Âncora ou ferro de fundear

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Âncora ou ferro de fundear"
na nova versão do site.

BARROSOPESCA
Registado: quarta jun 13, 2007 2:56 pm

Mensagem por BARROSOPESCA »

já fiz a mesma pergunta ao mestre com quem costumo ir e ele disse que era para facilitar o levantamento da ancora(balão).
bluemerlim
Utilizador Regular
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Mensagem por bluemerlim »

Sempre.........
O balão serve para fazer a corda que vai dar a ancora ser içada quase na vertical sem ser á força de braço.
A corda,ao passar por 1 olhal que está situado num trecho de corda pequeno que sairá do balão ao se arrancar com o barco sofre o efeito de roldana usando o olhal do balão para exercer a força visto o balão não ir ao fundo.
Então provocar-á uma força fectorial num angulo de 90º em que o vertiçe do angulo é a boia ou balão,exercendo o factor desmultiplicação,logo exercendo-se menos força para içar 1 objecto. :wink:

grátis grátis grátis..........!!!

Mas aonde é que eu vou buscar estes conheçimentos académicos :roll:
:lol:
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

bluemerlim Escreveu:Mas aonde é que eu vou buscar estes conheçimentos académicos :roll:
quer faxer favor de isplicar em portuga?? :lol:
bluemerlim
Utilizador Regular

Eu sei que te custa acreditar,mas é tudo informação armazenada ao longo destes anos todos. :wink:
È só revirar 1 bocadinho cá dentro da caixa dos pirolitos ou em americano gear box e voilá........
Olha. :shock: ....agora deu-me para as linguas :roll:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Já que está inspirado, que tal um esquema da forma correcta de prender o balão ao ferro :wink:
bluemerlim
Utilizador Regular

Ok.
então isto é só para se ter uma ideia aproximadamente de como funcemina a boia para ajudar a levantar o ferro.

Materiais;
1 boia;corda suf ,2 mosquetões;1 ferro;1 elo em ferro ligeiramente maior que o diamentro da corda .
È claro que para cada ferro deve-se ter uma boia que aguente aproximadamente o triplo do peso do ferro para a mesma conseguir ter força para o fazer flutuar.

Pega-se em 1 metro de corda na qual irá unir a boia ao Elo.
De seguida passa-se por dentro do Elo a corda já previamente amarrada á ancora tendo 1 nó de travamento a 1 metro da Ancôra de maneira que quando a Ancôra suba á superficie esse nó de travamento sirva para que o Ferro ou Ancora não chegue a tocar na boia,ficando então a Ancôra suspensa a 1 metro da boia á superficie.
A outra extremidade da corda Ata-se no barco.
De seguida,arranca-se devagar com o barco de maneira que a corda deslize por dentro do Elo da Boia utilizando a boia então como roldana para içar o ferro.
Quando o ferro subir á superficie até ficar com o tal 1 metro de corda do travamento da Ancora,pára-se o barco e recolhe-se a boia que servira de apoio ao ferro de maneira a este não ir ao fundo. :wink:

P.S- Peço desculpa pela fraca imagem mas tentei fazer o melhor através do PAINT.
Abraços
Nuno
Anexos
Sem título (384 x 288).jpg
Sem título (384 x 288).jpg (7.48 KiB) Visto 711 vezes
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Tá bom Nuno, eu não fazia melhor :wink:

Obrigado pela explicação (em nome de todos os pissos que ainda não usam balão no ferro) :lol: :lol:
bluemerlim
Utilizador Regular

:wink:

:roll:
Responder