huuuummmmmmm

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"huuuummmmmmm"
na nova versão do site.

Caparzo
Registado: sábado ago 30, 2008 11:02 pm

Re: huuuummmmmmm

Mensagem por Caparzo »

mikie30 Escreveu:
Caparzo Escreveu:
mikie30 Escreveu:coloco isto aqui porque penso que terá mais a ver com a pesca embarcada do que com a pesca apeada devido á profundidade.
siga :

pelo que tenho ouvido a primeira cor a (desaparecer) a determinada profundidade e digo já que nao sei qual é, parece que é o vermelho,corrijam me se estiver errado, dado isto o que pensam da utilizaçao de fios vermelhos ????????? quem diz fios diz todo o tipo de material para a construçao das nossas montagens.
terá logica?
huuuuuuuuummmmmmmmmmmm.
Uma duvida ao dizer que a cor vermelha desaparece com determinada profundidade estão a referir-se aos espectro visual dos peixes ou dos humanos?? Ou será que são iguais?? Pergunto isto porque normalmente os seres adaptam-se as condições onde vivem como e do conhecimento geral portanto poderá ate ser visível para alguns penso eu...
falo em relaçao aos peixes .
Hum sendo assim partilho uma opinião do Paulo só estudando o comportamento no nylon a essa profundidade...
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Já que estão a falar em peixes, não se esqueçam que as diferentes espécies vêem as cores de forma diferente, umas vêem mais cores outras menos...

Mas mesmo falando disto estamos a falar de ver cores, o vermelho deixa de ser visível (ou seja não existe a cor), isto devido ao seu comprimento de onda (luz) não penetra na água a partir +- dos 20 metros.

http://www.pescador.com.pt/spot.php?id=1079

:fixe:
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

hummmmmmmmmmmm, só agora vi este topico... :moca: tambem com este titalo...vai la vai... :join:
Se ainda vai a tempo cá vai a minha opiniao. :grrr2:
Acho que temos de dividir esta questao em duas partes.
1ª qual é o objectivo ?
2ª Quais os resultados ?

Supostamente o obejctivo é despertar a atenção dos peixes, para que vejam o isco ali perto, mais rapidamente, mas se algumas especies menos nobres "notam" ali qualquer coisa e vao satisfazer a curiosidade e talvez descobrir algo para comer, já outras especies "desconfiam" (pesca embarcada). Talvez numa perspectiva de competição seja eficaz para os chamados peixes de fundo, ou seja os tais menos nobres.

Os resultados pelo menos a nivel pessoal e de constatação várias vezes, em comparação com pescas mais discretas, nunca vi qualquer vantagem, muito pelo contrario, acho até desmotivante.

Acho que do ponto de vista da eficacia não tem para mim qualquer logica... :suprise:

A questao dos fios utilizados e se se quer uma "representação" mais discreta por causa de varias especies que são mais desconfiadas, é mais correcto utlizar um bom fluorcarbono pois os resultados são mais que evidentes.
Jó Pinto
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

jopinto Escreveu:hummmmmmmmmmmm, só agora vi este topico... :moca: tambem com este titalo...vai la vai... :join:
1ª qual é o objectivo ?
2ª Quais os resultados ?

Supostamente o obejctivo é despertar a atenção dos peixes, para que vejam o isco ali perto, mais rapidamente, mas se algumas especies menos nobres "notam" ali qualquer coisa e vao satisfazer a curiosidade e talvez descobrir algo para comer, já outras especies "desconfiam" (pesca embarcada). Talvez numa perspectiva de competição seja eficaz para os chamados peixes de fundo, ou seja os tais menos nobres.

Os resultados pelo menos a nivel pessoal e de constatação várias vezes, em comparação com pescas mais discretas, nunca vi qualquer vantagem, muito pelo contrario, acho até desmotivante.

Acho que do ponto de vista da eficacia não tem para mim qualquer logica... :suprise:

A questao dos fios utilizados e se se quer uma "representação" mais discreta por causa de varias especies que são mais desconfiadas, é mais correcto utlizar um bom fluorcarbono pois os resultados são mais que evidentes.
Jó Pinto
É um ponto de vista, visto de um angulo mais "nobre" da pesca, em termos de qualidade do pescado. Mas... e há sempre um mas... do ponto de vista competitivo, poderá fazer a diferença em termos pontuais :pay: . Não?

p.s. - A minha questão/presunção é apenas focada no aspecto da competição, pois pessoalmente e numa vertente de pesca selectiva não me agrada trazer para casa 2 ou 3 cabazes de cavalas e/ou "cagalhões chumbados!" #-o . (Aliás, nem os traria comigo :but2: :dedos2: ). :hahaha: :hahaha:
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Ramiro Escreveu:
jopinto Escreveu:hummmmmmmmmmmm, só agora vi este topico... :moca: tambem com este titalo...vai la vai... :join:
1ª qual é o objectivo ?
2ª Quais os resultados ?

