Empatar Anzois :/

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Empatar Anzois :/"
na nova versão do site.

PedrasSalgadas

Re: Empatar Anzois :/

Mensagem por PedrasSalgadas »

Ramiro Escreveu:Deixo o exemplo a seguir que é o empate que mais utilizo.
Olha cá está ele, o primeiro nó que aprendi com o meu Pai, conheci-o em 1975 e sempre o utilizei para o empatar anzóis de pata, passe o pleonasmo. Na altura pescar com linhas finas não era bem um propósito. Qt a mim, a fraqueza deste nó é a mesma que que já anunciei neste tópico. A linha que aperta o nó na laçada está por fora das espirais.
wildcat Escreveu:Quando comecei a pesca embarcada ensaiei a resistência de todos os nós que fui encontrando e elegi o nó de fateixa para os anzois de argola e destorcedores...
Boas Wildcat, e não se arranja aí uns bonecos desse nó. :wink:

Ab
Manel
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

PedrasSalgadas Escreveu: Qt a mim, a fraqueza deste nó é a mesma que que já anunciei neste tópico. A linha que aperta o nó na laçada está por fora das espirais.
Peço desculpa Manel mas vou discordar. Se reparares, a linha do laço que aperta o empate passa toda por dentro das espirais. A ponta da linha é que passa por fora e não o laço, e não é a ponta que faz o aperto. :wink:
PedrasSalgadas

Ramiro Escreveu:
PedrasSalgadas Escreveu: Qt a mim, a fraqueza deste nó é a mesma que que já anunciei neste tópico. A linha que aperta o nó na laçada está por fora das espirais.
Peço desculpa Manel mas vou discordar. Se reparares, a linha do laço que aperta o empate passa toda por dentro das espirais. A ponta da linha é que passa por fora e não o laço, e não é a ponta que faz o aperto. :wink:
Sim tens razão na linha que aperta o laço, expressei-me mal, o que não me dá garantias é a ponta que vai entrar no laço antes do aperto e que fica por fora das espirais, sendo ainda que essa ponta vem das espirais. Se a ponta romper, ao roçar na boca do peixe ou numa pedra ou ainda ao desembuchar o peixe, a espirais abrem e nó desfa-se automaticamente. Penso eu de que.
Temos de fazer aí uma sesão de nós :mrgreen: , alive, de nós de pesca também. :wink:
Ramiro
Utilizador Regular

Mensagem por Ramiro »

Desculpa teimar mas, apesar de teres alguma razão, o nó que usas (nos anzóis de pata) também deixa uma secção de fio a passar por fora das espirais (que dá o aperto). Não se vê (ou não mostram) no filme porque fica arrumadinho do outro lado, e essa secção de fio, se levar uma dentada ou roçar numa pedra, também abre completamente o empate. Ou estou enganado? :roll:

Aliás, esse teu nó depois de acabado fica muito semelhante ao empate de anzóis de argola que eu mostrei atrás (http://www.pescador.com.pt/livre/viewtopic.php?f=7&t=10 ) . Apenas não passa pela argola do anzol (porque não tem), mas passa por uma das espirais de fio que o tranca. Não?
PedrasSalgadas

Ramiro Escreveu:Desculpa teimar mas, apesar de teres alguma razão, o nó que usas (nos anzóis de pata) também deixa uma secção de fio a passar por fora das espirais (que dá o aperto). Não se vê (ou não mostram) no filme porque fica arrumadinho do outro lado, e essa secção de fio, se levar uma dentada ou roçar numa pedra, também abre completamente o empate. Ou estou enganado? :roll:
Certíssimo Ramiro =D> =D> =D> Mas, há sempre um mas ](*,) ](*,) ](*,) ](*,) e desde já com as minhas desculpas por não ter um esquema ou filme que seja ilucidativo do que vou tentar descrever, ufa, quando faço este nó na haste do anzol, que será legítimo então dizer que não é este, mas semelhante.

se parares a imagem ao segundo 5 podes reparar que a laçada que está a fazer as espirais não envolve as duas pontas, mas apenas uma das pontas, penso que será a este pormenor que te referes. Eu qd faço o nó, envolvo ambas as linhas com a laçada, de forma que ao dar o aperto fiquem as duas pontas por dentro das espirais. Se é que me fiz entender. A ver se arranjo maneira de mostrar a coisa. Se vieres à Tocha logo te mostro.
Ramiro
Utilizador Regular

Mensagem por Ramiro »

Manel, o que tu queres sei eu :twisted: .

Ora toma lá:

:wink:
Anexos
empate_12.gif
empate_12.gif (7.67 KiB) Visto 465 vezes
PedrasSalgadas

Ramiro Escreveu:Manel, o que tu queres sei eu :twisted: . :wink:
És muita mauzinho, :evil: :evil: :evil: estive aqui meia hora a tirar fotos ao nó, com fio do norte e tudo, e tu tinhas aí essa cena guardada no bolso. =D> =D> =D> =D>

Vou já passar no Livro de Reclamações e fazer uma chorinha ao Boss. Não há direito, a gozarem os Pissos. :mrgreen:

Ab e bom fdsemana :-({|= :-({|= :-({|=
Manel
Ramiro
Utilizador Regular

Mensagem por Ramiro »

Hehehe... não foi por mal Manel.

Como não costumo usar este nó, nem me lembrava dele. Mas depois da última descrição que fizeste, lembrei-me de procurar se o tinha por cá nos entrefolhos profundos do disco rígido. Foi só sacudir a poeira, pracase. :wink:

Nice weekend p'ra ti também.
Responder