A Censura

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"A Censura"
na nova versão do site.

toalhas

A Censura

Mensagem por toalhas »

Boas, já por 2 vezes esta semana ouvi criticas em relação a artigos publicados por pessoas amigas.
Concretamente o meu Comandante Jopinto uma pessoa que bastante admiro e a quêm devo 99% daquilo que sei sobre a pesca e a competição

Será que falar no zero fino faz tanta mossa assim?
Porque será que as pessoas não experimentam primeiro para depois darem a sua opinião? Já sabem tudo? Porquê querem que se escreva mais?
Ou então elas próprias não se acanhem e começem a escrever os artigos delas tambêm.
Há são pescadores de bancada, ok então paciênçia passem antes a comprar a Maria que para eles trás assuntos talves que lhes dê mais proveito :lol:

Não gostam do assunto dos rapadores? Pois é , mais uma chatiçe, pois eu acho que todos os pescadores devem ter um determinada técnica e estarem preparados para apanhar qualquer tipo de peixe que seja, talvez como fui ensinado assim e ainda bem que sim,
(até já me chamaram fiel seguidor :lol: )

Começar primeiro por aqueles peixes mais nobres e então depois passar então aos pissas.(isto aplica-se por exemplo na competição e para quem realmente quer enveredar por esse caminho).

No entanto cada vez se vê mais que os melhores são aqueles que rapam o fundo do mar com peixes de 10 pontos. Deve dar cá um gozo :twisted:

Realmente quem deçide por vezes as regras não pensa nas consequênçias que dai depois puderão advir.
1 pargo 80 pontos
1 Safia 40 pontos.
1 pissa 10 pontos

Quando um rapador quando não á safias chega a trazer 3 pissas ao mesmo tempo????

Só para dar um exemplo, no último torneio em Setubal o ultimo do meu barco deixou cair a pesca e apanhou um Pargo(80 pontos) acabou por fazer o ultimo lugar do barco, mas esses 80 pontos eu com 8 pissas que talvez em 5 vezez que recolhi a pesca acabei por o apanhar logo.
Então o Pargo não devia de valer mais? ou os pissas menos?

Por sua vez depois apanham um campeonato do mundo onde não existe essa espeçie e fazem uma vergonhosa classificação :twisted:
E ainda vêem dizer que não foi mau. Não foi mau foi se foram passear porque em relação á prova foi para esqueçer.

Falta de treino? É provavel, mas se tivessem habituados a apanhar outros tipos de peixe sem ser os de 10 pontos talvez tivesse sido diferente.
bufa

Re: A Censura

Mensagem por bufa »

paninhos Escreveu:Por sua vez depois apanham um campeonato do mundo onde não existe essa espeçie e fazem uma vergonhosa classificação :twisted:
E ainda vêem dizer que não foi mau. Não foi mau foi se foram passear porque em relação á prova foi para esqueçer.
Eventualmente foi falta de treino porque ninguem esperava pescar em locais que a corrente era devastadora senão vejamos, a prova desenrolou-se em pleno canal da mancha com profundidades de aprox. 40 mts para chegares com a chumbada ao fundo (chumbadas de 400 a 500 gramas). Tinhas que colocar fora do carreto 250 mts. de linha.[/quote]
Chacal
Registado: sexta out 05, 2001 11:00 pm

Mensagem por Chacal »

Caro amigo Toalhas, embora não seja um fiel seguidor, sempre tentei ouvir tudo e todos para depois digerir e aplicar em novas situações.
Porém tenho de te dar toda a razão, parece que há quem espere a receita maravilha para fazerem a pescaria da vida deles.
A titulo de concordância contigo, deixa-me contar uma historia sobre uma prova de surfcasting que fiz há 2 anos.
Foi feito o sorteio e calhou-me o pior pesqueiro possível.
Maré baixa, maré morta, e para complicar a coisa tinha um "muro" de pedra paralelo à praia que com a maré baixa formava um lago à minha frente.
Primeiro pensamento, tenho de deixar aqui anos de vida para poder passar 4 horas a fazer lançamentos brutais para recuperar estes 40m de laguinho.
Conclusão, fiquei logo danado e em brasa, mas o "mister" veio ter comigo e disse-me, não te preocupes, que vais ganhar esta prova.
Claro que eu comecei logo a queixar-me que tinha o lago à frente e ia ser uma chatice para superar aquela distancia.
Ele calmamente disse-me:
Tens um viveiro aos pés, basta pensares um pouco.
Vais usar chumbo de 10g, com um anzol grande e uma iscada generosa.
Foi ai que me passei por completo, não fazia sentido.
Mas chefe é chefe, e ele era o capitão e treinador.
Conclusão passei 4 horas seguidas a apanhar velhas, cada uma com as suas parcas 50/100g.
No fim em comparação com os outros que apenas se tinham dedicado aos maiores, dei-lhes uma abada e venci a prova.
Conclusão: Há que saber ouvir, para interpretar e mais importante poder aplicar em novas situações.

