Questoes pertinentes !!!!

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Questoes pertinentes !!!!"
na nova versão do site.

lostsoul
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Questoes pertinentes !!!!

Mensagem por lostsoul »

Eis de volta após a temporada de ferias e de Verao, uma vez mais com temas para serem debatidos por isso sitam-se a vontade de criticar,falar, escrever, desabafem enfim ..... :mrgreen:

Eis umas questões pertinentes e deveras suscitadoras de muita controversa.
Os tamanhos mínimos legais usados pela federação e pela lei actual e o porque de se usar peixe de menor qualidade em provas.
Mas vamos por partes:

1 - O porquê de se estar apanhar peixe pissas, andorinhas, ganoupas e afins (peixe que na prova valem 10 pontos, para simplificar vamos denomina-lo de peixe de menor qualidade) peixe que não tem valor comercial, nem interesse num modo geral para o pescador, então porque pescar estes peixe, não seria muito mais dignificante fazer 600, 700, ou 1000 ou mais pontos só com peixe de valor comercial e aqueles que qualquer pescador costuma apanhar nas suas incursões (peixes como: sargo legitimo, sarguetas ou safias, fanecas, besugos, bicas, pargos, douradas, etc.)
Isto não querendo tirar o mérito aos pescadores que se especializam neste tipo de pesca pelo menos para as provas, mas será justa a forma como se distingue os pescadores, terá mais valor aquele que sabe e consegue apanhar o tal peixe menor ou aquele que apanha besugos, sargos, pargos, bicas, safias ou sarguetas, mas em menor numero mas com maior pontuação.
Acho que se dá mais valor a quantidade de peixe apanhado do que a qualidade, quando a meu ver deveria ser o contrario qualidade versus quantidade.
Tendo em consideração que a maior parte das vezes esse peixe menor é devolvido ao mar, muitas vezes acabando por morrer devido às velocidades e descompressões que sofre na sua captura, isto nos dias fora de competição, porque é que em competição se premiei-a a sua captura desde que tenha medida mínima, acabando por ser deitado fora (mar) ou então dado a instituições (coisa rara).
Na minha óptica é um tipo de peixe que não tem técnica nenhuma especifica para se apanhar ao contrário dos outros peixes esses sim como todos nós sabemos tem dias que se apanham até com um cabo de vassoura e tem outros em que só o pescador mais atento e preparado o consegue capturar e esse sim devia ser o factor que devia ser premiado o saber evoluir e acompanhar a mudança dos hábitos dos peixes, de ultrapassar as diferenças entre espécies. Mas isso é a minha opinião.

2 – Esta questão já foi muito debatida aquando da entrada em vigor dos tamanhos mínimos pela actual lei em vigor, já todos sabemos que existem espécies que tem valores mínimos de captura completamente errados, só para citar um exemplo e talvez o mais obvio o sargo que só pode ser apanhado aquando perfaça os 15cm ou mais, sabendo que esta espécie na suas varias espécies só atinge a idade adulta aquando atinge os 18 cm (aproximadamente os 2 anos). A questão aqui põe-se e sabendo que alguns clubes e pescadores utilizam valores superiores aos mínimos exigidos por lei, mesmo esses mínimos estão aquém do que se deveria exigir como valores legislativos. Eu passo explicar com um exemplo que se calhar é o mais elucidativo devido ao troféu que representa:
Aquando da captura de um pargo / dourada / bicas / sargo – veado em que a medida mínima é de 20 /19/15/15 cm respectivamente, se quando apanhamos um troféu destes já nos da gozo, então porque não deixar que estes troféus atinjam tamanhos mais razoáveis e em que o gozo e o prazer da sua captura será muito maior, dando também maiores hipóteses de o peixe se reproduzir mais do que uma vez.
Falo destes peixes pelo que representam para um qualquer pescador, mas podemos por o assunto para todos os peixes, só tínhamos a ganhar com essa atitude, mas para tal também os pescadores profissionais teriam que respeitar esses tamanhos, teríamos de deixar de ver besugos, carapaus (pelim), sargos etc., sem medida nos restaurantes, praças, e outros lugares. Mas isso já é outra história.

