Brunomc Escreveu:Muito bem, eu retiro a frase - "não percebe nada de safias", e substituo por: "Não entende nada de safias".
Se eu tenho de respeitar as opinioes dos outros, tambem os outros tem de respeitar as minhas quer gostem ou não eu sou assim e se virem bem a resposta que ele deu ao Bruno foi o mesmo que dizer que ele não percebe nada de montagens.
Cumprimentos

Questionar não é dizer que não se percebe nada, questionar é tentar perceber porque razão é assim desta forma e não daquela.
Questionar é uma forma de evoluir. Questionar é uma forma de discutir positiva.
Afirmar que só eu é que sei, como eu faço é que é correcto é que é negativo.
Achar que quando alguém nos questiona está a atacar-nos pessoalmente ou a dizer que não percebemos nada é que é negativo, é esta mentalidade (esta forma de ver as coisas) que leva à estagnação e ao autismo.
Não percebo em que local o Farcintra disse que o Bruno não percebe nada de montagens.
Em primeiro lugar, se o tivesse dito, eu próprio teria-o chamado à atenção.
Farcintra Escreveu:
1º - Porquê o espaçamento de 50cm entre estralhos se estes têm apenas 25/30cm
2º No inicio da Baixada apenas 30cm porquê?
3º Se é uma montagem para as Safias porquê usar anzois n.º1??
4º Porque cross-beads e não outro qqr tipo de destorcedor?.
5º Porque uma montagem para as safias? Alguém pesca de barco exclusivamente às Safias?
Aliás a todas as perguntas o Bruno respondeu cordialmente, como um pescador de mente aberta:
lostsoul Escreveu:
1- 50cm ? para evitar prisoes entre os anzois ja que a medida e de 25 a 30cm +/- é so uma questao de puxar pouco para cima ou para baixo .
2- 30cm no inicio da montagem é o que sobra e o suficiente para que o anzol nao se prenda no destorcedor
3- anzois n.º 1 - aqui vao me desculpar mas eu prefiro levar peixe do que levar espinhas por isso nao deixo mais do que nº4, pode ser exagerado mas elas nao se fazem rogadas e existem anzois n.º1 bem jeitosos para aquelas gulosas.
4- Cross beads - porque actualmente acho que é o que mais resultado nos da, mais garantias de destrocer o estralho, e porque se utilizo e vejo que funciona acho que os outros pescadores tambem deveram exprimentar e assim evoluir, com erros das suas e minhas experencias.
5- montagem para as safias, eu nao sei como é que o peixe por ai anda mas aqui na zona de Setubal, Sesimbra, e ate mais afastado, muitas saidas sao "safas" pela safia peixe unico nesse dia alem de que uma safia desconfiada da uma trabalheira enorme a ser apanhada e aqui entende-se fisgar/ferrar o peixe e nao deixar o peixe ao suicidio - engulir anzol
Com isto ficou mais rico este tópico.
Não vejo o Bruno como uma pessoa que se ache dono da razão (essa é uma das razões que o levam a ser moderador neste site), o Bruno aceita questões acerca das suas opiniões, responde a essas questões cordialmente e sem pretensões de ser o detentor da verdade suprema.
Agradeço a tentativa de defesa da "honra" do Bruno, mas certamente se esta tivesse sido atingida ele próprio se saberia defender, e contaria com minha total solidariedade bem como de toda a restante equipa.