Cana para spinning

Spinning / Corrico na Costa

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Cana para spinning"
na nova versão do site.

joaosousa
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Cana para spinning

Mensagem por joaosousa »

É o seguinte: Como alguns tomaram conhecimento, no dia 17 foi o meu aniversário e daí resultaram alguns € :twisted: Decidi investir alguns na pesca, uma vez que já não o faço à algum tempo :roll:
Já reflecti e tomei uma decisão: quero investir num conjunto de spinning/corrico!

Neste tópico encontro resposta para muito coisa, mas como de spinning percebo pouco, mesmo no que toca a materiais queria solicitar a vossa ajuda!

Como gostei da revista "o pescador", decidi que vou assiná-la por um ano, logo tenho direito ao carreto Barros Albatroz XR-430 ou XR-480. Será que é um carreto jeitoso para iniciar no spinning? Eu não quero nada muito elaborado, pelo menos para já, será que já me desenrascava com este carreto? Assim já poupava alguns euros...

Quanto à cana eu estava a pensar gastar +/- 50€ e, da lista do amigo Karva, retirei as que me interessaram, nomeadamente as que excediam o orçamento, e ficaram estas:

Geologic Lure 3 m Fast action 30/60g – +/- 40 €

Geologic Lure Exalty 2,70m 20/40 g – +/- 55 €

Barros Titanus Shore Spinner 300 acção 10-60 preço á volta de 40€

Vega PREDATOR DE 3,30m - ACÇÃO DE 30/70 á volta de 70€

Vega combat spin de 3m e 2,70 acção 20/50

Shimano Hiperloop Spinning 3.30 Á VOLTA DE 50€

Atendendo ao facto de que será mais para pescar da praia e por vezes de algumas rochas médias/baixas qual delas me aconselhariam?
Posto isto, também queria dizer que gostava de uma cana o mais versátil possível, já que também gosto de pescar usando boia de água e raglous/pingalins. Penso que para isso será uma cana com maior acção, correcto? Se acharem que existe alguma cana para além desta que se enquadre no orçamento estejam à vontade para me dizer! :lol:

Há também uma coisa que nunca me entrou na tola, um bocado por comodismo #-o . Qual a verdadeira diferença entre mono, multi e Fluorcarbon? A diferença é dentro de água (a sua visibilidade) ou é fora (mais concretamente a durabilidade/resistência). Estas diferenças são importantes para a prática de spinning/corrico?
karva Escreveu:
Linhas
Se preferires Multi para o carreto - medidas sugeridas
PowerPro - 0.17/0.20 mm
Fireline Crystal
Spyderware
Wanted
Berkley Whiplash Pro

Se preferires Mono para o carreto
Mono Trabucco T Force - 0.35
asari titanium 0,30 rosa (pedras)
fender rbs 0,25 (areia)
Fendreel - 0.35
Asso Double strenght 0.30

Chicotes Fluor, no caso de usares Multi
Seaguar Fluorcarbon 0.30/0.35 mm
Fico à espera de uma resposta de algum de vocês (os entendidos na matéria!) :lol: :mrgreen:
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

joaosousa Escreveu:Há também uma coisa que nunca me entrou na tola, um bocado por comodismo #-o . Qual a verdadeira diferença entre mono, multi e Fluorcarbon? A diferença é dentro de água (a sua visibilidade) ou é fora (mais concretamente a durabilidade/resistência). Estas diferenças são importantes para a prática de spinning/corrico?
tu deves estar a referir em acção de pesca, pois bem, são fios distintos
com o mono tens que usar um diâmetro dito normal (0.30) e com isto se não tens bom material e técnica de lançamento não atinges o local pretendido, se este for mais fora, o que fazer?? reduzir ao diâmetro mas perdes em resistência no caso de lá ir o "tarolo", então mudas para multifilamento ou entrançado, com um 0.18 tens ainda mais resistência e podes ganhar uns metros, o pior é o preço mas bem tratado dura uma vida, alem de sentires melhor o trabalhar da amostra e dos ataques á mesma. o fluorcarbono é idêntico ao mono mas é "invisível" debaixo de agua, os raios solares não reflectem tanto o seu brilho e é normalmente usado apenas nos terminais, capiche???
joaosousa
Utilizador Regular

Mensagem por joaosousa »

Io caspico! :lol:
Obrigado pelo esclarecimento! :wink:
flex
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