NOTA: Velhas são uns peixinhos que parecem charrocos, mas castanhos e podem ser pescados com qualquer medida.
toalhas

Mensagem por toalhas »

bufa Escreveu:
paninhos Escreveu:Por sua vez depois apanham um campeonato do mundo onde não existe essa espeçie e fazem uma vergonhosa classificação :twisted:
Eventualmente foi falta de treino porque ninguem esperava pescar em locais que a corrente era devastadora senão vejamos, a prova desenrolou-se em pleno canal da mancha com profundidades de aprox. 40 mts para chegares com a chumbada ao fundo (chumbadas de 400 a 500 gramas). Tinhas que colocar fora do carreto 250 mts. de linha.
[/quote]

Pois,mas para isso á que fazer treinos antes e não se preocupar em levar 50 canas ou mais para a prova. As canas sozinhas não apanham :wink: peixe :twisted: :twisted:
toalhas

Mensagem por toalhas »

Chacal Escreveu: Conclusão: Há que saber ouvir, para interpretar e mais importante poder aplicar em novas situações.
isto é o que falta a muitos,saber ler e ouvir para puder aplicar. :wink:
bufa

Mensagem por bufa »

paninhos Escreveu: Pois,mas para isso á que fazer treinos antes e não se preocupar em levar 50 canas ou mais para a prova. As canas sozinhas não apanham :wink: peixe :twisted: :twisted:

Mas a culpa não é dos atletas mas sim da FPDPAM que inclusive teve que comprar lá o material adequado a pescar naquelas circustancias
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Ora bem, eu que estava aqui muito quietinho a ver a novela e tal... :lol:
Agora a serio, sempre fui muito critico em relação a algumas coisas que existem na competição, e até ja me chateia ser sempre o mesmo com estas coisas. Desde o Campeonato do Mundo em Portugal-Sesimbra em Setº de 2004 que comecei a olhar estas coisas com outros olhos, e porquê?
Os relatos, conversas e troca de experiencias no ultimo dia desse campeonato, à mesa dum cafe no porto de abrigo apos a ultima prova, com um atleta Frances, outro Espanhol (canarias), e outro Portugues (que nao eu), fez-se luz da falta de organização da nossa Federação para estas coisas. As outras equipas (como aconteceu no ano passado em setubal) vêm dias antes dos treinos oficiais, inteirar-se do mar, barcos, peixes, tecnicas de pesca, etc., nao brincam com coisas sérias. 8)
Agora uma equipa (Portuguesa) que vai em cima do acontecimento, porque um atleta por motivos profissionais não pode disponibilizar "tempo", e ainda para mais sem consultar atletas que já la estiveram noutros "carnavais" (leia-se Campeonatos do Mundo), carregados de materiais que nao serveriam para a zona só para agradarem a "anunciantes" (à e tal o fulano de tal levou equipamento da marca "X") e depois dizem que aquilo foi "AZAR", ou melhor como ouvi, "FALTA DE SORTE"...
Pracase eu ate tenho uma revista inglesa (Agosto/2007)que ensina a fazer montagens, quais as canas, carretos e anzois para essa pesca...
Não havia necessidade... :roll:
Aonde é que está o trabalho dum capitao d'equipa como o sugeri ao Sr. Presidente da FPPDAM em 2005 :?:
Em vez de se gastar dinheiro em viagens e pessoal desnecessario, nao se deveria antes gastar num Capitao de Equipa que fosse ao local um ou dois meses antes ver como era :!:
Nem em casa ganhamos quanto mais :idea:
Eu devo é estar calado porque voces vão-me dizser: à e tal outro treinador de bancada... 8)
Em relação aos Rapadores, já todos sabem a minha opinião... :roll:
Em termos de fieis seguidores, posso afirmar que estou muito contente com a minha "guarda pessoal" como existiu noutros regimes, mas que não considero esse termo adequado, mas acho que em vez disso congratulo-me por haver cada vez mais pescadores a utilizarem a cabeça; a usarem materiais de melhor qualidade; a melhorarem a sua propria tecnica; e a reconhcerem que esta forma de pescar é mais eficaz e dá mais gozo, e isto porque a Pesca Desportiva é uma actividade de LAZER...(continua) :lol:
toalhas

Mensagem por toalhas »

Com uma Federação e atletas que a representam no campeonato também a pensar desta maneira, possivelmente quando houver um próximo campeonato do Mundo em Portugal teremos opurtunidade de ganhar qualquer coisa, até lá iremos continuar a dizer que foi falta de sorte...
Responder