=D> =D>Ramiro Escreveu:Tens razão Manel.PedrasSalgadas Escreveu:De facto, temos o que merecemos.
Grande parte dos operadores MT provem da pesca profissional e traz consigo toda a inércia do grande loby da pesca profissional, portanto está tudo dito: "Choram, logo mamam!"
Questoes pertinentes !!!!
-
toalhas
Re: Questoes pertinentes !!!!
Na minha 1ª intervenção referi:
"Perdoem-me os colegas que se dedicam à marítima-turística mas, eu penso, que a legislação só passou porque criou essa excepção dos 10 Kg +1 exemplar nos praticantes de pesca desportiva em marítimo-turística. Logicamente, quem integra as comissões e associações são esses colegas porque esta será a sua profissão."
Este é o meu pensamento, até porque não faz sentido que só 2 pescadores a bordo possam trazer mais peixe que um barco cheio deles.
Isto provoca que não seja atractivo levar muita gente a bordo. Até, sair só com 2 pescadores, será anti-ecológico; mais barcos a pescar mais poluição. Também mais despesa por pescador.
Lógicamente será mais vantajoso irem pescar nos MT.
Repito, comprei o barco já com a legislação em vigor pelo que, não posso acusar ninguém, só tenho que continuar a confraternizar com os amigos em valentes pescarias... saídas mais perto e mais curtas (dá para vir almoçar a casa) lol...
Saudações
"Perdoem-me os colegas que se dedicam à marítima-turística mas, eu penso, que a legislação só passou porque criou essa excepção dos 10 Kg +1 exemplar nos praticantes de pesca desportiva em marítimo-turística. Logicamente, quem integra as comissões e associações são esses colegas porque esta será a sua profissão."
Este é o meu pensamento, até porque não faz sentido que só 2 pescadores a bordo possam trazer mais peixe que um barco cheio deles.
Isto provoca que não seja atractivo levar muita gente a bordo. Até, sair só com 2 pescadores, será anti-ecológico; mais barcos a pescar mais poluição. Também mais despesa por pescador.
Lógicamente será mais vantajoso irem pescar nos MT.
Repito, comprei o barco já com a legislação em vigor pelo que, não posso acusar ninguém, só tenho que continuar a confraternizar com os amigos em valentes pescarias... saídas mais perto e mais curtas (dá para vir almoçar a casa) lol...
Saudações
-
PedrasSalgadas
Exactamente. E esse foi o espírito que esteve subjacente à actual lei da pesca lúdica. A introdução das licenças abranje todos por igual, mas as vantagens de ir em MT são por demais evidentes. Maiores ainda qd podem recorrer, as empresas, aos combustíveis subsidiados. Se já têm a vantagem pelo lado das capturas, se permitem os excessos, e ainda não apareceu aqui ninguém a exemplificar o contrário, e ainda andam mais barato, razão não lhes falta para terem, todos os que podem, uma MT.wildcat Escreveu:Lógicamente será mais vantajoso irem pescar nos MT
Daí eu ter perguntado se alguém conhecia um MT que estivesse às moscas.
Agora, permitam-me a indignação. Estamos sempre prontos para nos indignar-mos com as benesses que vimos atribuídas por aí. Mas muito pouco qd elas, de algum modo, nos trazem algum tipo de regalia. E pelo que li neste tópico, pelos silêncios que aqui encontramos sobre esta questão, não estarei muito fora da razão ao reafirmar o que atrás já havia escrito.
Certamente. O que convenha-mos, nos compromete vergonhosamente. E depois venham cá dizer que querem ter associações de pescadortes lúdicos.PedrasSalgadas Escreveu:E se o combustível não fosse subsidiado, acha que os preços das viagens de 40 milhas eram os mesmos. Na certa que não eram, e então onde na realidade vão parar os €€€€ dos subsídios. Poderíamos dizer que oa bolso daqueles qua lá vão pescar. Será???
Somos uns miseráveis.
- pedrolourenco79
- Utilizador Regular
- Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm
Claro que ha Mt ás moscas, mas essas, vao pescar com os "amigos" e vendem o peixe ... Ainda ganham maisPedrasSalgadas Escreveu:Daí eu ter perguntado se alguém conhecia um MT que estivesse às moscas.
Não sou contra as MT, aliás é a forma ideal de o pescador desportivo praticar o desporto que gosta. Ter um barco não é fácil.
Só gostaria que...
