karva Escreveu:Humm! Acho que não estás a perceber bem onde quero chegar. Não estou a criticar o facto de se usarem as baixadas com o comprimento que NÒS usamos. Ou até se temos tempo de fazer eperiências ou não. A questão não é essa, mas sim usas uma baixada de 6 braças de Mono, 0.30 mm, muito bem, porque te disseram no principio que era assim ou tens alguma explicação técnica para usares 6 braças em vez de 2 ou de 9 braças?
A questão é de saber o porquê das coisas que fazemos ou usamos. Tão simples quanto isso. Eu sei porque uso no Spinning uma baixada de Mono (fluor) de 70 cm e posso explicar técnicamente o porquê. Na embarcada uso 10, 12 metros de baixada de Mono, porque me disseram que era assim, não encontro explicação técnica para estes números, daí ter levantado a questão, podia alguém saber e querer explicar.
Paulo karva
Paulo talvez nao me tenha explicado bem...Como Nós (pelo menos eu) não vou ao mar tantas vezes como gostava não posso experimentar todas as coisas que gostava de experimentar, por isso confio alguns pormenores da pesca a quem ja sabe muito mais que eu, e a quem por este ou aquele motivo já pode realizar testes atrás de testes, e assim tirar a conclusao do comprimento mais indicado.
Uma coisa é levar uma montagem com uns anzois XPTO e testar no barco,(Gosto ou nao gosto é rapido e simples de trocar)para eu ter uma opiniao pessoal, outra coisa é numa das poucas saidas de pesca que tenho, andas a testar diferentes comprimentos de xicotes...Não quer dizer que nao o possa fazer um dia, mas para ja como me tenho dado bem com este comprimento e visto que é a média que o pessoal usa...
Sorry se não e expliquei bem Karva