Jó Pinto
É um ponto de vista, visto de um angulo mais "nobre" da pesca, em termos de qualidade do pescado. Mas... e há sempre um mas... do ponto de vista competitivo, poderá fazer a diferença em termos pontuais :pay: . Não?

p.s. - A minha questão/presunção é apenas focada no aspecto da competição, pois pessoalmente e numa vertente de pesca selectiva não me agrada trazer para casa 2 ou 3 cabazes de cavalas e/ou "cagalhões chumbados!" #-o . (Aliás, nem os traria comigo :but2: :dedos2: ). :hahaha: :hahaha:
Pois do ponto de vista competitivo, a minha opiniao é e sempre foi e tambem será muito contraria aos "habitués"...será fetiche ? não sei. Só sei que o "rapanço" só embrutece, e foi importado da "camorra" :dedos2: Desportivamente acho uma nulidade, e não tem nada a ver com "saber pescar", é digamos assim uma maneira fácil de pescar, e convenhamos que se pode tornar uma especialidade para obter trunfos lá fora, que praticamente nunca se consegue :huuum:
É uma coisa que "abomino" por completo, and so on.... :dificil: e faxavor de não me provocar... :pay: :join:
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

jopinto Escreveu: e faxavor de não me provocar... :pay: :join:
:meco:

:olaaa:

:hahaha: :hahaha: :hahaha:
motinha
Registado: sexta nov 21, 2008 1:57 pm

Mensagem por motinha »

Conforme a tonalidade da água e a quantidade de planton e outros factores, as cores vão desaparecendo.
Isto é o que se ouve falar. Mas não é bem assim. :nono:

Aos 17 metros, mais ou menos, o vermelho não deixa de se ver, passa a cinza medio. Assim como todas as cores, vão tornando-se todas em tons de cinza. Teoricamente as duas ultimas cores a desaparecer serão o verde e por ultimo o azul. Perto dos sessenta, setenta metros. E com muitas condicionantes á mistura.
Já fiz mergulhos aos 15 metros aonde nem o azul se via, era tudo cinzas. :hummm:

Mas pondo isso tudo de parte, o choco por exemplo não vê cores, vê comprimentos de onda. E podemos ter duas cores (diferentes) com comprimentos de onda iguais que para o choco são iguais. Está documentado laboratorialmente. :pay:
Na prática, os palhaços vermelhos apanham mais choco. Aqui falo pela minha experiencia. :fishcool:

Se essa teoria das cores fosse correta, os fios vermelhos serião mais facilmente descobertos pelo peixe, teria a cor cinza.
E os fios azuis e verdes teriam um efeito mais discreto logo enganavam mais peixe.
Então e abaixo dos setenta metros? :hummm: :hummm: :hummm:

Eu prefiro cores mais neutras, ou apenas ligeiramente coradas. Mas para embarcada, para outras modalidades, que falem outros com mais experiencia.

Lembrei-me agora de uma coisa.
Na pesca aos gorazes, usa-se uma luzinha, essa luzinha chama o peixe, que cor se usaria nessa linha?
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Boas Motinha levanta umas questões interessantes.

Realmente e falando do vermelho, como já tinha dito a cor ao desaparecer fica cinza, mas a questão aqui é qual o comportamento num fio de nylon.

Era interessante ver aos 15 metros um fio de nylon vermelho? Qual o seu comportamento? Cinza ou Transparente? É esta a minha dúvida. :hummm: Não quer ir dar um mergulho? :join: :join:

E já que estamos a falar de fio e mergulho, já viu alguma vez, por exemplo aos 15 metros o fio de nylon de um pescador (em acção de pesca)??? A minha dúvida é, será que a luz em determinadas circunstancias consegue "descer pelo fio" tornando-o visível?

Acerca desta frase:
E podemos ter duas cores (diferentes) com comprimentos de onda iguais
Não percebo muito bem o que quer dizer, uma vez que são os diferentes comprimentos de onda que nos permitem ver as diferentes cores.
Responder