Como apanhar um Linguado!

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Como apanhar um Linguado!"
na nova versão do site.

Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Como apanhar um Linguado!

Mensagem por Paulo »

Lunatic Escreveu:
paulo Escreveu:1) Há montagens em que a ideia é mesmo não ter a chumbada travada em cima.
Viva Paulo,

Quem sou *ainda* para questionar seja o que for, pelo desenho inicial, fiquei com a ideia de que se o peixe fisgar, não tem travão, ou seja provávelmente o vão da linha não chegará para ter a firmeza necessária aquando do peixe puxar para ficar preso, digo eu!
paulo Escreveu:1
2) Costumo dar-me bem com o coreano (linguados) quanto aos pregados (são doidos por sardinha e já não apreciam tanto o coreano).
3) Rodovalho e Pregado são espécies diferentes.
Obrigado. E atrevia-me a perguntar, já comi pregados no sul e rodovalhos no norte, o aspecto é muito idêntico, porque dizes que são diferentes? Ambos têm as pintas!?
paulo Escreveu:1
4) As praias coma areis costumam dar linguados, no entanto alguns dos meus sítios predilectos para capturar o linguado têm um misto de pedra/areia, e lanço precisamente onde acaba a pedra e começa a areia, eles por vezes estão lá. :fixe:
Na minha zona, tambem existe zonas dessas mistas de areia e pedra, quando caminho pelas dunas, para colmatar o *clolesterol*, costumo ver pessoas a pescar, nos espaços que referes. Mais uma vez obrigado.

1 ( )
Lunatic
Pois uma das vantagens de não ter travão é essa, o peixe come menos desconfiado porque não sente o peso do chumbo quando puxa a isca.

Os Pregados (Psetta maxima ou Scophthalmus maximus) e Rodovalhos (Scophthalmus rhombus) são parecidos mas são peixes (espécies) diferentes, se vires nas tabelas de tamanhos mínimos aparece lá o Pregado e o Rodovalho.

Consulta esta aplicação (Legislação - Tamanhos Mínimos) para veres: http://www.pescador.com.pt/pescador2009.php

O pregado se passares a mão por ele, sentes uns altos, parecem cabeças de pregos, dai o nome Pregado, além disso o Pregado tende a ser mais claro que o Rodovalho.

Percebes bem as diferenças aqui:

http://www.fishbase.org/Summary/Species ... php?id=529 (Rodovalho)

http://www.fishbase.org/Summary/species ... ame=maxima (Pregado)
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Lunatic Escreveu:
Ramiro Escreveu:Olá.

Para começares a "estudar" o assunto, deixo-te aqui este tópico.
http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... f=2&t=3011
Havendo dúvidas, não hesites e coloca-as. :fixe:
~

Obrigado, primeira dúvida, tem a ver com as leis da fisica:
Imagem

A segunda para já, tem a ver com o que já li, isco qual o melhor, tipo de pesqueiro para este espécime, junto ás pedras, foz dos rios, qual sugere?
Quanto ao travamento da chumbada, o Paulo já respondeu. O peixe come menos desconfiado, para além de que este tipo de montagem obriga o estralho a "andar" mais pelo fundo, que é onde se alimentam os peixes planos.
A segunda pergunta: Perto da foz dos rios é uma boa escolha. Noutras praias são preferiveis praias de areias finas, com coroas de areias novas. Em zonas de pedra, escolhe zonas com lagido plano e raso, que se misture com a areia.
paulo robalo
Registado: segunda abr 20, 2009 12:15 pm

Mensagem por paulo robalo »

Boas pescadores,

Eu pesco ao linguado, (peixes planos) da seguinte forma.

A chumbeira que eu uso, é triangular, porque pesco em locais com muita corrente e assim sendo a chumbeira deslocasse do local que eu pretendo pescar, pouco ou nada, em aguas mais calmas com chumbeira redonda mas não das furadas.
Em relação à montagem, faço-a tipo estralho para um dos anzóis pescar um pouco acima do outro, tenho tido melhores resultados com o anzol de cima.

Imagem da Montagem:
Estralho linguado.JPG

Deixo aqui imagens dos anzóis que utilizo na pesca de peixes planos da marca OWNER.
OWNER LO.jpg
OWNER LO.jpg (10.42 KiB) Visto 800 vezes
OWNER SP.gif
OWNER SP.gif (9.22 KiB) Visto 800 vezes
Pesso desculpa pelo mau desenho da montagem, mas foi de boa vontade, atenção que esta montagem, pode não ser a mais correcta, noutras zonas, mas onde pesco é a que mais resultados positivos me tem dado.

Um Abraço

Paulo Moreira

:fixe:
Lunatic
Registado: sábado mai 30, 2009 9:51 am

Mensagem por Lunatic »

paulo robalo Escreveu:Boas pescadores,

Um Abraço

Paulo Moreira

Obrigado pela dica, prometo que vou experimentar, no entanto em relação ao isco, falaram-me numa sande de minhora da areia com *fole*, que dizem?

1 Abraço
Lunatic
paulo robalo
Registado: segunda abr 20, 2009 12:15 pm

Mensagem por paulo robalo »

Lunatic Escreveu:

Um Abraço

Paulo Moreira

Obrigado pela dica, prometo que vou experimentar, no entanto em relação ao isco, falaram-me numa sande de minhora da areia com *fole*, que dizem?

1 Abraço

Lunatic
Amigo Lunatic,

Mais uma vez digo o isco difere de local para local, é uma realidade.

Eu pessoalmente só :fishcool: com casulo.

Um abraço

Paulo Robalo
Fabio Batista
Registado: quinta mai 14, 2009 5:51 pm

Mensagem por Fabio Batista »

Boas amigo Lunatic. :olaaa: .

O Linguado é dos peixes que mais gosto de capturar, tanto no prato como na pesca. =P~ .

A montagem que mais utilizo é uma rabeira com cerca de 2 mts onde coloco 3 tensos com cerca de 30 cm e 1 chumbinho em cada anzol de maneira a que não que o isco ande perto do fundo. :wink: .

Como isco, utilizo minhoca da lama, ganso, coreana e ás vezes o casulo, não tenho onde comprar ou apanhar minhoca da areia, mas sei que é um grande isco para a pesca em zonas de rebentaçao.

Quanto a maré , gosto de pescar perto do baixa-mar e no principio da enchente, isto nos locais onde pesco.

E esta é a minha opinião e tenho muito bons resultados.

Um abraço e boas pescarias. :beer: .
teco43043
Registado: sexta fev 25, 2011 7:15 pm

Mensagem por teco43043 »

:fixe: :fixe:
levi simao
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Mensagem por levi simao »

A chumbeira que eu uso, é triangular, porque pesco em locais com muita corrente e assim sendo a chumbeira deslocasse do local que eu pretendo pescar, pouco ou nada, em aguas mais calmas com chumbeira redonda mas não das furadas.
Em relação à montagem, faço-a tipo estralho para um dos anzóis pescar um pouco acima do outro, tenho tido melhores resultados com o anzol de cima.

Imagem da Montagem:
Estralho linguado.JPG

Deixo aqui imagens dos anzóis que utilizo na pesca de peixes planos da marca OWNER.
OWNER LO.jpg
OWNER SP.gif
Pesso desculpa pelo mau desenho da montagem, mas foi de boa vontade, atenção que esta montagem, pode não ser a mais correcta, noutras zonas, mas onde pesco é a que mais resultados positivos me tem dado.

Um Abraço

Paulo Moreira

conseguem ver as imagens??
ou é problema do meu pc :hummm: :hummm: :hummm:
Responder