Interessante a frase de Mr.Salter:
Vamos primeiro pôr em ordem as medidas de conservação necessárias para parar com a sobre exploração por parte do sector comercial e dar aos pescadores lúdicos Britânicos a oportunidade de dias desportivos decentes,antes de lhes pedirmos que paguem pelo peixe que pode lá não estar.
Apesar de não ter muito tempo para seguir este forum (com muita pena minha) aqui vai o meu contributo para este tópico que me parece muito interessante. Vivi em Inglaterra cerca de 5 anos e toda a minha educação antes de depois foi feita no sistema Inglês e como tal tenho algum à vontade nesta matéria. Os ingleses são um povo de algum extremismo/outro tipo de cultura senão vejamos.
Conduzir um carro sobre a influência do alcool dá prisão automática / Conduzir um barco no mesmo estado dá apenas uma advertência
Para ter a carta de condução em Inglaterra é preciso realmente estudar muito / Para conduzir um iate de 30 metros não precisa de nada
Em Portugal tirar a carta de marinheiro demora 1 mês / Em Inglaterra 1 dia
Em Portugal evoluimos para o sistema de licença de pesca / Em Inglaterra aboliram (aparentemente)
Em Portugal vai-se ao Supermercado e compra-se "toneladas" de vinho / Em Inglaterra apanha-se o ferry, atesta-se a mala do carro em Le Bourget e volta-se para casa para apanhar uma daquelas.....
Em Portugal os cheques bancários são normalizados / Em Inglaterra um cheque pode demorar até 15 dias para ser levantado
Em Portugal temos "20" documentos de identificação / Em Inglaterra ter um documento de identificação é um atentado às liberdades individuais (a régra é - sou quem eu digo que sou e compete às autoridades provar o contrário)
Em Portugal caminhamos a passos largos para a "internetalização" de tudo e em Inglaterra ainda utilizam requirmentos em triplicado com assinatura reconhecida pelo notário!!
Enfim, podia continuar aqui a realçar diferenças/raridades/preciosimos etc. Tudo isto para dizer que concordo com "pôr em ordem as medidas de conservação necessárias para parar com a sobre exploração por parte do sector comercial " mas não pela razão que se aponta a seguir. Não concordo com a abolição das licenças, nem que seja temporáriamente. Concordo sim que o dinheiro das reçeitas reverta integralmente para:
1. Fiscalização competente, ordenada e coerente não só por meios humános
2. Estudo global sobre todos os aspectos, não só biológicos mas também económicos de ambos tipos de pesca. Não podemos esqueçer que a pesca comercial também traz o robalo, o pargo etc que muitos de nós gostamos de comer e não tem tempo para ir pesca-lo.
Não estou contra, apenas acho que devemos prosseguir com a linha definida pelo encontro da Lourinhã juntamente com a petição apresentada e monitorizar atentamente o que se passa noutros países para perceber se podemos aproveitar, ou não, o que lá fora se faz.
Praia da Areia Branca - Até aqui na Alemanha já sinto o cheiro!!
Isso penso que já está mais ou menos claro... a maioria dos pescadores (verdadeiros pescadores lúdicos), não são contra as licenças, nem são contra a fiscalização. Até querem é mais fiscalização e não se importam de pagar, desde que o destino seja o correcto.
Pessoalmente sou a favor das licenças e sou a favor da existência de uma lei, agora uma lei bem feita e uma lei que proteja realmente os recursos.
Destaco duas coisas nesta notícia:
1º - A afirmação clara de que não são os pescadores lúdicos os culpados da falta de pescado mas sim os profissionais e os furtivos (furtivos é um nome que gosto de chamar aqueles que pescam profissionalmente mas não pagam impostos, passam o peixe fora da lota, etc, etc).
2º - A vontade de meter em pratica medidas de preservação. Aqui infelizmente ainda não vi nenhumas ou praticamente nenhumas, deve ser para dar tempo para fazerem a limpeza dos nossos mares. Depois da limpeza feita é que devem implementar medidas de preservação...
Para quando, por exemplo, a proibição da venda e captura de robalos em certas zonas nas altura da desova? Ou no limite a atribuição de cotas, quando fossem atingidas nem mais um robalo!!!! Isto para falar só nos Robalos.
O "ir buscar algum" é uma condição intrinseca ao nosso tipo de cultura. É um mau principio que todos devemos combater mas quem, como bons portuguêses (eu incluído), nunca se aproveitou desta ou de outra situação em beneficio próprio?. Não quero acreditar que o que está por detrás das leis é este princípio apesar de achar que alguns sinais são preocupantes. Quem, como eu, está fora apercebe-se de algumas situações que comparadas com outros países levam a ver a questão de um prisma diferente. Tinha um professor que me dizia "por vezes temos que dar um passo para trás e olhar para toda a floresta em vez de fixarmos só numa arvore". Aqui talvez se possa aplicar o mesmo principio. Estamos tão fixados nas licenças e nas régras e talvez deixamos de ver o global da situação.
- Continuamos com um deficit de fiscalização nesta matéria - noutras até é um excesso veja-se a ASAE
- Cada vez que vou às arribas do Guincho vejo sargos tipo moeda de 25 tostões a encherem baldes e a proliferação de caixas de minhocas que talvez com o tempo darão frutos, peço desculpa minhocas bébés, ou seja deficit de formação cívica.
- Os atropelos da pesca comercial às régras (que supostamente foram eles que empurraram) é visível por todos excepto pela polícia marítima - talvez devemos substituir-los pela ASAE
Enfim, o quadro global é enorme comparado com o "ir buscar mais algum". Temos de continuar a batalhar, haja esperança! havemos de conseguir!
Estava a escrever a mensagem quando entrou a sua. Concordo com "verdadeiros pescadores lúdicos" mas olhe que existem muitos, infelizmente, que não pensam assim. Basta andar pela costa para perceber isso. Os pescadores lúdicos não são o grosso do problema em si em termos de devastação dos recursos piscicolas mas são seguramente uma parte da solução.
Concordo com tudo o que se disse até agora neste tópico e espero, ansiosamente, pelo "meeting" da Praia da Areia Branca para finalmente poder conheçer as pessoas que dão a animação a este site tão rico em opiniões, conhecimento e amplitude e pela excelente condução dos destinos do forum. Se mais pessoas fossem assim......