Nova Lei da Pesca - 2009

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Nova Lei da Pesca - 2009"
na nova versão do site.

PedrasSalgadas

Re: Nova Lei da Pesca - 2009

Mensagem por PedrasSalgadas »

nhicas Escreveu:Boas,
Porque é que se tem de fazer um corte na barbatana caudal do peixe? Ainda não entendi qual o objectivo!!
Marcar o peixe, de acordo com o n.º 8 do artigo 11º tem como objectivo a diferenciação do pescado resultante da pesca lúdica, é obrigatório em todos os exemplares antes do abandono do local de pesca, seja em terra ou em barco, e consiste em efectuar um corte diagonal na barbatana caudal. Desse modo todo e qualquer pescado que esteja nessas condições não pode ser comercializado. :nono: É pra evitar que a pesca lúdica seja praticada com outros fins.Ser houver prática fiscalizadora a coisa pode resultar, como em tudo.
karva

Mensagem por karva »

nhicas Escreveu:Boas,

Só agora li a maldita portaria que tem gerado tanta controvérsia. O meu objectivo não é gerar mais, mas tenho uma dúvida:

Porque é que se tem de fazer um corte na barbatana caudal do peixe? Ainda não entendi qual o objectivo!!
O objectivo (e em teoria) é evitar a venda do peixe para os Restaurantes.
toalhas

Mensagem por toalhas »

Cortar as barbatanas caudais aos peixes. :pay:
Ia assado como estava e mais nada, mas antes isso que mandarem tirar os olhos :join:
Até já tenho medo de escrever não vá aparecer aqui algum ilustre que se lembre de por isso na próxima portaria :moca:
MRamos
Registado: quarta jan 21, 2009 3:07 am

Mensagem por MRamos »

Caros amigos,

Por acaso já pensaram que estes nossos legisladores da tanga, provávelmente nunca se encontraram com uma cana na mão á borda de água?
Que sapiência lhes assiste ao ponto de criarem estas aberrações?
Infelizmente é assim, o País, os palhaços e as aberrações de leis que poluem e dificultam este nosso desporto.

Acho que o caminho a seguir será de unir-nos em torno da futura Comissão, e tentar por todos os meios contrariar toda a barbaridade que tem ultimamente sido elaborada.
A união faz a força, mas será que neste País fará mais qualquer coisa!

Mário Ramos :let:
atsimoes
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Mensagem por atsimoes »

Obrigado Pedro pela elucidação sobre o não se poder engodar a partir de terra, não li com a devida atenção.
Outra duvida se me levantou porque como ainda não pesquei por aguas Portuguesas este ano que começou, a licença continua a poder ser tirada pelo multibanco e deixa de haver licença apeada nacional substituida por uma regional e suas capitanias limitrofes???

Um abraço a todos e continuem a pescar , porque o tempo é juiz de tudo. Ainda agora começamos a legislar algo sobre o nosso desporto, em Espanha demorou mais de dez anos a formação , e fazer comprrender ás populações que se não protegessem os seus recursos naturais marinhos nada teriam com que viver actualmente...

António
Realgana
Registado: sábado mar 11, 2006 2:47 pm

Mensagem por Realgana »

Essa de proibirem o uso de engodo no mar volto a dizer não tem jeiteira nenhuma, eu simplesmente não aceito uma COISA TÃO ESTÚPIDA.
Eu até nem pesco á boia tenho um barco MT, e tambem saio muitas vezes noutros barcos, mas foi em tempos de teenager que pesquei practicamente só á boia e um dia quando for velhote e sabe-se lá reformado volte a pescar á boia e não quero ser atormentado por uma lei tão estúpida.
Portanto bem hajam quem toma a iniciativa de lutar por alterar a lei.
Se eu puder reforçar e ajudar nessa luta de algum modo digam-me, quanto mais para fazer nº nalgum tipo de manifestação ou assinar alguma coisa útil ...já o fiz e volto a fazer.
O nosso problema é como diz o sr ministro não nos associarmos em grande para termos mais força.
Como faz o sector da pesca comercial.
O que se compreende pois a maior parte dos pescadores não fazem vida disto, já têm o stress da semana de trabalho e querem é relaxar e recriar na pesca desportiva, é lógico que haja falta de assocativismo....maaaaas como agora atrofiaram esta porra toda com leis verdadeiramente atrofiantes temos que pensar sériamente em ter mais uma xatice alem da semana de trabalho.
Não sou contra a lei na totalidade acho sinceramente que tem que haver algumas regras... mas volto a dizer que nunca estive de acordo com a existência de licenças e muito menos com a utilização dos dinheiros.
Os Ingleses penso eu acabaram com as licenças porque considerando que não há zonas restritas onde a pesca profissional não possa pescar não se justifica a existência das mesmas.
Isso não acontece aqui porque não há um sentido lógico, realista e moral dos nossos governantes mas sim chulice pura pois nem sequer os valores das nossas licenças são simbólicas....são muito mais caras que em Espanha.
karva

Mensagem por karva »

atsimoes Escreveu:Obrigado Pedro pela elucidação sobre o não se poder engodar a partir de terra, não li com a devida atenção.
Outra duvida se me levantou porque como ainda não pesquei por aguas Portuguesas este ano que começou, a licença continua a poder ser tirada pelo multibanco e deixa de haver licença apeada nacional substituida por uma regional e suas capitanias limitrofes???

Um abraço a todos e continuem a pescar , porque o tempo é juiz de tudo. Ainda agora começamos a legislar algo sobre o nosso desporto, em Espanha demorou mais de dez anos a formação , e fazer comprrender ás populações que se não protegessem os seus recursos naturais marinhos nada teriam com que viver actualmente...

António
Viva António

julgo que continuará a poder-se tirar a licença pelo multibanco, visto que a DGPA, como na anterior legislação pode estabelecer protocolos com outra entidades para efeitos de emissão de licenças.

Quanto ás licenças apeada nacional ser substituida por uma regional e suas capitanias limitrofes, acho que é melhor esperarmos pela publicação do Despacho do ministro responsável pelo sector das pescas, onde virão aprovados os modelos das lincenças e os procedimentos Administrativos inerentes à emissão das licenças.

Até lá tudo, nesta área, funciona como até agora.

Ab
Paulo karva
Retortaman
Registado: domingo fev 17, 2008 4:14 pm

Mensagem por Retortaman »

mas la nao diz que a nova lei entra em vigor no dia a seguir a sua publicação? se saiu ontem, entra em vigor hoje.

nota-se mesmo q isto deve ter sido feito por algum individuo q nao sai de tras da secretaria, e se calhar nunca viu o mar
Responder