Boas e antes de mais obrigado pela ajuda. Quanto ao Nó Grinner acho que já estou +- a assimilá-lo (já empatei dois belos anzóis de argola =D> ) mas quanto a este nó aqui citado tenho algumas dúvidas: como não tenho nenhum anzol de pata (ainda porque parece-me que são mais indicados pelo que vi no mercado) tentei este nó num anzol de argola mas sem passar o fio pela argola. O nó ficou feito mas estou com a impressão que foi o redondo da argola que não deixou passar o nó. Num anzol de pata como será?! Ou está mal feito ou é impressão por nunca ter visto ao vivo. Vou continuar a tentarPedrasSalgadas Escreveu: No entanto, os anzóis de pata são mais fáceis de encontrar modelos mais delgados ou finos, e passei a usar este nó quando pretendo fazer o empate sobre a haste do anzol, sejam eles de pata ou de argola.
Empatar Anzois :/
Re: Empatar Anzois :/
Outro nó de empate para anzóis de argola, bom e rápido de fazer e decorar, está na seguinte ligação:
http://www.pescador.com.pt/livre/viewtopic.php?f=7&t=10

http://www.pescador.com.pt/livre/viewtopic.php?f=7&t=10
-
PedrasSalgadas
No anzol de pata será a mesma coisa, a pata serve para travar o nó, depois de bem apertado, tal como acontece com o anzol de argola, sendo a argola o alargamento do anzol que não permite a saída do nó.serici Escreveu: ...como não tenho nenhum anzol de pata (ainda porque parece-me que são mais indicados pelo que vi no mercado) tentei este nó num anzol de argola mas sem passar o fio pela argola. O nó ficou feito mas estou com a impressão que foi o redondo da argola que não deixou passar o nó. Num anzol de pata como será?! Ou está mal feito ou é impressão por nunca ter visto ao vivo. Vou continuar a tentar
Qt ao nó que o Ramiro refere, repara que a grande diferença, é que no que indiquei, ambas as saídas da linha estão por baixo das espirais enroladas, no ex. que o Ramiro indica, a ponta da linha que faz o aperto fica exposta por fora das espirais. E este pormenor, qt a mim, faz toda a diferença na resistência e durabilidade dos nós.
Ab
Manel
Boas pessoal ,vi essa maquina tenho uma ha 2 anos ainda nao consegui aprender a trabalhar com ela e mais facil empatar ha mao do que com a maquina,Ja agora ha varios sites na net a ensinar as varias maneiras de empatar anzois(Google).Abraço para todos.
Quanto a durabilidade não sei, mas para mim não me interessa que durem muito.PedrasSalgadas Escreveu: Qt ao nó que o Ramiro refere, repara que a grande diferença, é que no que indiquei, ambas as saídas da linha estão por baixo das espirais enroladas, no ex. que o Ramiro indica, a ponta da linha que faz o aperto fica exposta por fora das espirais. E este pormenor, qt a mim, faz toda a diferença na resistência e durabilidade dos nós.
Quanto a resistência, não tenho nada a apontar. O último que fiz, trouxe uma cachola de limo cá para fora que pesava à vontade 10kgs. Não me perguntem do que é que eu andava à pesca... nem respondo.
Mas de facto, os pormenores que o Manel (PedrasSalgadas) aponta, são de relevar.
Máquinas de empatar anzóis?
Penso que poderão dar jeito à pesca de águas interiores, onde se usam tamanhos de anzol que fazem corar um pescador de mar (isto não tem qualquer sentido depreciativo). A dificuldade de empatar esses anzóis trará a necessidade de utilização dessas máquinas. Existem vários nós para empate, uns mais fáceis e outros mais difíceis mas, um pescador que se preze deve treinar pelo menos um deles. De preferência, deve-se saber fazer um empate onde apenas seja precisa 1 ponta do fio, pois é mais útil no caso de um terminal de pesca à bóia ou caso queiramos aproveitar um estralho comprido e já colocado numa qualquer montagem daquelas bastante elaboradas.
