Fim da aplicação das licenças

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Fim da aplicação das licenças"
na nova versão do site.

toalhas

Fim da aplicação das licenças

Mensagem por toalhas »

Pois é meus Srs. isto foi feito num dos paises que se intitula dos mais espertos do mundo.No Reino Unido =D>

E porquê não seguir o exemplo :?: :?:

in:
http://www.worldseafishing.com/news/nfsa_19032008.shtml

Interessante a frase de Mr.Salter:
Vamos primeiro pôr em ordem as medidas de conservação necessárias para parar com a sobre exploração por parte do sector comercial e dar aos pescadores lúdicos Britânicos a oportunidade de dias desportivos decentes,antes de lhes pedirmos que paguem pelo peixe que pode lá não estar.
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Fim da aplicação das licenças

Mensagem por pedrolourenco79 »

=D> =D> =D>
mb
Registado: quinta jun 12, 2003 11:00 pm

Mensagem por mb »

Caros amigos

Apesar de não ter muito tempo para seguir este forum (com muita pena minha) aqui vai o meu contributo para este tópico que me parece muito interessante. Vivi em Inglaterra cerca de 5 anos e toda a minha educação antes de depois foi feita no sistema Inglês e como tal tenho algum à vontade nesta matéria. Os ingleses são um povo de algum extremismo/outro tipo de cultura senão vejamos.

Conduzir um carro sobre a influência do alcool dá prisão automática / Conduzir um barco no mesmo estado dá apenas uma advertência
Para ter a carta de condução em Inglaterra é preciso realmente estudar muito / Para conduzir um iate de 30 metros não precisa de nada
Em Portugal tirar a carta de marinheiro demora 1 mês / Em Inglaterra 1 dia
Em Portugal evoluimos para o sistema de licença de pesca / Em Inglaterra aboliram (aparentemente)
Em Portugal vai-se ao Supermercado e compra-se "toneladas" de vinho / Em Inglaterra apanha-se o ferry, atesta-se a mala do carro em Le Bourget e volta-se para casa para apanhar uma daquelas.....
Em Portugal os cheques bancários são normalizados / Em Inglaterra um cheque pode demorar até 15 dias para ser levantado
Em Portugal temos "20" documentos de identificação / Em Inglaterra ter um documento de identificação é um atentado às liberdades individuais (a régra é - sou quem eu digo que sou e compete às autoridades provar o contrário)
Em Portugal caminhamos a passos largos para a "internetalização" de tudo e em Inglaterra ainda utilizam requirmentos em triplicado com assinatura reconhecida pelo notário!!

Enfim, podia continuar aqui a realçar diferenças/raridades/preciosimos etc. Tudo isto para dizer que concordo com "pôr em ordem as medidas de conservação necessárias para parar com a sobre exploração por parte do sector comercial " mas não pela razão que se aponta a seguir. Não concordo com a abolição das licenças, nem que seja temporáriamente. Concordo sim que o dinheiro das reçeitas reverta integralmente para:
1. Fiscalização competente, ordenada e coerente não só por meios humános
2. Estudo global sobre todos os aspectos, não só biológicos mas também económicos de ambos tipos de pesca. Não podemos esqueçer que a pesca comercial também traz o robalo, o pargo etc que muitos de nós gostamos de comer e não tem tempo para ir pesca-lo.
Não estou contra, apenas acho que devemos prosseguir com a linha definida pelo encontro da Lourinhã juntamente com a petição apresentada e monitorizar atentamente o que se passa noutros países para perceber se podemos aproveitar, ou não, o que lá fora se faz.

Praia da Areia Branca - Até aqui na Alemanha já sinto o cheiro!!
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Nós (eles) por cá continuam a querer inventar a roda.

Mas concordo com o MB acerca da existência das licenças e da aplicação do dinheiro daí resultante.
toalhas

Mensagem por toalhas »

Também concordo se for bem aplicado, agora só para ir buscar mais algum não [-X
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Boas Martim...

Isso penso que já está mais ou menos claro... a maioria dos pescadores (verdadeiros pescadores lúdicos), não são contra as licenças, nem são contra a fiscalização. Até querem é mais fiscalização e não se importam de pagar, desde que o destino seja o correcto.

Pessoalmente sou a favor das licenças e sou a favor da existência de uma lei, agora uma lei bem feita e uma lei que proteja realmente os recursos.

Destaco duas coisas nesta notícia:

1º - A afirmação clara de que não são os pescadores lúdicos os culpados da falta de pescado mas sim os profissionais e os furtivos (furtivos é um nome que gosto de chamar aqueles que pescam profissionalmente mas não pagam impostos, passam o peixe fora da lota, etc, etc).

2º - A vontade de meter em pratica medidas de preservação. Aqui infelizmente ainda não vi nenhumas ou praticamente nenhumas, deve ser para dar tempo para fazerem a limpeza dos nossos mares. Depois da limpeza feita é que devem implementar medidas de preservação...

Para quando, por exemplo, a proibição da venda e captura de robalos em certas zonas nas altura da desova? Ou no limite a atribuição de cotas, quando fossem atingidas nem mais um robalo!!!! Isto para falar só nos Robalos.
mb

Mensagem por mb »

Caro Toalhas

O "ir buscar algum" é uma condição intrinseca ao nosso tipo de cultura. É um mau principio que todos devemos combater mas quem, como bons portuguêses (eu incluído), nunca se aproveitou desta ou de outra situação em beneficio próprio?. Não quero acreditar que o que está por detrás das leis é este princípio apesar de achar que alguns sinais são preocupantes. Quem, como eu, está fora apercebe-se de algumas situações que comparadas com outros países levam a ver a questão de um prisma diferente. Tinha um professor que me dizia "por vezes temos que dar um passo para trás e olhar para toda a floresta em vez de fixarmos só numa arvore". Aqui talvez se possa aplicar o mesmo principio. Estamos tão fixados nas licenças e nas régras e talvez deixamos de ver o global da situação.
- Continuamos com um deficit de fiscalização nesta matéria - noutras até é um excesso veja-se a ASAE
- Cada vez que vou às arribas do Guincho vejo sargos tipo moeda de 25 tostões a encherem baldes e a proliferação de caixas de minhocas que talvez com o tempo darão frutos, peço desculpa minhocas bébés, ou seja deficit de formação cívica.
- Os atropelos da pesca comercial às régras (que supostamente foram eles que empurraram) é visível por todos excepto pela polícia marítima - talvez devemos substituir-los pela ASAE
Enfim, o quadro global é enorme comparado com o "ir buscar mais algum". Temos de continuar a batalhar, haja esperança! havemos de conseguir!

UGA

Martim
mb

Mensagem por mb »

Olá Paulo

Estava a escrever a mensagem quando entrou a sua. Concordo com "verdadeiros pescadores lúdicos" mas olhe que existem muitos, infelizmente, que não pensam assim. Basta andar pela costa para perceber isso. Os pescadores lúdicos não são o grosso do problema em si em termos de devastação dos recursos piscicolas mas são seguramente uma parte da solução.
Concordo com tudo o que se disse até agora neste tópico e espero, ansiosamente, pelo "meeting" da Praia da Areia Branca para finalmente poder conheçer as pessoas que dão a animação a este site tão rico em opiniões, conhecimento e amplitude e pela excelente condução dos destinos do forum. Se mais pessoas fossem assim......
Responder