Como Pescar bem na Praia ou não!!!

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Como Pescar bem na Praia ou não!!!"
na nova versão do site.

frias
Registado: segunda set 05, 2005 3:29 pm

Re: Como Pescar bem na Praia ou não!!!

Mensagem por frias »

Desculpem mas não concordo com algumas opiniões e eu por acaso mas só por acaso sei do que falo, a ondulação e a força do mar tem que se pôr a funcionar a nosso favor portanto será sempre o mar a meter o peixe em seco e não o pescador a rebocá-lo, vá na escoa quantas vezes for preciso, mas hà-de haver uma que o deixa na areia aqui ou em qualquer lado.

Miguel
Quanto à forma de trabalhar com o carreto estando este destravado ou seja completamente livre é muito mais dificil de controlar com o dedo do que com a embreagem bem afinada pois deixan-os muito mais margem de manobra para controlar a movimentação do peixe na agua, esta é a minha opinião, experimenta e logo verás se não tenho razão,
conforme li no teu outro poste sobre as douradas estavas a fazer tudo errado para as pores em seco ainda bem que modificaste a tua forma de pescar para a mais acertada e tiveste logo a compensação por isso no carreto faz como te digo e verás que mais nenhuma te escapa.
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

eu tambem faria como o Frias ainda para mais atendendo ás espessuras do fio usado. :roll: :wink:
Mickey1

Mensagem por Mickey1 »

frias Escreveu:Miguel
Quanto à forma de trabalhar com o carreto estando este destravado ou seja completamente livre é muito mais dificil de controlar com o dedo do que com a embreagem bem afinada pois deixan-os muito mais margem de manobra para controlar a movimentação do peixe na agua, esta é a minha opinião, experimenta e logo verás se não tenho razão,
conforme li no teu outro poste sobre as douradas estavas a fazer tudo errado para as pores em seco ainda bem que modificaste a tua forma de pescar para a mais acertada e tiveste logo a compensação por isso no carreto faz como te digo e verás que mais nenhuma te escapa.
Viva Mestre, atenção q no pesqueiro das douradas o q não falta é Pedra e por isso se trabalhar com a embraiagem posso correr o risco do peixe puxar com mt força e enfiar-se ou roçar-se numa reentrância qq, o que não acontece qd a mesma está apertada, gerindo eu a distância q o peixe queira percorrer, no caso da pesca nas praias de areia não uso essa técnica e Graças a Deus os meus amigos robalos não me têm deixado ficar mal, de qq maneira prometo q o próximo Tarolo q ferrar irei experimentar e depois coloco o resultado :mrgreen:

Abraço.
RIBAMAR
Registado: terça jun 24, 2008 5:55 pm

Mensagem por RIBAMAR »

Boas

Complemenando o assunta acima:

A "Praia de Capricórnio" fica no Litoral Norte de SP, é uma praia dita de tombo (praia de tombo)... Praia de areia grossa, muito inclinada, praia funda, somente com uma onda muito forte, que quebra quase constantemente, principalmente nas marés grandes, e nas marés cheias,...

A pesca do robalo (robalo flexa), nesses tipos de “praia de tombo” é comum no verão com uma técnica especial, e usando como isca (isco), o “corrupto vivo”, iscado sempre inteiro,... Com "agulha de iscar",...

DICA:

- A isca (isco) "corrupto vivo", "corrupto morto fresco", bem iscado fica na linha e anzol,... Ficando assim uma isca muito atrativa e mortal para os robalos,... Etc,...

Um “robalo flexa” de uns 6 kg, nessa modalidade de "pesca de praia" briga muito, nada paralelo à praia, dificultando ainda mais sua captura, devido as fortes e constantes ondas... Não se deve ter muita técnica para se rebocar um belo exemplar desse, até a praia,...Etc,...

Boas Pescarias,

FALOW....

