava que justificava a utilização do fluor na pesca nocturna, mas já respondeu que pesca apenas de dia. :fixe:
ricardo_rosa
Registado: terça out 28, 2008 4:55 pm

Mensagem por ricardo_rosa »

pois eu esses micro toques as vezes nao os detecto :P
o que me deixa mais lixado é as mais pequenas ferrarem bem.
ja tem acontecido mesmo na altura do robalo ter bons toques e ferrarem
isto com iscadas bem generosas de sardinha.
mas prontos ha que inovar e n limitar a ficar a espera que se ferrem sozinhas.
mas é a tal coisa. nunca fui pescador de estar com a cana na mao na praia por isso é que se calhar tenho perdido uns peixes por n ter a cana na mao
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

ricardo_rosa Escreveu:pois eu esses micro toques as vezes nao os detecto :P
o que me deixa mais lixado é as mais pequenas ferrarem bem.
ja tem acontecido mesmo na altura do robalo ter bons toques e ferrarem
isto com iscadas bem generosas de sardinha.
mas prontos ha que inovar e n limitar a ficar a espera que se ferrem sozinhas.
mas é a tal coisa. nunca fui pescador de estar com a cana na mao na praia por isso é que se calhar tenho perdido uns peixes por n ter a cana na mao
Pois Ricardo mas eu também não. Quem me conhece sabe que tenho pouca paciência para estar de cana na mão à espera dos toques, só estou de cana na mão se realmente estiver a ter toques uns a seguir aos outros.

Mas com algum treino e olhos bem abertos (tive noites em que devido ao cansaço pura e simplesmente não os conseguia detectar), só pelo movimento da ponteira da cana dá para ver que elas andam lá depois nessa altura então é conveniente meter a cana na mão para tentar ferrar.

Em Valmitão por exemplo várias vezes gozava com pescadores menos atentos que estavam ao meu lado, dizia-lhes, olha espera um bocadinho que vou ali à cana tirar uma dourada (depois de ver os tais toques), quando dizia isso aos menos experientes eles não acreditavam porque achavam que os toques das douradas eram sempre toques "em grande". :pay: :pay:
Responder