3 – Se a própria federação apresenta um espírito de quantidade como é que se pode pedir aos restantes pescadores que apliquem um mínimo de quantidade 10kg, obrigando a uma selecção pela qualidade, é caricato não é?

Mas tal como disse ao princípio deste texto, são assuntos que podem suscitar alguma celeuma, mas é nessa agitação que vamos conseguir chegar a alguma conclusão, espero eu. No entanto friso uma vez mais que isto é apenas a minha opinião e maneira de ver e encarar a pesca.
E a vossa qual é?
toalhas

Re: Questoes pertinentes !!!!

Mensagem por toalhas »

lostsoul Escreveu:
1 - O porquê de se estar apanhar peixe pissas, andorinhas, ganoupas e afins (peixe que na prova valem 10 pontos, para simplificar vamos denomina-lo de peixe de menor qualidade) peixe que não tem valor comercial, nem interesse num modo geral para o pescador, então porque pescar estes peixe, não seria muito mais dignificante fazer 600, 700, ou 1000 ou mais pontos só com peixe de valor comercial e aqueles que qualquer pescador costuma apanhar nas suas incursões (peixes como: sargo legitimo, sarguetas ou safias, fanecas, besugos, bicas, pargos, douradas, etc.)
Acho que deveria continuar mas com uma pontuação mais baixa, 4 andorinhas = 40 pontos não deveria ser igual a 1 Safia 40 pontos, baixar os peixes de 10 pontos para 5 pontos ou menos.
lostsoul Escreveu: Isto não querendo tirar o mérito aos pescadores que se especializam neste tipo de pesca pelo menos para as provas, mas será justa a forma como se distingue os pescadores, terá mais valor aquele que sabe e consegue apanhar o tal peixe menor ou aquele que apanha besugos, sargos, pargos, bicas, safias ou sarguetas, mas em menor numero mas com maior pontuação.
Acho que se dá mais valor a quantidade de peixe apanhado do que a qualidade, quando a meu ver deveria ser o contrario qualidade versus quantidade.
Tendo em consideração que a maior parte das vezes esse peixe menor é devolvido ao mar, muitas vezes acabando por morrer devido às velocidades e descompressões que sofre na sua captura, isto nos dias fora de competição, porque é que em competição se premiei-a a sua captura desde que tenha medida mínima, acabando por ser deitado fora (mar) ou então dado a instituições (coisa rara).
Na minha óptica é um tipo de peixe que não tem técnica nenhuma especifica para se apanhar ao contrário dos outros peixes esses sim como todos nós sabemos tem dias que se apanham até com um cabo de vassoura e tem outros em que só o pescador mais atento e preparado o consegue capturar e esse sim devia ser o factor que devia ser premiado o saber evoluir e acompanhar a mudança dos hábitos dos peixes, de ultrapassar as diferenças entre espécies. Mas isso é a minha opinião.
Não concordo, porque senão tivesse tecnica nenhuma eram todos campeões. Quanto ao apanhar aqueles peixes sem valor comercial até acho bem, mais fica a restar dos outros comerciais. :mrgreen:
lostsoul Escreveu: 2 – Esta questão já foi muito debatida aquando da entrada em vigor dos tamanhos mínimos pela actual lei em vigor, já todos sabemos que existem espécies que tem valores mínimos de captura completamente errados, só para citar um exemplo e talvez o mais obvio o sargo que só pode ser apanhado aquando perfaça os 15cm ou mais, sabendo que esta espécie na suas varias espécies só atinge a idade adulta aquando atinge os 18 cm (aproximadamente os 2 anos). A questão aqui põe-se e sabendo que alguns clubes e pescadores utilizam valores superiores aos mínimos exigidos por lei, mesmo esses mínimos estão aquém do que se deveria exigir como valores legislativos. Eu passo explicar com um exemplo que se calhar é o mais elucidativo devido ao troféu que representa:
Aquando da captura de um pargo / dourada / bicas / sargo – veado em que a medida mínima é de 20 /19/15/15 cm respectivamente, se quando apanhamos um troféu destes já nos da gozo, então porque não deixar que estes troféus atinjam tamanhos mais razoáveis e em que o gozo e o prazer da sua captura será muito maior, dando também maiores hipóteses de o peixe se reproduzir mais do que uma vez.
Falo destes peixes pelo que representam para um qualquer pescador, mas podemos por o assunto para todos os peixes, só tínhamos a ganhar com essa atitude, mas para tal também os pescadores profissionais teriam que respeitar esses tamanhos, teríamos de deixar de ver besugos, carapaus (pelim), sargos etc., sem medida nos restaurantes, praças, e outros lugares. Mas isso já é outra história..