Ribamr.
Última edição por RIBAMAR em terça fev 17, 2009 2:39 pm, editado 1 vez no total.
Schütz
Registado: domingo mai 11, 2008 11:34 pm

Mensagem por Schütz »

Em primeiro lugar, um abraço ao PedrasSalgadas. Obrigado pela lembrança, e o eterno convite a dar seus pitacos no GPP. Por outro lado, venho eu dar meu pitaco, dada a diversidade de opiniões. Ao contrário do que foi dito, esta praia é de grande declividade, com uma única onda estourando na areia. E quem já enfrentou estas condições é que sabe a força do repuxo e o perigo potencial de perder-se o peixe nos últimos 3 ou 4 metros. Eu tenho costumes mais "trogloditas" que o Vladimir, um parceiro de Fórum com quem já dividi a areia algumas vezes. Mas reconheço a importância de trabalhar o peixe de acordo com a água, nestas condições, pois pesco na Praia do Moçambique, que apresenta condições similares, especialmente em dias de "brabeza". E onde, há pouco tempo, perdi um robalo de cerca de 55/60cm, a cerca de 4m do meu pé, por estar com A VARA LEVANTADA. Não conseguia localizar adequadamente o peixe e fui surpreendido com um salto e uma "rabanada". Estivesse com a vara baixa à esquerda e, provavelmente, o poria a seco. Nestas praias é comum ter-se 3 ou 4 ondas "fracas" seguidas, embora sempre com forte repuxo. Então, esperamos a onda mais adequada, que vai levar o espécime mais acima na areia. Especialmente quando se trata de um bicho com 5kg... A necessidade de entrar ou não n'água(Ou o quanto) vai variar de acordo com as condições do dia. Creio que, via de regra, a intenção é trabalhar com o arranque, permitindo uma puxada mais firme na onda escolhida, pois já estaremos "rebocando" com linha mais grossa que a mestra. Assim, entra-se para encurtar a distância da vara ao peixe, permitindo um maior e mais ágil controle na retirada final.
No mais, só entro n'água até o traseiro, pois tenho vocação prá homem-prego: afundo que é uma beleza!

:D
Vladimir_BR
Registado: quinta ago 07, 2008 12:49 pm

Mensagem por Vladimir_BR »

Olá amigos desse Fórum inclusive alguns que já são conhecidos, aqui do Brasil e também de Portugal, estão todos de parabéns pela qualidade do mesmo.
=D> =D> =D>
Sou o Vladimir que fez a captura desse Robalo que mediu 76,5 cm e pesou aproximadamente 5,5 kg. É muito difícil se tirar conclusões apenas dessas imagens, pois elas registram apenas os momentos finais da captura, que durou aproximadamente 20 minutos.
Alguns aspectos devem ser ponderados:
Eu estava utilizando uma linha mestra de monofilamento de 0,18mm de diâmetro, uma cana macia de 3,60 metros, sete metros de arranque (leader) 0,37mm e há essa altura o peixe já estava praticamente entregue.
Por que me aproximei tanto da linha d'água?
Como pode ser observado no vídeo, em um determinado momento ele aparece já pranchado na superfície (1minuto e 9 segundos), portanto não haveria a menor possibilidade dele pular, pois estava completamente extenuado, assim com o eu, então queria me aproximar o máximo, para que o arranque entrasse no molinete e assim poder colocá-lo na areia.
Se analisarem também o trabalho da cana que está praticamente na vertical é por uma questão de estilo e também por outros dois aspectos:
1) Robalo flecha desse porte não pulam, pois quando fisgados, correm para frente tirando linha do carretel, tornando a briga mais fácil e distante.
2) Com a cana inclinada eu aumento muito a resistência da linha, principalmente pela ação da ponta da cana, que é bem macia, conforme pode ser observado ao final do vídeo quando levanto o peixe e o molinete só é utilizado para fazer o recolhimento da linha que a cana traz para a praia.
Como esse já foram capturados outros, inclusive maiores, sem nenhuma perda.
Um grande abraço para todos.
Vladimir_BR
Registado: quinta ago 07, 2008 12:49 pm

Mensagem por Vladimir_BR »

flex Escreveu:=D> =D> =D> Belo Peixinho

Quanto á técnica [-o< ...um pouco mais... e quem pesca o Vladimir era o peixe :lol: ...mas é como disse o Paulo, as circunstâncias é que mandam e nem sempre é fácil quando eles desatam a "correr" direitinhos á praia... já não é o primeiro robalo que se vai com os enchios :evil:
Flex me permita discordar, leia o post acima e irá entender as razões.
Quem foi que saiu vencedor?
Um abraço.
:roll: :roll: :roll: :roll:
Marcos Cardoso
Registado: quarta jun 18, 2008 2:06 pm

Mensagem por Marcos Cardoso »

Acho que esse belo Robalo foi comprado no entreposto de caraguatatuba, pois não vi nenhuma reação do ao sair da agua e bruto ja ta de boca aberta. Os robalos geralmente se pega nos canais e com camarão vivo. Se esse foi pego mesmo dou os parabens pois o nosso amigo conseguiu um milagre.
Responder