Embarcada em Peniche 16-2-13

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Embarcada em Peniche 16-2-13"
na nova versão do site.

euricopereira
Registado: sábado set 29, 2012 10:23 pm

Embarcada em Peniche 16-2-13

Mensagem por euricopereira »

Ora bem, ja ca ando no forum ha algum tempo mas ainda nunca tinha aqui deixado postada nenhuma das minhas aventuras de pesca, mas hoje acordei determinado a vir partilhar a minha ultima pescariazita .
Como sempre acordamos bem cedo e ás 05h00 ja nos reuniamos em frente a Junta de Freguesia da Maceira. Enquanto uns se gabavam do numero exorbitante de camisolas que traziam vestidas eu ia distribuindo o pão pelo pessoal ( sim porque á meia noite do dia anterior entrei padaria dentro com 5 euros para comprar bolinhas...o padeiro com um ar muito espantado la tentou me explicar que 5 euros dava para um horror de bolinhas, mas eu estava irredutivel e la saí com uma saca cheia de pao para muito espanto do senhor ) . Tendo o pao distribuido la rumámos ao nosso destino. 10 minutos volvidos quando para minha desgraca reparo que nao trazia carteira comigo :122: vooooolta para tras !!! Peripécias aparte la chegamos as Bombas da BP de peniche para tomar o belo cafe e para comprar gelo. As 06h00 estavamos a entrar na embarcacao e pouco tempo depois la rumámos em direcao as Berlengas com condicoes de mar excepcionais...1.4m de vaga e 4 nós de vento que se iria manter ate ao final do dia.
Pelo caminho enquanto montavamos as pescas la ia ouvindo pelo radio os mestres a dizer que as aguas estavam muito tapadas e que nos dias anteriores a corrente andava muito forte para aqueles lados. Fiquei com a moral de rastos !! Vinha eu com a pica toda para ir pescar de chumbadinha e agora dizem-me que corre muito???? A muito custo la me mentalizei em fazer uma montagem tradicional de 2 anzois com chumbada de 180Gr.
Ainda nao raiava o dia quando fundeavamos no pesqueiro. Pescas para baixo e para cima e nada. Nem lhes tocavam no isco. " È por ainda nao ser dia, pensava eu para mim rezando para que as picadas nao tardassem " . Meia hora nisto e peixe nem escama !! " Oh eurico " gritava um colega meu, " vou meter aquela isca que nos sabemos ( casulo ) a ver se eles querem " , dizia ele. E eu pensava " certo , certo, tas com uma sorte que nem te estreias ! ". Ainda a chumbada nao tinha bem chegado ao fundo e ja ele dizia " oh, eu nao disse??? ja ca esta um! ". Para meu espanto saca-me um senhor besugo XXL com casulo !! Pior, enquanto teve casulo malhou nos bichos e os restantes, incluindo eu, so olhavamos para aquilo em descrença !! Em 15 minutos ja ele tinha perto de 10 besugos XL e XXL e nos nada...nem um cagalhao chumbado !!!! Mas as coisas iam mudar....
Pouco tempo depois e la se comecaram a sentir picadas por todo o lado direito do barco e começaram a sair umas choupas e umas safias a acompanhar os Besugos...mas eu NADA. NADINHA, nem peixe sentia !! E curioso, mas so o pessoal que pescava do lado direito é que sentia peixe ! Pouco tempo volvido e zás, sinto o primeiro peixe e pimba ferro o dito bicho " e desta que a sorte muda " pensei. Mas nao...nao mudou...era uma senhora dona Boga, aliás devia ser a mae de todas as bogas !! Eram ja perto de 9 horas e quase todos sacavam bom peixe e eu so malhava nas bogas...era incrivel !! Ja tinha tentado de tudo...mudar de isco, mudar de comprimento dos estralhos, enfim TUDO e o peixe era sempre o mesmo, ate que para minha sorte a chumbada fica presa no fundo e pimba, partiu !
Respirei fundo, fui comer uma sandocha e rezar aos santinhos que me dessem paciencia e voltei para a pesca, mas desta vez estava decidido a mudar de estrategia...ia pescar com chumbadinha, ate porque o mar nao corria assim tanto. Ainda eu nao tinha terminado a montagem quando sai o primeiro pargo do dia ( o primeiro de cerca de 35 ) . " Isto vai mudar " pensei....e mudou mesmo !! Primeiro lancamento e saco um bom besugo e pouco tempo depois sai o meu primeiro pargo do dia.
Foi o inicio de um excelente dia de pesca ! Ate ao meio dia sacou-se peixe a bom ritmo e os pargos mesmo nao sendo muito grandes foram-se sucedendo a bom ritmo . Seguiu-se um almoco de massada de peixe preparado pelo mestre para deixar os bichos descancar os maxilares :beer: A tarde a maré mudou e com ela a corrente tambem aumentou de força o que dificultou imenso as ferragens. No final do dia e apesar da tarde dificil o resultado foi bastante positivo com muito peixe capturado . Da minha parte foram capturados 70 peixinhos : 17 besugos , 5 ruivos , 23 carapaus, 10 choupas, 5 pargotes e 10 safias.
Vou tentar deixar aqui algumas fotos do dia ( sim tentar porque nunca fiz lol ).
E pronto, assim correu mais um dia de pesca embarcada em peniche e no proximo dia 16 de marco outro se seguirá !! Abraços e boas pescarias !
4.jpg
3.jpg
2.jpg
1.jpg
Última edição por Panca em sexta fev 22, 2013 9:38 am, editado 1 vez no total.
Razão: Colocar fotos no site
Rider
Utilizador Regular
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: Embarcada em Peniche 16-2-13

Mensagem por Rider »

Parabéns pela pescaria.
Obrigado pela partilha.
O que conta não é como começa, mas como acaba. E parece que assim foi, um começo desanimador, mas no final até foi uma pescaria boa.
Continua.

As fotos é que .... A coisa correu mal.
Se precisares de ajuda, diz alguma coisa.
euricopereira
Registado: sábado set 29, 2012 10:23 pm

Mensagem por euricopereira »

pois, de facto ja precisava de uma ajudazita para postar as fotos- se pudesses ajudar agradecia :no2:
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Mensagem por Joao Rodrigues »

Gostei de ler!
Obrigado pelo relato.
Rider
Utilizador Regular
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Mensagem por Rider »

Aqui está.

Um Abraço.
Anexos
4.jpg
3.jpg
2.jpg
1.jpg
NelsonP
Utilizador Regular
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Mensagem por NelsonP »

Viva companheiro, antes de mais obrigado pela partilha :fixe: Não se acanhe e partilhe com a malta sempre que fizer uma pescaria. O relato está muito bom :fixe: . Foi um inicio desastroso mas no final a coisa ficou muito bem composta :join: Parabens pela pescaria. :fixe:
joaonumberone
Utilizador Regular
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Mensagem por joaonumberone »

Parabéns companheiro, atenção que me parece que ainda há vagas para a embarcada aqui do sitio, e vai ser em Peniche :fixe:
fabio fonseca
Registado: quarta abr 14, 2010 10:55 pm

Mensagem por fabio fonseca »

Bom relato e boa pescaria...e obrigado pelas fotografias. Sempre que poder é relatar para meter a febre da pesca em alta...

Abraço,boas pescarias :fixe:
Responder