Baixada em mono na embarcada

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Baixada em mono na embarcada"
na nova versão do site.

karva

Re: Baixada em mono na embarcada

Mensagem por karva »

frias Escreveu:
toalhas Escreveu:Ou então se não houver pressa de o trazer para cima, abrir o drag mais um bocado :)
Quais drag quais caraças achas que eu pescador de praia à tantos anos pesco no barco com o carreto fechado não era peixe para aquelas pescas, mas já não é o 1º nem o 2º que me faz isto, vou arranjar solução não estou para perder mais peixes grandes.

Ainda por cima se calhar um parguinho, mas à que tempos que não apanho nenhum :^o pode ser que Sábado tenha essa sorte vou levar umas montagens mais afortalhadas... :lol:

Pois é Frias essas perdidas que por vezes até fazem doer a alma e que nunca se sabe quando temos outra oprtunidade , se calhar é devido a algum zero fino, destinado a outras pescas. :wink: Tens que começar a usar um zero adequado, nem fino nem grosso. :lol:

Paulo karva
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

karva Escreveu:Pois parece que por aquilo que já foi dito aqui por todos, usamos as 7,8, 9 braças de mono, porque nos disseram que era assim, por um lado, e por outro justificamos esses comprimentos com a amortização dos esticões que um peixe maior possa dar por forma a não o perdermos. As minhas dúvidas centram-se nos números, porquê 8 ou 9 braças e não 1 ou 2? por exemplo.
A resposta a essa é facil da minha parte... como nem todos temos tempo e disponibilidade para ir pescar de barco para fazer experiencias, quando vamos tentamos "aproveitar". claro que é completamente diferente usar 2metros de chicote ou 16 metros de chicote! a elasticidade de 16 metros é muitissimo superior a 2 metros... no meu caso uso cerca de 6 braças de 0,30 tambem e até agora nao me queixo... mas já agora deixo aqui o desafio... Karva tente tirar uma safia de 0.5kg sem chicote ou seja a pescar tirecto ao multi... e depois diga-nos o que achou... :wink:
karva

Mensagem por karva »

Humm! Acho que não estás a perceber bem onde quero chegar. Não estou a criticar o facto de se usarem as baixadas com o comprimento que NÒS usamos. Ou até se temos tempo de fazer eperiências ou não. A questão não é essa, mas sim usas uma baixada de 6 braças de Mono, 0.30 mm, muito bem, porque te disseram no principio que era assim ou tens alguma explicação técnica para usares 6 braças em vez de 2 ou de 9 braças?

A questão é de saber o porquê das coisas que fazemos ou usamos. Tão simples quanto isso. Eu sei porque uso no Spinning uma baixada de Mono (fluor) de 70 cm e posso explicar técnicamente o porquê. Na embarcada uso 10, 12 metros de baixada de Mono, porque me disseram que era assim, não encontro explicação técnica para estes números, daí ter levantado a questão, podia alguém saber e querer explicar.

Paulo karva
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

karva Escreveu:Humm! Acho que não estás a perceber bem onde quero chegar. Não estou a criticar o facto de se usarem as baixadas com o comprimento que NÒS usamos. Ou até se temos tempo de fazer eperiências ou não. A questão não é essa, mas sim usas uma baixada de 6 braças de Mono, 0.30 mm, muito bem, porque te disseram no principio que era assim ou tens alguma explicação técnica para usares 6 braças em vez de 2 ou de 9 braças?

A questão é de saber o porquê das coisas que fazemos ou usamos. Tão simples quanto isso. Eu sei porque uso no Spinning uma baixada de Mono (fluor) de 70 cm e posso explicar técnicamente o porquê. Na embarcada uso 10, 12 metros de baixada de Mono, porque me disseram que era assim, não encontro explicação técnica para estes números, daí ter levantado a questão, podia alguém saber e querer explicar.