Falemos de pesca. Parece que cá por cima o peixe tem vindo a entrar.
Só gostaria que...
Falemos de pesca. Parece que cá por cima o peixe tem vindo a entrar.
- pedrolourenco79
- Utilizador Regular
- Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm
=D> =D> =D> A entrar é favor...tem andado bom peixe já á 2 mesitos... a norte o peixe tem sido maior mas em menor quantidade, a sul de leça menor tamanho mas em boa quantidade. As lulas tb andem aíwildcat Escreveu:Falemos de pesca. Parece que cá por cima o peixe tem vindo a entrar.
-
rui valerio
- Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm
pedrolourenco79 Escreveu:=D> =D> =D> A entrar é favor...tem andado bom peixe já á 2 mesitos... a norte o peixe tem sido maior mas em menor quantidade, a sul de leça menor tamanho mas em boa quantidade. As lulas tb andem aíwildcat Escreveu:Falemos de pesca. Parece que cá por cima o peixe tem vindo a entrar.![]()
Pois é... ontem foi um fartote de peixe, com pargos de 3 kg, sargos xxl, besugos xxl e eu nã fui... raios e coriscos!!!
Fui no sábado, a um torneio de pesca embarcada organizada em Ílhavo, e durante o concurso saíram 4 lulas enormes, uma delas no nosso barco, foi a primeira que vi em alto mar.. coisa grande mesmo!!!
E um Polvo, mas ....ENORME, nunca vi uma coisa daquela.... só queria ir tds os dias....
Domingo, se Neptuno deixar, lá estarei a ver se dou com os vermelhinhos da meu coração!! =D> =D> =D>
Em relação ás questões pertinentes, esta prova ( a primeira que realizei na pesca embarcada) fez-me pensar sobre a forma da sua realização, a formula da pontuação que foi usada (da EFSA), tomei algumas consideração e não fazendo delas axiomas, deixo aqui a minha interpretação:
Em relação ao concurso propriamente dito, não me parece fácil de controlar um concurso onde todos os elementos dos barcos se conhecem e são da mesma equipa... quem fiscaliza quem????
A diferença de barcos é abismal, havendo barcos a pescar mais em terra, com muito menos tempo efectivo de pesca ( 2 barcos pescaram menos 1 hora que os outros, devido à diferença de velocidades atingidas entre eles, eu não tenho razão de queixa, pois os 225 HP do Sol Nascente fazem as milhas a uma velocidade considerável), sinceramente... não há igualdade entre pares com situações como esta.
O sistema de pontuação parece-me razoável, com um senão na minha opinião, pois não premeia peixes de maior porte, sendo o exemplar de cada pescador usado simplesmente como 3º factor de desempate.
A bonificação por quantidade de espécimes capturados também não abona na pesca aos peixes maiores, fazendo com que os pescadores procurem pesqueiros de peixe com menores tamanhos e mais quantidade, deviam ver a diferença de qualidade do pescado entre os vários pescadores, e ganham, normalmente, aquelas que capturaram peixe a roçar as medidas mínimas e em grandes qualidades.
O sistema de bonificação de grandes exemplares ficaria muito bem na formula da EFSA, em contrapartida gostei de ver a bonificação aos pescadores que pescaram peixes de todas as espécies a concurso, afinal estamos numa prova de pesca aos vários!
O torneio foi excelente, a organização irrepreensível, o companheirismo e o convívio de grande nível... para ter uma ideia, 95 pescadores a pescar, 150 pessoas a confraternizar no jantar de encerramento ( famílias inteiras em redor deste motivo, a PESCA)
Parabéns à organização... voltarei para outro sem dúvida nenhuma!
Nas 3 manhãs que saímos (6 milhas) tem dado fanecas e cavalas Q.B., uns sargos, uns besugos, uns carapaus, uns polvos (ultimo com 2,200 kg), mais uns quantos variados, saíu 1 congro c/ 8 kg. Na ultima vez gorazes c/ 20 cm foram às dezenas (sem stress... hão-de crescer)
O importante é que este tipo de pesca tem proporcionado um convivio e aproximação entre amigos (a maior parte foram-se iniciar na pesca embarcada). Lindo... só visto
A ver vamos os ventos para domingo!!!
O importante é que este tipo de pesca tem proporcionado um convivio e aproximação entre amigos (a maior parte foram-se iniciar na pesca embarcada). Lindo... só visto
A ver vamos os ventos para domingo!!!