Vale a pena investir?!

canas e carretos adquiridos em conjunto

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Vale a pena investir?!"
na nova versão do site.

Nunx
Registado: quarta fev 06, 2008 1:11 pm

Re: Vale a pena investir?!

Mensagem por Nunx »

É claro que a escolha de um carreto não deve apenas incidir sobre a recuperação de fio ou pelo ratio...
Este Okuma AXS65, por exemplo, é muito pesado, quase 800 gramas, e não equilibra com algumas das minhas canas, tornando-se desconfortável e até cansativo.
Mas, para lhe dar um exemplo da real importância do carreto em termos de força, veja o caso do spinning:
O que puxa o peixe, muitas vezes robalos com mais de 2 a 3 quilos:

- aqueles carretos pequeninos 3000, 4000 ou 5000 com ratios sempre acima dos 5:1 ?
- ou a cana?

Claro que é a cana, a força e habilidade do pescador e uma boa embraiagem do carreto. Ou não será?
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Nunx Escreveu:É claro que a escolha de um carreto não deve apenas incidir sobre a recuperação de fio ou pelo ratio...
Este Okuma AXS65, por exemplo, é muito pesado, quase 800 gramas, e não equilibra com algumas das minhas canas, tornando-se desconfortável e até cansativo.
Mas, para lhe dar um exemplo da real importância do carreto em termos de força, veja o caso do spinning:
O que puxa o peixe, muitas vezes robalos com mais de 2 a 3 quilos:

- aqueles carretos pequeninos 3000, 4000 ou 5000 com ratios sempre acima dos 5:1 ?
- ou a cana?

Claro que é a cana, a força e habilidade do pescador e uma boa embraiagem do carreto. Ou não será?
Atenção que um 5.1 num carreto 4000 não é bem a mesma coisa que num carreto 10000 :wink:

Um carreto 4000 com 5.1 nem é um carreto muito rápido... se calhar equivale a um 4.3 na medida 10000 8)
flex
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

Conversa engraçada :lol:

...de facto , e os Paulos que me perdoem :twisted: , até pendo para o lado do Nuno... no Surfcasting carretos muito lentos é que são um suplicio :lol: ...claro que convém serem boas máquinas, que não se torçam todas com um peixinho maior... mas recuperar 150m com um rátio muito baixo uma e outra e outra vez... :? Os carretos mais ou menos rápidos adaptam-se a diversos tipos de pesca...e aos gostos de cada um :wink: Eu por mim +- 1m por volta é a recuperação que procuro para surf.

Como diz o Boss, não confundir carretos 10000 com 4000...a bobine tem um diâmetro muito inferior e assim mesmo para enrolar 0,70m são precisos rátios mais elevados... a torção tb é mais reduzida dado que o braço(distancia) entre o rolete e a bobine é muito menor :roll:...nestes carretos, quem sofre mais é a embraiagem: por ter um diâmetro muito menor das anilhas, a fricção para uma mesma carga distribui-se numa area muito menor ( a área do circulo= pi( 3,14) x R² (raio x raio)...logo 1cm de raio = 3,14cm² de área, mas 2cm de raio = 12,56 cm² de área ) ou seja muito mais calor para dissipar por cm²( ou para derreter a embraiagem :twisted: )...naturalmente corpo mais pequeno=engrenagens menores e logo tb esforço mecânico maior...assim, á que deixar "cantar" a embraiagem com peixinhos maiores :mrgreen:

Joel : todas as dicas aqui são boas :lol: :lol: :lol: ( não estivesses tu no "sitio do pescador" 8) ) ...as minhas preferências iam sem dúvidas para o Shimano Ultegra 10 000 (tenho um parzinho e até hoje só alegrias :D ) e depois para o Axeon e Tica... no Axeon tens a possibilidade de comprar a muito bom preço bobines calibradas em nylon para linhas mais finas, se é que interessa, talvez o melhor negócio pelo preço ( há por ai a 80€ )... e não esquecer : o próximo vai ser igual para poderes trocar as bobines entre eles :wink:

cumps
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

flex Escreveu:Conversa engraçada :lol:

...de facto , e os Paulos que me perdoem :twisted: , até pendo para o lado do Nuno... no Surfcasting carretos muito lentos é que são um suplicio :lol:
Paulo o Ultegra não é propriamente um carreto rápido...

Salvo o erro o rácio é 4:3 e o TMV é de 103cm...

Quando falo de carretos rápidos estou a falar de rácios >=5, alguns chegam mesmo a >=6, isto num carreto 10000 é muita rapidez. :lol: :lol: :lol:

Agora, realmente para mim o Ultegra também é a melhor escolha para quem quer gastar +-100€ num carreto para surfcasting.

Por alguma razão também tenho 2. :wink:
JoelEstrela
Registado: sábado mar 22, 2008 5:48 pm

Mensagem por JoelEstrela »

Pessoal, já comprei:

Ora bem, tive a ver o ultegra, o tica, um daiwa, e um vega. De todos escolhi o tica ge9000, pela razão Qualidade/Preço. Agora Sábado lá vou eu apanhar a subida da maré para testar a sério o carreto :mrgreen:

Também não sou muito esquisito, passei disto:
29102007005wh7.jpg
Para isto:
2007130105751329.jpg
(as fotos não sao de minha autoria)

Agora o tica acho que vai ser para estabilizar :twisted:

Abraço e obrigado pelas ajudas
karva

Mensagem por karva »

Fizes-te bem, isso agora quer é aqui uns relatos e fotos das pescarias feitas com a máquina. =D> =D>

Ab
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Quanto é que custou esse tica?
flex
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

paulo Escreveu:
flex Escreveu:Conversa engraçada :lol:

...de facto , e os Paulos que me perdoem :twisted: , até pendo para o lado do Nuno... no Surfcasting carretos muito lentos é que são um suplicio :lol:
Paulo o Ultegra não é propriamente um carreto rápido...

Salvo o erro o rácio é 4:3 e o TMV é de 103cm...

Quando falo de carretos rápidos estou a falar de rácios >=5, alguns chegam mesmo a >=6, isto num carreto 10000 é muita rapidez. :lol: :lol: :lol:

Agora, realmente para mim o Ultegra também é a melhor escolha para quem quer gastar +-100€ num carreto para surfcasting.

Por alguma razão também tenho 2. :wink:
Certissimo, mas olha que as bobines do Ultegra são bem maiores ( em diametro) que as de um axeon, com o mesmo ratio tens mais recuperação de fio. Tenho um Mitchel Nautil que é 4,9 :1 e recupera sensivelmente o mesmo: 1,10m (a bobine é de menor diametro ) ... 6:1 já me parece um carreto de corridas :lol: :lol: :lol:
Responder