Como sempre acordamos bem cedo e ás 05h00 ja nos reuniamos em frente a Junta de Freguesia da Maceira. Enquanto uns se gabavam do numero exorbitante de camisolas que traziam vestidas eu ia distribuindo o pão pelo pessoal ( sim porque á meia noite do dia anterior entrei padaria dentro com 5 euros para comprar bolinhas...o padeiro com um ar muito espantado la tentou me explicar que 5 euros dava para um horror de bolinhas, mas eu estava irredutivel e la saí com uma saca cheia de pao para muito espanto do senhor ) . Tendo o pao distribuido la rumámos ao nosso destino. 10 minutos volvidos quando para minha desgraca reparo que nao trazia carteira comigo
Pelo caminho enquanto montavamos as pescas la ia ouvindo pelo radio os mestres a dizer que as aguas estavam muito tapadas e que nos dias anteriores a corrente andava muito forte para aqueles lados. Fiquei com a moral de rastos !! Vinha eu com a pica toda para ir pescar de chumbadinha e agora dizem-me que corre muito???? A muito custo la me mentalizei em fazer uma montagem tradicional de 2 anzois com chumbada de 180Gr.
Ainda nao raiava o dia quando fundeavamos no pesqueiro. Pescas para baixo e para cima e nada. Nem lhes tocavam no isco. " È por ainda nao ser dia, pensava eu para mim rezando para que as picadas nao tardassem " . Meia hora nisto e peixe nem escama !! " Oh eurico " gritava um colega meu, " vou meter aquela isca que nos sabemos ( casulo ) a ver se eles querem " , dizia ele. E eu pensava " certo , certo, tas com uma sorte que nem te estreias ! ". Ainda a chumbada nao tinha bem chegado ao fundo e ja ele dizia " oh, eu nao disse??? ja ca esta um! ". Para meu espanto saca-me um senhor besugo XXL com casulo !! Pior, enquanto teve casulo malhou nos bichos e os restantes, incluindo eu, so olhavamos para aquilo em descrença !! Em 15 minutos ja ele tinha perto de 10 besugos XL e XXL e nos nada...nem um cagalhao chumbado !!!! Mas as coisas iam mudar....
Pouco tempo depois e la se comecaram a sentir picadas por todo o lado direito do barco e começaram a sair umas choupas e umas safias a acompanhar os Besugos...mas eu NADA. NADINHA, nem peixe sentia !! E curioso, mas so o pessoal que pescava do lado direito é que sentia peixe ! Pouco tempo volvido e zás, sinto o primeiro peixe e pimba ferro o dito bicho " e desta que a sorte muda " pensei. Mas nao...nao mudou...era uma senhora dona Boga, aliás devia ser a mae de todas as bogas !! Eram ja perto de 9 horas e quase todos sacavam bom peixe e eu so malhava nas bogas...era incrivel !! Ja tinha tentado de tudo...mudar de isco, mudar de comprimento dos estralhos, enfim TUDO e o peixe era sempre o mesmo, ate que para minha sorte a chumbada fica presa no fundo e pimba, partiu !
Respirei fundo, fui comer uma sandocha e rezar aos santinhos que me dessem paciencia e voltei para a pesca, mas desta vez estava decidido a mudar de estrategia...ia pescar com chumbadinha, ate porque o mar nao corria assim tanto. Ainda eu nao tinha terminado a montagem quando sai o primeiro pargo do dia ( o primeiro de cerca de 35 ) . " Isto vai mudar " pensei....e mudou mesmo !! Primeiro lancamento e saco um bom besugo e pouco tempo depois sai o meu primeiro pargo do dia.
Foi o inicio de um excelente dia de pesca ! Ate ao meio dia sacou-se peixe a bom ritmo e os pargos mesmo nao sendo muito grandes foram-se sucedendo a bom ritmo . Seguiu-se um almoco de massada de peixe preparado pelo mestre para deixar os bichos descancar os maxilares
Vou tentar deixar aqui algumas fotos do dia ( sim tentar porque nunca fiz lol ).
E pronto, assim correu mais um dia de pesca embarcada em peniche e no proximo dia 16 de marco outro se seguirá !! Abraços e boas pescarias !