Como Pescar bem na Praia ou não!!!

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Como Pescar bem na Praia ou não!!!"
na nova versão do site.

frias
Registado: segunda set 05, 2005 3:29 pm

Como Pescar bem na Praia ou não!!!

Mensagem por frias »

Descobri este video da captura de um robalo na praia creio que a pescaria decorre no Brasil e gostaria de saber a vossa opinião sobre a técnica deste pescador o que acham está a pescar bem ou mal? e porquê?

pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Como Pescar bem na Praia ou não!!!

Mensagem por pedrolourenco79 »

Bem na minha opiniao está a pescar mal...
Entra demasiado na agua e por pouco não cai por duas vezes quando leva com a onda. Embraigem e mais calma era aconselhavel. A cana deveria estar sempre na vertical, ainda para mais quando a praia estava toda livre, ou seja tinha todo o espaço disponivel para poder por o peixe em terra... devia ter apanhado o peixe quando ele fica-se em seco e não forçar ao ir busca-lo exactamente na escoa da onda...
è a minha opiniao...
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Bem em primeiro lugar não sei que tipo de luta aquela espécie de robalo dá. Principalmente que tipo de luta dá na parte final onde está a rebentação.

Eu conforme as espécies e conforme o comportamento do peixe entro ou não na água.

Por exemplo quando estou a pescar às douradas em certos locais só obrigado a entrar dentro de água e retirá-las os últimos metros só com o meu recuo e não com o puxar do carreto.

Só sei que com aquele mar de enchios é difícil trabalhar o peixe, se for um peixe que fuja para terra, talvez não haja a necessidade de entrar tanto, e talvez ele pudesse fazer como o Pedro diz. Agora se aquele peixe fugir para dentro e com aquele mar é difícil trabalhar o peixe muito longe, além disso as ondas não são certas, se ele estivesse muito longe poderia correr o risco do peixe ficar a meio caminho (numa onda mais curta), o fio partir, e na onda seguinte ficar sem ele.

Em resumo, na teoria acho que é como o Pedro diz, o ideal é evitar entrar na água e trabalhar com a cana o máximo na vertical, na pratica e ao vivo e a cores, por vezes, devido ao peixe, ao estado dos fundos ou do mar, nem sempre é possível trabalhar dessa forma.

Acho que o que interessa aqui é que bem o mal o peixe foi tirado, por isso os meus parabéns ao pescador. =D> =D> =D>
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

Boas

Este pescador é o Vladimir Ferreira, um dos mais experientes membros do Forum GPP, que tb frequento, e que muito tem contribuído para a divulgação da PdP no Brasil. Para o artigo do mês que fiz aqui para o Sítio, duas das fotos forma-me oferecidas precisamente por ele.
É um pescador com uma grande experiência, com um grande domínio dos equipamentos, dos carretos, das linhas e das varas.
Neste vídeo, que já conhecia, com a captura dum belo robalo numa praia funda, com um mar de sucessivos enchios, a postura do Vladimir peca apenas na minha opinião, pela pouca distância que deu à rebentação, entrando em demasia na água, o que no seu caso lhe valeu pela sua estatura. Um pescador mais leve e mais baixo teria sérias dificuldades com aqueles enchios.

Qt ao trabalho da embraiagem, não duvido que tenha trabalhado e muito, até pela espessura da linha madre do carreto.

Já agora, alguma :idea: da espessura :?:

Não sei qual o peso deste exemplar, mas esta espécie de robalo que se captura na costa brasileira, atinge proporções consideravelmente maiores do que os que pescamos por cá.
toalhas

Mensagem por toalhas »

Parabéns ao pescador =D> =D> agora é preciso ter cuidado com os enchios :wink:
flex
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

=D> =D> =D> Belo Peixinho

Quanto á técnica [-o< ...um pouco mais... e quem pesca o Vladimir era o peixe :lol: ...mas é como disse o Paulo, as circunstâncias é que mandam e nem sempre é fácil quando eles desatam a "correr" direitinhos á praia... já não é o primeiro robalo que se vai com os enchios :evil:
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

É difícil analisar... não temos a cena completa. Não sabemos há quanto tempo o pescador tem o peixe cansado e pronto a sair. A mim, e ao que se vê no filme, parece-me que o peixe estará pronto a ser retirado e o problema é o mar. Sem ajuda, parecem-me várias tentativas de puxar os metros finais mas que prontamente o pescador desiste para tentar novamente a seguir (isto várias vezes). E quando o saca cá para fora, o momento foi bem escolhido, já que o mar faz um razo que deu aquela janela de tempo necessária e suficiente para a cobrança. Com o mar assim, é muito difícil de longe ( à distância) conseguir controlar bem a situação.
Quanto à cana estar mais ou menos na vertical, quanto mais perto estiver o peixe, mais fácil se torna sacá-lo para fora com a cana mais deitada, especialmente exemplares grandes e no surfcasting, já que se consegue aplicar mais força e a amplitude do movimento (*) da cana a puxar pode ser maior. Experimentem :wink: .

(*) Com a amplitude do movimento quero dizer isso mesmo. A cana na vertical pouco ou nenhum movimento de puxar pode fazer. Deitando-a um pouco, por exemplo a 45º tanto em relação à linha de água como ao pescador, permite uma rotação nos braços do pescador que, só por acção da cana pode trazer o peixe 4 ou 5 metros de uma assentada. O importante é também tentar manter sempre a linha esticada.
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Ramiro Escreveu: Quanto à cana estar mais ou menos na vertical, quanto mais perto estiver o peixe, mais fácil se torna sacá-lo para fora com a cana mais deitada, especialmente exemplares grandes e no surfcasting, já que se consegue aplicar mais força e a amplitude do movimento (*) da cana a puxar pode ser maior. Experimentem :wink: .

(*) Com a amplitude do movimento quero dizer isso mesmo. A cana na vertical pouco ou nenhum movimento de puxar pode fazer. Deitando-a um pouco, por exemplo a 45º tanto em relação à linha de água como ao pescador, permite uma rotação nos braços do pescador que, só por acção da cana pode trazer o peixe 4 ou 5 metros de uma assentada.
A quem o dizes... quando comecei a pescar às douradas o que mais ouvia era...

"BAIXA A CANA, PUXA POR ELA A QUANDO ESTÁS A RECUAR"...

Obrigado... são aqueles ensinamentos que fazem a diferença na hora de verdade. =D> =D> =D>

Por isto disse que uma coisa é a teoria outra é a pratica que está dependente de vários factores. :wink:
Responder