A federação teve algum cuidado com algumas especies aumentando o tamanho minimo de algumas especies, tens o caso da Safia 15 por lei #-o e 18 pela Federação.Concerteza que alguns poderão necessitar de retificacao.

lostsoul Escreveu: 3 – Se a própria federação apresenta um espírito de quantidade como é que se pode pedir aos restantes pescadores que apliquem um mínimo de quantidade 10kg, obrigando a uma selecção pela qualidade, é caricato não é?

Mas tal como disse ao princípio deste texto, são assuntos que podem suscitar alguma celeuma, mas é nessa agitação que vamos conseguir chegar a alguma conclusão, espero eu. No entanto friso uma vez mais que isto é apenas a minha opinião e maneira de ver e encarar a pesca.
E a vossa qual é?
Muito dificilmente qualquer pescador numa competição consegue chegar hoje em dia aos 10 kg, não esqueçer que são 5 horas de prova, e com zonas limitadas e maior controle em relacao ás medidas.

A Federação faz reuniões para que estes e outros assuntos possam ser discutidos mas só pelos pelos clubes e não individualmente infelizmente, por isso cabe aos clubes apresentarem e votarem essas ideias.
Farcintra
Registado: quarta set 27, 2006 2:31 pm

Mensagem por Farcintra »

Amigo Bruno, não me leve a mal nas palavras seguintes, mas por acaso o amigo compete nas provas da Federação??

Eu também não concordo com muitas regras impostas pela federação, mas não são concerteza os mesmos pontos que o amigo.
Se acha que é assim tão fácil apanhar peixes de menor valor, então o amigo tem meio caminho andado para fazer boas (para não dizer excelentes) classificações. Nem tudo o que parece é.
Mas também lhe digo, melhor pescador é aquele que sabe apanhar apanhar piças, garoupas, safias, besugos, pargos e douradas do que aquele que só sabe apanhar pargos e douradas. Se você proprio diz que os peixes de menor qualidade chegam mortos então é justo que pelo menos sirvam para alguma coisa quando são capturados.

Temos aqui um tópico bastante "polémico" e "controverso", que não é assim tão fácil de discutir.
lostsoul
Utilizador Regular

Mensagem por lostsoul »

levar a mal porque :mrgreen: o post foi postado com esse intuito =D>

Eu nao concorro nas provas da federaçao. Entao é assim eu sou o primeiro a reconhecer que a maneira com escrevo pode ser desprestigiante para esses peixes menores mas, nao é essa a intençao.
Depois a ideia passa um bocado por aumentar os tamanhos de forma a dar mais visibilidade e hipoteses aos peixes :mrgreen: e ai acho que toalhas tem uma boa ideia os piças passarem a valer 1 ponto por exemplo. É que temos zonas ali em Sesimbra que em determinadas alturas os peixes piças simplesmente nao dao hipoteses e só chegar la abaixo e ardeu, o que quer dizer que peixe de escama que se apanhe nem tem hipoteses em termos de pontos nos moldes actuais.
Qualquer peixe de escama que se apanhe e rapidamente ultrapassado pelo numero de piças.

mas realmente é um assunto a ser debatido, mas pelos vistos poucos participam :cry:
Farcintra

Mensagem por Farcintra »