João

O carreto não conheço, mas presumo que deve ser gama baixa... para spinning com entrançado o carreto deve ter um bom enrolamento e não deves encher até mesmo ao rebordo (deixa 3mm ou mais)...um daiwa regal 3500 ou um shimano Exage 4000 são boas opções na gama baixa...
Das canas escolhia a Geo Exalty (passadores fraquinhos mas bom blank) ou a vega predator (mais pesada e mais parabólica mas resistente)... e agora faltam umas amostras e MUITOS lançamentos :mrgreen:
...na decatlhon estavam a vender a shimanoTechnium 2,70 MH por 60 ou 70€ ...restos da coleção 2006...òptima cana , Bom negócio :wink:

Ab
aranha
Utilizador Regular

Mensagem por aranha »

o carreto é o albatroz - XR-480 http://www.barrosfishing.com/data/docs/ ... rretos.pdf
- 4 ROLAMENTOS
- BOBINE EM ALUNINIO PERFURADA
- BOBINE DE RESERVA
- RODIZIO ANTI-TORSÃO
- ANTI-REVERSE IMEDIATO
- EMBRAIAGEM MULTI-DISCOS
- RECUPERAÇÃO: 1:4.1
- CAPACIDADE DE LINHA: 390mt / 0.40
pisões
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Mensagem por pisões »

João

Para o carreto o melhor é utilizares um bom multifilamento. Eu estou a utilizar um que comprei um para embarcada e estou muito contente com o trabalhar dele. O problema é que este fio é dificil de encontrar nas lojas, mas já mandei vir agora uma bobine de 1000 (mil) metros para guardar. Com uma baixada de cerca 60/70cm de monofilamento bom (ex. Facon prestige 0,30) ficas com a linha perfeita pois o multi ajuda a lançar mais longe e aguenta um peixe maior e o mono protege quando a linha passa nas pedras e como é elastica amortece as pancadas.

Sobre as canas e o carreto o Flex já te elucidou.

Boas pescarias
joaosousa
Utilizador Regular

Mensagem por joaosousa »

flex Escreveu:João

O carreto não conheço, mas presumo que deve ser gama baixa... para spinning com entrançado o carreto deve ter um bom enrolamento e não deves encher até mesmo ao rebordo (deixa 3mm ou mais)...um daiwa regal 3500 ou um shimano Exage 4000 são boas opções na gama baixa...
Das canas escolhia a Geo Exalty (passadores fraquinhos mas bom blank) ou a vega predator (mais pesada e mais parabólica mas resistente)... e agora faltam umas amostras e MUITOS lançamentos :mrgreen:
...na decatlhon estavam a vender a shimanoTechnium 2,70 MH por 60 ou 70€ ...restos da coleção 2006...òptima cana , Bom negócio :wink:

Ab
Obrigado! ;)

Acho que já fiquei a perceber um pouco melhor e já não vou à loja como se de um cego se tratasse :lol:
Como algumas das canas referidas pertencem, como já reparei, à colecção de 2007, pode ser que se encontre com alguma promoção. É que em algumas lojas online, por exemplo, a Vega Predator está a 90€ quando algum pessoal que a tem comprou-a por 70 +/-... Acho que não há nada como ir a uma loja ainda por cima se já lá for cliente ;)

Pelo que tenho lido, é preciso ter alguma experiência com o multi para não dar em novelos, e acho que para já, vou investir apenas na cana, até porque não dá muito jeito (€) investir neste momento em cana+carreto+multi :roll:
Ainda não tenho nada definido, mas acho que vou mesmo ficar, para já, com o carreto barros (se comprasse neste momento algum carreto, o orçameno tinha quase que dobrar, o que não é aconselhável :lol: ) e com um fio normal... Eu até gosto do que tenho actualmente (Trabucco T-Force) e penso que para iniciar será talvez a melhor opção... Quando já estiver ambientado com o tipo de pesca, talvez aí invista em carreto+multi.

Já agora, outro dos carretos Barros é o XR-430 que diz que é para rio (Recuperção- 1:5.2 e Capacidade de linha 245mt / 0.25). Será que não daria para desenrascar, tendo em conta que por vezes também irei pescar no rio?
aranha
Utilizador Regular

Mensagem por aranha »

desenrascar até dava, só que depois ias para o rio com o carreto todo enferrujado :lol: :lol: :lol:

o 480 deve ter tratamento anti-salitre e o 430 nao, dai eles sublinharem a diferença, acho eu :roll:
Responder