Paulo karva
Paulo talvez nao me tenha explicado bem...Como Nós (pelo menos eu) não vou ao mar tantas vezes como gostava não posso experimentar todas as coisas que gostava de experimentar, por isso confio alguns pormenores da pesca a quem ja sabe muito mais que eu, e a quem por este ou aquele motivo já pode realizar testes atrás de testes, e assim tirar a conclusao do comprimento mais indicado.
Uma coisa é levar uma montagem com uns anzois XPTO e testar no barco,(Gosto ou nao gosto é rapido e simples de trocar)para eu ter uma opiniao pessoal, outra coisa é numa das poucas saidas de pesca que tenho, andas a testar diferentes comprimentos de xicotes...Não quer dizer que nao o possa fazer um dia, mas para ja como me tenho dado bem com este comprimento e visto que é a média que o pessoal usa...
Sorry se não e expliquei bem Karva :wink:
pisões
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Mensagem por pisões »

Além do que já foi dito, quando recuperas o peixe sentes o multi a passar nos passadores e quando chega ao mono o barulho é diferente pelo que deves ter mais atenção pois é aqui que o peixe faz mais força. Se for directo no multi as cabeçadas são mais fortes e podes partir, com mais facilidade, a montagem ou o estralho (mesmo tendo o drag aberto). Com o chicote as cabeçadas são amortecidas, não fazendo tanta pressão na madre e no estralho. Sabes, também, que está a chegar o destrocedor e se tiveres um chicote curto ou não tiveres chicote podes, quando vens a recuperar rapidamente, não ter tempo nem te aperceberes que o destrocedor está a chegar e este pode partir-te a ponteira da cana.

A baixada podia ser maior mas não há necessidade pois as 6/7 braças chegam para amortecer as cabeçadas, perceber que o destrocedor/peixe está a chegar e ter tempo para melhor o trabalhar. Se fosse maior também vai diminuir a sensibilidade dos toques do peixe.

Tudo isto foram experiências de quem já foi muitas vezes ao mar e fez muitos testes. Achou por bem que estas medidas era boas e aconselhou-nos a fazê-las. Eu faço o chicote com bons resultados, mas também há quem não o utilize. A pesca é feita de experiências. Umas boas ou nem tanto. Pena não ter tanto tempo para fazer todas as experiências que queria.
karva

Mensagem por karva »

Bom a coisa já começa a ficar mais esclarecida. :lol:
Não julguem que eu estou a colocar em causa a experiência de quem vos ensinou, nada disso. Até porque eu referi no post inicial que das pessoas que conhecia de Norte a Sul do País usavam baixada de mono de mais ou menos o mesmo comprimento.

Portanto para não haver mal entendidos, quem me disse a mim para usar os 10, 12 metros, foi uma pessoa que nem conhece quem eu julgo que vos ensinou. Como para mim essas medidas estão mais ou menos convencionadas, há pessoal no Algarve que conheço que também as usa, só me faltava saber a razão e com as vossas opiniões e agora a do Pisões já ficam as coisas mais compreensíveis.

Se mais alguém quiser acrescentar mais alguma coisa está á vontade.

Obrigado pelo vosso contributo neste tópico. =D>

Abraço

Paulo karva
toalhas

Mensagem por toalhas »

A meu ver á 3 coisas fundamentais para amortecer as ditas cabeçadas do peixe:

1- A Cana ( e saber amortecer as pancadas com ela)
2- Drag do carreto
2- Chicote com não sei quantas braças que acharem melhor.

Agora Pisões com o Drag aberto(o suficiente) não estou a ver partir a montagem. :wink:
pisões
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Mensagem por pisões »

toalhas Escreveu:Agora Pisões com o Drag aberto(o suficiente) não estou a ver partir a montagem. :wink:
Luis

Nunca te aconteceu teres o drag aberto para um determinado peso, pensando tu ser o suficiente para o peixe que trazes, e este peixe afinal ser mais forte (tu não o consegues ver a uma certa profundidade apesar de o sentires no peso da cana) e numa arrancada que este dá, te rebentar o estralho? A mim já me aconteceu. Muitas vezes apertamos um pouco mais o drag para este não estar sempre a rodar e recupararmos mais rapidamente o peixe (na competicção a rapidez conta muito). Por vezes acontece que se perdem peixes (também não são tantos assim) pois não contavamos com uma investida mais forte.

O Drag ajuda muito, mas não é tudo. :roll:
Responder