Amigo Bruno, primeiramente não respondeu à minha pergunta, depois continuo a não concordar consigo.
Se existem assim tantas piças nesses sitios então terá de saber de contorná-las, tomara eu que fosse esse o problema...
Se fosse esse o problema tinha de passar uma traineira nos locais de prova para retirar desses mares os quatriliões de cavalas....
Existem tantos problemas nas provas que o que diz é simplesmente gotas numa lagoa (na minha opinião claro). Acho que primeiramente deveriam começar por formar civicamente os atletas, coisa que para os pescadores dessas zonas faz falta (atenção que não me tou a referir a si). Deveriam aprender primeiramente que na competição há que saber ganhar e perder, pois muitos acham-se os maiores por apanhar 5 peixes nos primeiros 30 minutos de prova e depois andarem constantemente atrás das cavalas para os outros não apanharem nada, pior é quando corre mal. Isso são pescadores??? Para mim não são, mas pelo que sei isso tornou-se moda em certas zonas....
lostsoul
Utilizador Regular

Mensagem por lostsoul »

sim isso é verdade :evil: , é um dos muitos subterfugios que sao utilizados na competiçao :evil:

Em relaçao à formaçao concordo perfeitamente quer a nivel de atletas como de comissarios.
Centrando o assunto na questao, o saber evitar e contornar as circunstancias deve ou devia ser uma das capacidades de atletas seja para os piças ou para cavalas #-o continuo a achar que deveria ser dada uma outra pontuaçao a esses peixes pois ja assisti a provas com resultados assentes nessas pontuaçoes de 10 o que quer dizer, que muitas vezes quamdo se apanha peixes de escama nao chega para aquele que se dedicou a apanhar apenas pissas.
O saber apanhar pargos e douradas tem haver com outras artes e engenhos que na competiçao nao sao utilizados (anzois grandes, a espera, iscas) na competiçao o que conta é a pesca de diversos (ganaoupas,safias,besugos,choupas, etc), op que nao impede um pescador de saber pescar nas duas vertentes.

mas sao maneiras de ver, vamos continuar a conversa esta interressante. =D>
Farcintra

Mensagem por Farcintra »

Não podes ver as coisas assim. Essa opinião já a ouvi várias vezes. Para ti quem é melhor atleta? O que corre 100m em menos de 10segundos ou aquele que faz uma maratona? Qual é o melhor atleta deste dois?? Já sei a tua resposta, São coisas diferentes! Pois são, evidentemente que são. Acontece a mesma coisa na pesca. Só que na pesca não €€€€€ para tudo, nem há para o "nada" quanto mais...
MAs já agora porque é que quando falam em competição apenas se lembram das provas que a FPPAM organiza? Existem outras competições em Portugal, e estou apenas a falar de pesca de barco. Queres competição apenas para peixes grandes e nobres?? Também a há, consulta o Site da EFSA e/ou da IGFA.

Mas voltando ao tipo de pesca que te referes, existem outras tantas regras, na minha opinião, erradas que nem sequer te lembras. Por exemplo apanhas uma bica com 3kg e não tens bonificção, apanhas um peixe-galo de 2kg (e já em aconteceu) e vale apenas 10 pontos. Etc, etc etc. Os horários são do piorio. Os barcos aí na vossa zona nem se fala. Enfim tinhamos conversa pr 15 dias.
lostsoul
Utilizador Regular

Mensagem por lostsoul »

força e pra isso que estamos por ca :mrgreen:

vamos aproveitar e alertar algumas coisas que se passam nas provas de pesca embarcada. :wink:
e eu falo do pouco que tenho conhecimento, reconheço que sera uma gota no oceano, mas faço o possivel para ir alertando ou divulgando aquilo que se passa .
Mas como mais ninguem opina alem de ti e + um ou 2 :twisted: embora saiba que existem mais federados por ca que nao se expressam :cry: podiamos aprender tanto e alertar consciencias :mrgreen: se todos participassem

ja agora explica la essa dos barcos :? nao é igual para todos o tempo de pesca :?: :?:
Responder