Baixada em mono na embarcada

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Baixada em mono na embarcada"
na nova versão do site.

karva

Baixada em mono na embarcada

Mensagem por karva »

De todo o pessoal que conheço de Norte a Sul do país há quem utilize, na pesca dita aos diversos, esta baixada com comprimentos entre os 5 e os 12 metros.
Tenho vindo a pensar de qual será a razão técnica, para existirem diferentes medidas de comprimento, chegando a atingir mais do dobro de diferença. Alguma explicação? :-k

Paulo karva
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Baixada em mono na embarcada

Mensagem por aranha »

eu quando chego á conclusão que nao estou a sentir os mico toques :evil: :evil: reduzo ao tamanho da baixada mono para ganhar sensibilidade :mrgreen:
lostsoul
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Mensagem por lostsoul »

nao sei se ira RESPONDER A SUA QUESTAO mas o mono a que se esta a referir deprendo que seja o chicote pela quantidade metros referida :wink: , o que me ensinaram é que deveria ser aproximadamente 8 braças o que equivale a +/- 16 metros.
Eu utilzo um bom fio de fluor 0.30 isto serve para que para compensar a elasticidade inexistente no multifilar :mrgreen: , a questao da diferença de metros muitas vezes podera ser consquencia de perda de fios e a calanzice para nao mudar o fio depois de uma pescaria. #-o
toalhas

Mensagem por toalhas »

Em peniche acabei a pescar só com o multi e a montagem. #-o
Também utilizo as 8 Braças de Falcon 0,35.
frias
Registado: segunda set 05, 2005 3:29 pm

Mensagem por frias »

Geralmente pesco com as 7 braças de mono 0.30 mas na última saída por falta deste, (acabou o rolo) e para não estar cravar a ninguem bem basta as minis o frango e outras coisas :lol: decidi pescar com o que tinha prá aí uns 3 metros a sensibilidade era boa realmente mas, à sempre um mas quando lá foi um peixe maior e já a recuperar numa pancada seca sem o amortecimento das 8 braças penso eu que foi mais fácil o peixe partir-me o estralho, portantes a conclusão que cheguei é que é preferivel perder um pouco de sensibilidade e estar prevenido para trazer para cima um peixe maior ajudado pela elastecidade de mais metros de fio.
toalhas

Mensagem por toalhas »

Ou então se não houver pressa de o trazer para cima, abrir o drag mais um bocado :)
frias
Registado: segunda set 05, 2005 3:29 pm

Mensagem por frias »

toalhas Escreveu:Ou então se não houver pressa de o trazer para cima, abrir o drag mais um bocado :)
Quais drag quais caraças achas que eu pescador de praia à tantos anos pesco no barco com o carreto fechado não era peixe para aquelas pescas, mas já não é o 1º nem o 2º que me faz isto, vou arranjar solução não estou para perder mais peixes grandes.

Ainda por cima se calhar um parguinho, mas à que tempos que não apanho nenhum :^o pode ser que Sábado tenha essa sorte vou levar umas montagens mais afortalhadas... :lol:
karva

Mensagem por karva »

frias Escreveu:Geralmente pesco com as 7 braças de mono 0.30 mas na última saída por falta deste, (acabou o rolo) e para não estar cravar a ninguem bem basta as minis o frango e outras coisas :lol: decidi pescar com o que tinha prá aí uns 3 metros a sensibilidade era boa realmente mas, à sempre um mas quando lá foi um peixe maior e já a recuperar numa pancada seca sem o amortecimento das 8 braças penso eu que foi mais fácil o peixe partir-me o estralho, portantes a conclusão que cheguei é que é preferivel perder um pouco de sensibilidade e estar prevenido para trazer para cima um peixe maior ajudado pela elastecidade de mais metros de fio.

Viva Frias
Pois parece que por aquilo que já foi dito aqui por todos, usamos as 7,8, 9 braças de mono, porque nos disseram que era assim, por um lado, e por outro justificamos esses comprimentos com a amortização dos esticões que um peixe maior possa dar por forma a não o perdermos. As minhas dúvidas centram-se nos números, porquê 8 ou 9 braças e não 1 ou 2? por exemplo.
Agora umas questões para a mesa. Não temos uma cana e um carreto (drag) para trabalhar um peixe maior? O pessoal do Spinning (no geral usa Multi no carreto) que captura em média Robalos de 2, 3, 5 ou mais kgs com alguma regularidade, usa uma baixada de Mono, geralmente fluor de entre 50 cm a 1 metro e chega para amortizar uma boa luta com um bom Robalo. Então na embarcada e na pesca aos diversos, +/- 95% das capturas pesam entre as 300gr e os 2 kgs, será necessário uma baixada tão comprida?

Paulo karva
Responder