Deixo o exemplo a seguir que é o empate que mais utilizo. Atenção que, antes de apertar o nó, convém molhar com saliva para melhor se acomodar a linha.
O meu teste do "parte ou racha" faço assim: depois do empate acabado, engato o anzol na argola do corta-unhas que utilizo para cortar a linha e puxo pela linha do empate, usando a força necessária e equivalente ao tamanho de anzol e grossura de linha que estou a utilizar. Se ceder, refaço. Se não ceder, está bom para pescar. Isto para não ter surpresas desagradáveis.
Penso que poderão dar jeito à pesca de águas interiores, onde se usam tamanhos de anzol que fazem corar um pescador de mar (isto não tem qualquer sentido depreciativo). A dificuldade de empatar esses anzóis trará a necessidade de utilização dessas máquinas. Existem vários nós para empate, uns mais fáceis e outros mais difíceis mas, um pescador que se preze deve treinar pelo menos um deles. De preferência, deve-se saber fazer um empate onde apenas seja precisa 1 ponta do fio, pois é mais útil no caso de um terminal de pesca à bóia ou caso queiramos aproveitar um estralho comprido e já colocado numa qualquer montagem daquelas bastante elaboradas.
Deixo o exemplo a seguir que é o empate que mais utilizo. Atenção que, antes de apertar o nó, convém molhar com saliva para melhor se acomodar a linha.
O meu teste do "parte ou racha" faço assim: depois do empate acabado, engato o anzol na argola do corta-unhas que utilizo para cortar a linha e puxo pela linha do empate, usando a força necessária e equivalente ao tamanho de anzol e grossura de linha que estou a utilizar. Se ceder, refaço. Se não ceder, está bom para pescar. Isto para não ter surpresas desagradáveis.
- Anexos
-
- emp_1.jpg (2.8 KiB) Visto 1523 vezes
-
- emp_2.jpg (2.5 KiB) Visto 1521 vezes
-
- emp_3.jpg (2.29 KiB) Visto 1521 vezes
- BARROSOPESCA
- Registado: quarta jun 13, 2007 2:56 pm
tenho uma maquineta dessas,ao principio foi um deus me livre para empatar anzois com ela.não tem nada que saber foi a minha conclusão, depois de passar algum tempo a ver o esquema.mas com tempo ponho aqui no site os passos todos para empatar anzois com a mesmaCHOCO Escreveu:Boas pessoal ,vi essa maquina tenho uma ha 2 anos ainda nao consegui aprender a trabalhar com ela e mais facil empatar ha mao do que com a maquina,Ja agora ha varios sites na net a ensinar as varias maneiras de empatar anzois(Google).Abraço para todos.
Quando praticava pesca de rio e empatava anzois tamanho 22 c/ linha 0.12 essa máquina foi crucial (note-se que com artilharia tão leve era frequente tirar barbos com mais de 1 kg).
Com anzois para o mar terá que arranjar uma máquina maior porque, com essa, não vai ter curso para dar voltas suficientes.
A utilização dessa máquina é muito cómoda mas se praticar 1 ou 2 nós vai ver que se habitua.
Quando comecei a pesca embarcada ensaiei a resistência de todos os nós que fui encontrando e elegi o nó de fateixa para os anzois de argola e destorcedores... Se nos habituarmos a fazer sempre o mesmo nó conseguimos executa-lo de olhos fechados...
Com anzois para o mar terá que arranjar uma máquina maior porque, com essa, não vai ter curso para dar voltas suficientes.
A utilização dessa máquina é muito cómoda mas se praticar 1 ou 2 nós vai ver que se habitua.
Quando comecei a pesca embarcada ensaiei a resistência de todos os nós que fui encontrando e elegi o nó de fateixa para os anzois de argola e destorcedores... Se nos habituarmos a fazer sempre o mesmo nó conseguimos executa-lo de olhos fechados...